Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

CCV no AESCT

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

4,74 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

01/C06-i04.02/2021.P416

Summary

Pretende-se que, à saída da escolaridade obrigatória, o aluno seja um cidadão munido de múltiplas literacias que lhe permitam analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia. (in Perfil de Alunos à Saída do Ensino Obrigatório, PASEO)O Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa (AESCT) está enquadrado numa realidade rural, com baixo índice populacional e baixa escolaridade das famílias dos nossos alunos. Sendo uma escola Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), são vários os apoios que os alunos e suas famílias usufruem para melhorar o sucesso educativo, nomeadamente, no âmbito da educação inclusiva, a existência de técnicos especializados, docentes dedicados aos alunos com necessidades educativas especiais e parcerias com entidades locais promotoras de mais integração e melhores condições para ensinar e aprender no centro de apoio à aprendizagem (CAA). Na nossa prática letiva, há disciplinas (Línguas, Matemática, Educação Física, Educação Artística) nas quais se dinamizam assessorias, coadjuvações pedagógicas e aulas de apoio, ações promotoras de mais sucesso educativo e melhor qualidade das aprendizagens. Sabemos também, que o aluno aprende melhor quando pratica, experimenta e testa hipóteses ou ideias (PASEO), devendo ser também desenvolvida no aluno a capacidade de comunicar e expor as suas ideias, resultados e ensaios. Desde 2009 que no AESCT se faz a ligação entre a escola sede e as restantes escolas do agrupamento, usando o fio condutor da Ciência. Detetadas as dificuldades dos alunos em interpretar e aprender factos e leis científicas, a falta de motivação e interesse no prosseguimento de estudos, foi implementado, no AESCT o projeto “Semear a Ciência”, dirigido aos alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo, assim como aos seus professores. É um objetivo do Projeto Educativo (PE) do AESCT promover a implementação de práticas inovadoras, fornecendo ao aluno uma resposta educativa adequada às exigências futuras enquanto estudante, trabalhador e cidadão. Nesse sentido, foi criada esta dinâmica de cooperação entre docentes das disciplinas de Físico-Química e Ciências Naturais e os docentes do 1º ciclo e educadores, na qual se partilham dúvidas, saberes e conteúdos científicos. A instalação de um Clube Ciência Viva no nosso Agrupamento (CCV no AESCT) visa enriquecer e ampliar as atividades deste projeto, alargando o seu espetro de aplicação/intervenção a todos os alunos do AESCT, permitindo a dinamização de um clube integrador de vários saberes (Ambiente, Astronomia, Física, Química, Robótica, Sustentabilidade,...), bem como a dinamização de trabalhos de cariz interdisciplinar, devidamente enquadrados e planificados por ano de escolaridade, numa abordagem STEM, contribuindo para a literacia científica, humanista e tecnológica dos alunos, comunidade educativa e comunidade local, onde o AESCT se integra.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

10,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 47,4 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • São Pedro do Sul 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024