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Ficha de projeto

Nome

Clube Ciência Viva na Escola Irene Lisboa

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

7,22 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

01/C06-i04.02/2021.P404

Sumário

Perante os desafios da atualidade não é suficiente adquirir informação e conhecer a linguagem científica com que lidamos no nosso quotidiano, tornou-se necessário, também, desenvolver atitudes, valores e aprender a fazer opções. Assim, procuraremos promover estratégias que envolvam a aquisição de conhecimento e informação; sejam um incentivo à procura e aprofundamento de informação; permitam o confronto de ideias e perspetivas distintas sobre a abordagem de um dado problema e a forma de o resolver; indutoras de ações de comunicação uni e bidirecional e de questionamento organizado através da participação em palestras, workshop, visitas de estudo (“Compostagem”; ”SOS Polinizadores”; “A importância da reciclagem”; “Limpeza das praias”; “Nova vida aos plásticos”, “Lixo espacial”, “Consumo ecológico” e Visitas de estudo ao Parque Aventura LIPOR e aos Centros Ciência Viva da Floresta -Proença-a-Nova e Galeria da Biodiversidade). Pretendemos desenvolver, também, estratégias que envolvam a criatividade dos alunos, nomeadamente imaginar hipóteses face a um fenómeno ou evento, imaginar alternativas a uma forma tradicional de abordar uma situação-problema e a juntar esforços para atingir objetivos, valorizando o trabalho em equipa através da realização de atividades práticas (“Arquitetos do solo”, “Horta Biológica”, “Observação de células vegetais e animais”, “À descoberta das plantas que habitam na nossa escola”, “Análises da água”, “Como fazer um Herbário”, a “Cozinha é um laboratório” e “Casa sustentável”). Perspetivamos, também, desenvolver ações estratégicas que contribuam para a realização de tarefas de pesquisa e de síntese; a debater, negociar, colaborar e a acordar em equipa; a usar diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede; organização, pelos alunos de questões para terceiros que os ajudem a interrogarem-se sobre o seu próprio conhecimento prévio e a desenvolver estratégias que permitam reduzir a discrepância que existe entre este e o que deveriam ter aprendido e considerar o feedback do professor e dos pares para melhoria ou aprofundamento dos saberes através da realização, pelos alunos, de palestras, exposições e produção de jogos de robótica e digitais para a comunidade educativa para festejar algumas datas comemorativas a nível mundial (Dia Mundial do Pão, do Solo, dos Direitos do Consumidor, da Árvore, da Água, das Abelhas, da Biodiversidade, do Ambiente, dos Oceanos e Dia do Agrupamento (Noite da Ciência e Noite da Terra). Iremos promover, atividades que induzam, além das Áreas de Competência do Perfil do Aluno já assinaladas, também a sensibilidade estética e artística (“Árvore de Natal decorada com materiais reciclados”) e a adoção de comportamentos que promovam a saúde e o seu bem-estar, designadamente nos hábitos quotidianos, na alimentação, nos consumos e na prática de exercício físico (“Concurso Caça Resíduos”, “Limpeza de praia”, “Ida às compras” e “Campanhas de consumo sustentável”).

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

8,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 72,2 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Porto 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024