Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Clube Ciência Viva na Escola Irene Lisboa

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

7,22 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

01/C06-i04.02/2021.P404

Summary

Perante os desafios da atualidade não é suficiente adquirir informação e conhecer a linguagem científica com que lidamos no nosso quotidiano, tornou-se necessário, também, desenvolver atitudes, valores e aprender a fazer opções. Assim, procuraremos promover estratégias que envolvam a aquisição de conhecimento e informação; sejam um incentivo à procura e aprofundamento de informação; permitam o confronto de ideias e perspetivas distintas sobre a abordagem de um dado problema e a forma de o resolver; indutoras de ações de comunicação uni e bidirecional e de questionamento organizado através da participação em palestras, workshop, visitas de estudo (“Compostagem”; ”SOS Polinizadores”; “A importância da reciclagem”; “Limpeza das praias”; “Nova vida aos plásticos”, “Lixo espacial”, “Consumo ecológico” e Visitas de estudo ao Parque Aventura LIPOR e aos Centros Ciência Viva da Floresta -Proença-a-Nova e Galeria da Biodiversidade). Pretendemos desenvolver, também, estratégias que envolvam a criatividade dos alunos, nomeadamente imaginar hipóteses face a um fenómeno ou evento, imaginar alternativas a uma forma tradicional de abordar uma situação-problema e a juntar esforços para atingir objetivos, valorizando o trabalho em equipa através da realização de atividades práticas (“Arquitetos do solo”, “Horta Biológica”, “Observação de células vegetais e animais”, “À descoberta das plantas que habitam na nossa escola”, “Análises da água”, “Como fazer um Herbário”, a “Cozinha é um laboratório” e “Casa sustentável”). Perspetivamos, também, desenvolver ações estratégicas que contribuam para a realização de tarefas de pesquisa e de síntese; a debater, negociar, colaborar e a acordar em equipa; a usar diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede; organização, pelos alunos de questões para terceiros que os ajudem a interrogarem-se sobre o seu próprio conhecimento prévio e a desenvolver estratégias que permitam reduzir a discrepância que existe entre este e o que deveriam ter aprendido e considerar o feedback do professor e dos pares para melhoria ou aprofundamento dos saberes através da realização, pelos alunos, de palestras, exposições e produção de jogos de robótica e digitais para a comunidade educativa para festejar algumas datas comemorativas a nível mundial (Dia Mundial do Pão, do Solo, dos Direitos do Consumidor, da Árvore, da Água, das Abelhas, da Biodiversidade, do Ambiente, dos Oceanos e Dia do Agrupamento (Noite da Ciência e Noite da Terra). Iremos promover, atividades que induzam, além das Áreas de Competência do Perfil do Aluno já assinaladas, também a sensibilidade estética e artística (“Árvore de Natal decorada com materiais reciclados”) e a adoção de comportamentos que promovam a saúde e o seu bem-estar, designadamente nos hábitos quotidianos, na alimentação, nos consumos e na prática de exercício físico (“Concurso Caça Resíduos”, “Limpeza de praia”, “Ida às compras” e “Campanhas de consumo sustentável”).

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

8,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 72,2 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Porto 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024