PRR Project
Clube Ciência Viva na Escola Irene Lisboa
Project sheet
Name
Clube Ciência Viva na Escola Irene LisboaTotal project amount
10 thousand €Amount paid
7,22 thousand €Non-refundable funding
10 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2021Expected end date
30.06.2026Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
CTEAM Youth IncentiveOperation code
01/C06-i04.02/2021.P404Summary
Perante os desafios da atualidade não é suficiente adquirir informação e conhecer a linguagem científica com que lidamos no nosso quotidiano, tornou-se necessário, também, desenvolver atitudes, valores e aprender a fazer opções. Assim, procuraremos promover estratégias que envolvam a aquisição de conhecimento e informação; sejam um incentivo à procura e aprofundamento de informação; permitam o confronto de ideias e perspetivas distintas sobre a abordagem de um dado problema e a forma de o resolver; indutoras de ações de comunicação uni e bidirecional e de questionamento organizado através da participação em palestras, workshop, visitas de estudo (“Compostagem”; ”SOS Polinizadores”; “A importância da reciclagem”; “Limpeza das praias”; “Nova vida aos plásticos”, “Lixo espacial”, “Consumo ecológico” e Visitas de estudo ao Parque Aventura LIPOR e aos Centros Ciência Viva da Floresta -Proença-a-Nova e Galeria da Biodiversidade). Pretendemos desenvolver, também, estratégias que envolvam a criatividade dos alunos, nomeadamente imaginar hipóteses face a um fenómeno ou evento, imaginar alternativas a uma forma tradicional de abordar uma situação-problema e a juntar esforços para atingir objetivos, valorizando o trabalho em equipa através da realização de atividades práticas (“Arquitetos do solo”, “Horta Biológica”, “Observação de células vegetais e animais”, “À descoberta das plantas que habitam na nossa escola”, “Análises da água”, “Como fazer um Herbário”, a “Cozinha é um laboratório” e “Casa sustentável”). Perspetivamos, também, desenvolver ações estratégicas que contribuam para a realização de tarefas de pesquisa e de síntese; a debater, negociar, colaborar e a acordar em equipa; a usar diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede; organização, pelos alunos de questões para terceiros que os ajudem a interrogarem-se sobre o seu próprio conhecimento prévio e a desenvolver estratégias que permitam reduzir a discrepância que existe entre este e o que deveriam ter aprendido e considerar o feedback do professor e dos pares para melhoria ou aprofundamento dos saberes através da realização, pelos alunos, de palestras, exposições e produção de jogos de robótica e digitais para a comunidade educativa para festejar algumas datas comemorativas a nível mundial (Dia Mundial do Pão, do Solo, dos Direitos do Consumidor, da Árvore, da Água, das Abelhas, da Biodiversidade, do Ambiente, dos Oceanos e Dia do Agrupamento (Noite da Ciência e Noite da Terra). Iremos promover, atividades que induzam, além das Áreas de Competência do Perfil do Aluno já assinaladas, também a sensibilidade estética e artística (“Árvore de Natal decorada com materiais reciclados”) e a adoção de comportamentos que promovam a saúde e o seu bem-estar, designadamente nos hábitos quotidianos, na alimentação, nos consumos e na prática de exercício físico (“Concurso Caça Resíduos”, “Limpeza de praia”, “Ida às compras” e “Campanhas de consumo sustentável”).
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
10 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 72,2 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Porto 10 thousand € ,