Projeto PRR
Experimentar para aprender
Ficha de projeto
Nome
Experimentar para aprenderValor total do projeto
10 mil €Valor pago
6,8 mil €Financiamento não reembolsável
10 mil €Financiamento por empréstimos
0 €Data de início
01.01.2021Data de conclusão
30.06.2026Dimensão
ResiliênciaComponente
Qualificações e competênciasInvestimento
Impulso Jovens — CTEAMCódigo de operação
01/C06-i04.02/2021.P377Sumário
Pretendemos implementar um projeto de educação para o ambiente, para criar nos alunos uma compreensão dos problemas existentes da presença humana no ambiente, da sua responsabilização e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. Desenvolveremos, assim, as competências e valores que os conduzirão a repensar e avaliar as suas atitudes diárias e suas consequências no meio ambiente em que vivem, criando a possibilidade de desenvolver uma consciencialização apoiada e conduzida com qualidade pela escola. No âmbito deste projeto pretende-se, assim, criar com os alunos ações de sensibilização, informação, formação, experimentais e de divulgação, para uma vida ativa saudável no sentido de melhorarem as suas atitudes perante o ambiente.Pelo exposto, este projeto articula-se claramente com o Projeto Educativo do Agrupamento, logo nos principais princípios que sustentaram a sua construção e, depois, no plano de ação em vários domínios de intervenção e nos respetivos objetivos operacionais.Os Objetivos deste projeto, são: 1.⇥Desenvolver uma consciencialização ambiental apoiada e conduzida com qualidade pela escola.2.⇥Despertar o interesse dos alunos pelos problemas do ambiente que os rodeia, em particular pelas relações entre ciência e ambiente.3.⇥Criar uma nova mentalidade conceptual de aprendizagem baseada na curiosidade, na pesquisa, na formulação de questões e no estudo dos problemas como forma complementar a lecionação de conhecimentos.4.⇥Facilitar aos alunos uma compreensão fundamental dos problemas existentes da presença humana no ambiente, da sua responsabilização e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta.5.⇥Desenvolver as competências e valores que os conduzirão a repensar as suas atitudes diárias e as suas consequências no meio ambiente em que vivem. 6.⇥Aprender a aplicar metodologias experimentais sobre materiais, som e luz, de modo a obter ganhos quer para a saúde humana quer para o ambiente. 7.⇥Promover uma consciencialização crescente em relação aos problemas da biosfera, do aquecimento global, da poluição e da gestão dos recursos naturais. 8.⇥Entender a importância das Ciências Experimentais na cultura ambiental.9.⇥Dar a conhecer a área inovadora da Química Verde de forma a desenvolver processos químicos, produtos e serviços que levem a um ambiente mais sustentável, limpo e saudável.10.⇥Aprender, numa perspetiva sustentável, que a fotografia e a robótica são artes desenvolvidas com base em conhecimentos de ciência. 11.⇥Entender a fotografia como um meio de divulgação de boas ou más práticas relativas à sustentabilidade do planeta Terra.12.⇥Promover o ensino da ciência através do texto literário.13.⇥Promover o diálogo entre ciência e humanidades, incentivando a relação entre literatura, artes e ciência.14.⇥Associar a leitura às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais, de acordo com uma nova ecologia que se faz de múltiplas literacias.
Beneficiários
As duas tipologias são:
- Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
- Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.
Aviso de Candidaturas
Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.
A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.
Nota final da avaliação
Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.
Critérios de seleção
Beneficiários
Beneficiários intermediários
Contratação pública
Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.
De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.
Distribuição geográfica
10 mil €
Valor total do projeto
Percentagem de valor já pago para a execução de projetos
, 68 %,Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
-
Penela 10 mil € ,