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Ficha de projeto

Nome

Experimentar para aprender

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

6,8 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

01/C06-i04.02/2021.P377

Sumário

Pretendemos implementar um projeto de educação para o ambiente, para criar nos alunos uma compreensão dos problemas existentes da presença humana no ambiente, da sua responsabilização e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. Desenvolveremos, assim, as competências e valores que os conduzirão a repensar e avaliar as suas atitudes diárias e suas consequências no meio ambiente em que vivem, criando a possibilidade de desenvolver uma consciencialização apoiada e conduzida com qualidade pela escola. No âmbito deste projeto pretende-se, assim, criar com os alunos ações de sensibilização, informação, formação, experimentais e de divulgação, para uma vida ativa saudável no sentido de melhorarem as suas atitudes perante o ambiente.Pelo exposto, este projeto articula-se claramente com o Projeto Educativo do Agrupamento, logo nos principais princípios que sustentaram a sua construção e, depois, no plano de ação em vários domínios de intervenção e nos respetivos objetivos operacionais.Os Objetivos deste projeto, são: 1.⇥Desenvolver uma consciencialização ambiental apoiada e conduzida com qualidade pela escola.2.⇥Despertar o interesse dos alunos pelos problemas do ambiente que os rodeia, em particular pelas relações entre ciência e ambiente.3.⇥Criar uma nova mentalidade conceptual de aprendizagem baseada na curiosidade, na pesquisa, na formulação de questões e no estudo dos problemas como forma complementar a lecionação de conhecimentos.4.⇥Facilitar aos alunos uma compreensão fundamental dos problemas existentes da presença humana no ambiente, da sua responsabilização e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta.5.⇥Desenvolver as competências e valores que os conduzirão a repensar as suas atitudes diárias e as suas consequências no meio ambiente em que vivem. 6.⇥Aprender a aplicar metodologias experimentais sobre materiais, som e luz, de modo a obter ganhos quer para a saúde humana quer para o ambiente. 7.⇥Promover uma consciencialização crescente em relação aos problemas da biosfera, do aquecimento global, da poluição e da gestão dos recursos naturais. 8.⇥Entender a importância das Ciências Experimentais na cultura ambiental.9.⇥Dar a conhecer a área inovadora da Química Verde de forma a desenvolver processos químicos, produtos e serviços que levem a um ambiente mais sustentável, limpo e saudável.10.⇥Aprender, numa perspetiva sustentável, que a fotografia e a robótica são artes desenvolvidas com base em conhecimentos de ciência. 11.⇥Entender a fotografia como um meio de divulgação de boas ou más práticas relativas à sustentabilidade do planeta Terra.12.⇥Promover o ensino da ciência através do texto literário.13.⇥Promover o diálogo entre ciência e humanidades, incentivando a relação entre literatura, artes e ciência.14.⇥Associar a leitura às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais, de acordo com uma nova ecologia que se faz de múltiplas literacias.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

7,6
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 68 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Penela 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024