PRR Project
Experimentar para aprender
Project sheet
Name
Experimentar para aprenderTotal project amount
10 thousand €Amount paid
6,8 thousand €Non-refundable funding
10 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2021Expected end date
30.06.2026Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
CTEAM Youth IncentiveOperation code
01/C06-i04.02/2021.P377Summary
Pretendemos implementar um projeto de educação para o ambiente, para criar nos alunos uma compreensão dos problemas existentes da presença humana no ambiente, da sua responsabilização e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. Desenvolveremos, assim, as competências e valores que os conduzirão a repensar e avaliar as suas atitudes diárias e suas consequências no meio ambiente em que vivem, criando a possibilidade de desenvolver uma consciencialização apoiada e conduzida com qualidade pela escola. No âmbito deste projeto pretende-se, assim, criar com os alunos ações de sensibilização, informação, formação, experimentais e de divulgação, para uma vida ativa saudável no sentido de melhorarem as suas atitudes perante o ambiente.Pelo exposto, este projeto articula-se claramente com o Projeto Educativo do Agrupamento, logo nos principais princípios que sustentaram a sua construção e, depois, no plano de ação em vários domínios de intervenção e nos respetivos objetivos operacionais.Os Objetivos deste projeto, são: 1.⇥Desenvolver uma consciencialização ambiental apoiada e conduzida com qualidade pela escola.2.⇥Despertar o interesse dos alunos pelos problemas do ambiente que os rodeia, em particular pelas relações entre ciência e ambiente.3.⇥Criar uma nova mentalidade conceptual de aprendizagem baseada na curiosidade, na pesquisa, na formulação de questões e no estudo dos problemas como forma complementar a lecionação de conhecimentos.4.⇥Facilitar aos alunos uma compreensão fundamental dos problemas existentes da presença humana no ambiente, da sua responsabilização e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta.5.⇥Desenvolver as competências e valores que os conduzirão a repensar as suas atitudes diárias e as suas consequências no meio ambiente em que vivem. 6.⇥Aprender a aplicar metodologias experimentais sobre materiais, som e luz, de modo a obter ganhos quer para a saúde humana quer para o ambiente. 7.⇥Promover uma consciencialização crescente em relação aos problemas da biosfera, do aquecimento global, da poluição e da gestão dos recursos naturais. 8.⇥Entender a importância das Ciências Experimentais na cultura ambiental.9.⇥Dar a conhecer a área inovadora da Química Verde de forma a desenvolver processos químicos, produtos e serviços que levem a um ambiente mais sustentável, limpo e saudável.10.⇥Aprender, numa perspetiva sustentável, que a fotografia e a robótica são artes desenvolvidas com base em conhecimentos de ciência. 11.⇥Entender a fotografia como um meio de divulgação de boas ou más práticas relativas à sustentabilidade do planeta Terra.12.⇥Promover o ensino da ciência através do texto literário.13.⇥Promover o diálogo entre ciência e humanidades, incentivando a relação entre literatura, artes e ciência.14.⇥Associar a leitura às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais, de acordo com uma nova ecologia que se faz de múltiplas literacias.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
10 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 68 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Penela 10 thousand € ,