Projeto PRR
Aprendizagem Criativa
Ficha de projeto
Nome
Aprendizagem CriativaValor total do projeto
10 mil €Valor pago
7,87 mil €Financiamento não reembolsável
10 mil €Financiamento por empréstimos
0 €Data de início
01.01.2021Data de conclusão
30.06.2026Dimensão
ResiliênciaComponente
Qualificações e competênciasInvestimento
Impulso Jovens — CTEAMCódigo de operação
01/C06-i04.02/2021.P360Sumário
De acordo com as linhas orientadoras para a Robótica “A inclusão da robótica é mais uma opção ao dispor das escolas, professores e alunos, que deve ser entendida como mais uma ferramenta ao serviço e em articulação com as restantes áreas curriculares e áreas transversais. Por outro lado, existem atualmente produtos e soluções dedicadas a esta faixa etária que permitem diversificar e enriquecer as vertentes de exploração da programação e do pensamento computacional… “Pretende-se que estas linhas orientadoras se adaptem, qualquer que seja a solução ao nível de robots ou outros artefactos e linguagem de programação visual que as escolas, professores e alunos utilizem.”Na realidade, as crianças e os jovens manifestam preferência por aulas maioritariamente de componente prática em detrimento da exposição excessiva de conteúdos. Neste contexto a programação e a Robótica seduzem e atraem a atenção dos alunos. Quando programam as crianças divertem-se, aprendem, dedicam-se e estão motivadas sendo confrontadas e desafiadas a encontrar soluções para os problemas. Assim, de uma forma muito mais positiva desenvolvem competências cognitivas, o pensamento computacional, a criatividade, a concentração, a persistência e a resolução de problemas.O Clube tem como objetivo principal, dotar os alunos de competências de programação, através da utilização de robots. Essas competências deverão manifestar-se quer na criação de pequenos programas, quer na criação de programas para a Robótica, ou seja, programar o Robot para executar funções distintas das que inicialmente vinha já pré-programado. Esta iniciativa tem como finalidade promover o ensino da programação nas escolas do 1º CEB do Agrupamento e aumentar os níveis de literacia digital dos nossos alunos. A programação é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento das capacidades de resolução de problemas e raciocínio lógico. Permite o desenvolvimento de competências transversais como a capacidade de conceção, planificação e implementação de projetos. Por este motivo consideramos fundamental a sua integração no ensino básico nomeadamente a partir do 1.ºciclo do ensino básico.O que propomos nesta candidatura é então a implementação de um programa que vise não só o desenvolvimento digital, mas também o aproveitamento destas competências para contribuir e incrementar o sucesso escolar nas várias áreas curriculares. Pretende-se também reduzir e prevenir o abandono escolar e promover uma educação de qualidade e de igualdade aumentando as competências tecnológicas e sociais das crianças e jovens, motivando-os para o sucesso escolar. Pretende-se:•⇥Envolver os alunos na realização de pequenos projetos que lhes permitam entender o básico da programação por objetos, aliada à eletrónica e à robótica;•⇥Criação de jogos com robots; •⇥Visitas de estudo;•⇥Realização de worshops•⇥Ação de Formação para docentes;•⇥Produção de materiais de divulgação;
Beneficiários
As duas tipologias são:
- Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
- Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.
Aviso de Candidaturas
Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.
A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.
Nota final da avaliação
Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.
Critérios de seleção
Beneficiários
Beneficiários intermediários
Contratação pública
Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.
De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.
Distribuição geográfica
10 mil €
Valor total do projeto
Percentagem de valor já pago para a execução de projetos
, 78,7 %,Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
-
Vila Nova de Poiares 10 mil € ,