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Ficha de projeto

Nome

• Aprendizagem Criativa

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

7,87 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

01/C06-i04.02/2021.P360

Sumário

De acordo com as linhas orientadoras para a Robótica “A inclusão da robótica é mais uma opção ao dispor das escolas, professores e alunos, que deve ser entendida como mais uma ferramenta ao serviço e em articulação com as restantes áreas curriculares e áreas transversais. Por outro lado, existem atualmente produtos e soluções dedicadas a esta faixa etária que permitem diversificar e enriquecer as vertentes de exploração da programação e do pensamento computacional… “Pretende-se que estas linhas orientadoras se adaptem, qualquer que seja a solução ao nível de robots ou outros artefactos e linguagem de programação visual que as escolas, professores e alunos utilizem.”Na realidade, as crianças e os jovens manifestam preferência por aulas maioritariamente de componente prática em detrimento da exposição excessiva de conteúdos. Neste contexto a programação e a Robótica seduzem e atraem a atenção dos alunos. Quando programam as crianças divertem-se, aprendem, dedicam-se e estão motivadas sendo confrontadas e desafiadas a encontrar soluções para os problemas. Assim, de uma forma muito mais positiva desenvolvem competências cognitivas, o pensamento computacional, a criatividade, a concentração, a persistência e a resolução de problemas.O Clube tem como objetivo principal, dotar os alunos de competências de programação, através da utilização de robots. Essas competências deverão manifestar-se quer na criação de pequenos programas, quer na criação de programas para a Robótica, ou seja, programar o Robot para executar funções distintas das que inicialmente vinha já pré-programado. Esta iniciativa tem como finalidade promover o ensino da programação nas escolas do 1º CEB do Agrupamento e aumentar os níveis de literacia digital dos nossos alunos. A programação é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento das capacidades de resolução de problemas e raciocínio lógico. Permite o desenvolvimento de competências transversais como a capacidade de conceção, planificação e implementação de projetos. Por este motivo consideramos fundamental a sua integração no ensino básico nomeadamente a partir do 1.ºciclo do ensino básico.O que propomos nesta candidatura é então a implementação de um programa que vise não só o desenvolvimento digital, mas também o aproveitamento destas competências para contribuir e incrementar o sucesso escolar nas várias áreas curriculares. Pretende-se também reduzir e prevenir o abandono escolar e promover uma educação de qualidade e de igualdade aumentando as competências tecnológicas e sociais das crianças e jovens, motivando-os para o sucesso escolar. Pretende-se:•⇥Envolver os alunos na realização de pequenos projetos que lhes permitam entender o básico da programação por objetos, aliada à eletrónica e à robótica;•⇥Criação de jogos com robots; •⇥Visitas de estudo;•⇥Realização de worshops•⇥Ação de Formação para docentes;•⇥Produção de materiais de divulgação;

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

8,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 78,7 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Vila Nova de Poiares 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024