Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

• Aprendizagem Criativa

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

7,87 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

01/C06-i04.02/2021.P360

Summary

De acordo com as linhas orientadoras para a Robótica “A inclusão da robótica é mais uma opção ao dispor das escolas, professores e alunos, que deve ser entendida como mais uma ferramenta ao serviço e em articulação com as restantes áreas curriculares e áreas transversais. Por outro lado, existem atualmente produtos e soluções dedicadas a esta faixa etária que permitem diversificar e enriquecer as vertentes de exploração da programação e do pensamento computacional… “Pretende-se que estas linhas orientadoras se adaptem, qualquer que seja a solução ao nível de robots ou outros artefactos e linguagem de programação visual que as escolas, professores e alunos utilizem.”Na realidade, as crianças e os jovens manifestam preferência por aulas maioritariamente de componente prática em detrimento da exposição excessiva de conteúdos. Neste contexto a programação e a Robótica seduzem e atraem a atenção dos alunos. Quando programam as crianças divertem-se, aprendem, dedicam-se e estão motivadas sendo confrontadas e desafiadas a encontrar soluções para os problemas. Assim, de uma forma muito mais positiva desenvolvem competências cognitivas, o pensamento computacional, a criatividade, a concentração, a persistência e a resolução de problemas.O Clube tem como objetivo principal, dotar os alunos de competências de programação, através da utilização de robots. Essas competências deverão manifestar-se quer na criação de pequenos programas, quer na criação de programas para a Robótica, ou seja, programar o Robot para executar funções distintas das que inicialmente vinha já pré-programado. Esta iniciativa tem como finalidade promover o ensino da programação nas escolas do 1º CEB do Agrupamento e aumentar os níveis de literacia digital dos nossos alunos. A programação é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento das capacidades de resolução de problemas e raciocínio lógico. Permite o desenvolvimento de competências transversais como a capacidade de conceção, planificação e implementação de projetos. Por este motivo consideramos fundamental a sua integração no ensino básico nomeadamente a partir do 1.ºciclo do ensino básico.O que propomos nesta candidatura é então a implementação de um programa que vise não só o desenvolvimento digital, mas também o aproveitamento destas competências para contribuir e incrementar o sucesso escolar nas várias áreas curriculares. Pretende-se também reduzir e prevenir o abandono escolar e promover uma educação de qualidade e de igualdade aumentando as competências tecnológicas e sociais das crianças e jovens, motivando-os para o sucesso escolar. Pretende-se:•⇥Envolver os alunos na realização de pequenos projetos que lhes permitam entender o básico da programação por objetos, aliada à eletrónica e à robótica;•⇥Criação de jogos com robots; •⇥Visitas de estudo;•⇥Realização de worshops•⇥Ação de Formação para docentes;•⇥Produção de materiais de divulgação;

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

8,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 78,7 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Vila Nova de Poiares 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024