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Ficha de projeto

Nome

Clube Ciência Viva – EB1 JI Ronfe

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

3,9 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

01/C06-i04.02/2021.P300

Sumário

Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento das diferentes áreas de competência, nomeadamente do saber científico, técnico e tecnológico, consignado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, sedimentando uma cultura científica de base humanista, que permita aos alunos tomar decisões e participar ativamente na sociedade enquanto cidadãos. As atividades a desenvolver neste projeto enquadram-se nos domínios curriculares do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo, abrangendo todos os alunos destes ciclos. Pretende-se, assim, salientar a importância de iniciar nos primeiros anos de escolaridade o ensino das ciências de base experimental, de forma a estimular a curiosidade e o interesse das crianças pela ciência. As atividades previstas incidirão nas áreas de Astronomia, Corpo Humano e Ambiente e visam reforçar as aprendizagens dos alunos aproveitando a colaboração das entidades parceiras neste projeto, sem as quais não nos é possível aprofundar os temas, devido à inexistência de equipamentos e materiais e/ou know how específico. Desta forma, haverá uma disseminação de conhecimento, quer pelos alunos, quer pelos docentes, que irá enriquecer a prática letiva. Estas ações serão dinamizadas nas escolas do 1.º ciclo e Jardins de Infância do AEPAS com a colaboração das entidades parceiras e contemplam um conjunto de atividades de cariz experimental que serão realizadas em contexto de sala de aula e/ou na modalidade de workshop. Para o ensino pré-escolar estão previstas as duas atividades que será dinamizada pelo Curtir Ciência – Centro de Ciência Viva de Guimarães: “O Palhaço avaria e o planeta bateria” que consiste na leitura e exploração do livro de Pedro Seromenho, efetuando-se de seguida um conjunto de atividades de cariz experimental (Malabarismo, Carrinho solar, Equilibrista, Há carga?, Pega Monstro, Luzes do circo, Pesca a Pilha); “Onde acaba o arco-íris” que consiste na leitura e exploração do livro de Ana Vicente, efetuando-se de seguida atividades experimentais alusivas à cor (Cores primárias e secundárias, Explosão de cores, Cores borbulhantes, Dança das cores, De onde vem a cor preta?, De onde vem a cor rosa, Xilofone de cores). Para o 1.º ciclo estão previstas as seguintes atividades nos respetivos níveis de ensino: 1º ano – “Abrigos para insetos” – (Laboratório da paisagem);2º ano - Hábitos de Vida Saudável - (Curtir Ciência); "Oficina upcycling do lixo ao luxo" - (Laboratório da paisagem);3º ano – “Planetário na Escola” – (Planetário do Porto); “Construção de vasos ecológicos e plantação aromáticas” – (Laboratório da paisagem);4º ano - Terra: “Um Planeta a Proteger”; Corpo Humano: “A magia dos movimentos humanos” – (Curtir Ciência).

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

8,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 39 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Guimarães 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024