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Ficha de projeto

Nome

CCVnEBFA Pela lente da Ciência

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

4,28 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

01/C06-i04.02/2021.P1165

Sumário

“Por uma escola de qualidade, pela excelência” é o lema do AENelas, alicerce sobre o qual está construída cada página do seu Projeto Educativo, visando-se elevar ao último degrau do potencial em cada aluno e restantes intervenientes no processo de construção do saber, proporcionando experiências de aprendizagem que não têm fora da nossa escola ou mesmo noutras escolas.Desejando que os nossos alunos cresçam numa ‘escola de e com futuro’, aconchegados numa educação de qualidade, humanista, tecnológica e inclusiva, numa educação para a cidadania inovadora e sustentável, é propósito do AENelas estimular a curiosidade intelectual, o gosto por aprender e a ambição cultural, estimular o interesse dos nossos alunos pela ciência e pela tecnologia, dotando-os de ferramentas que lhes permitam enfrentar as exigências do mundo atual sempre em mudança. Neste enquadramento, com o clube Ciência Viva na Escola “CCVnEBFA: Pela lente da Ciência?” visamos desenvolver a cultura científica nos nossos alunos, desde os anos iniciais de escolaridade, valorizando a descoberta e o interesse pelas práticas experimentais, instrumentos facilitadores da compreensão de si e do mundo. Explorando a natural curiosidade dos mais novos, abordar-se-ão conhecimentos científicos de forma simples, compreensível e divertida. Do entusiasmo dos alunos dos 1.º e 2.º CEB por temáticas diversas (natureza, seres vivos, ambiente, corpo humano, saúde, e ainda a atração pela robótica e o digital) se evoluirá para uma aprendizagem cada vez mais interdisciplinar. As áreas ST(R)EAM (ciência, tecnologia, leitura, engenharia, arte, matemática) constituir-se-ão ótimas ferramentas, interligando saberes em ambientes formais (de sala de aula) e não formais (Eco-Escolas, Clube de Música, PNA/PCE, RBE/PNL, ...), numa articulação sequencial das aprendizagens entre ciclos e entre disciplinas.Ao longo dos quatro anos do projeto, de forma sustentada, pretende-se melhorar as aprendizagens através da prática experimental, de visitas de estudo e workshops temáticos, da disseminação de pequenas mostras de ciência junto da comunidade escolar e educativa, de atividades que visam cuidar das pessoas, dos animais, das plantas, usando as potencialidades da tecnologia para melhorar o ambiente, a saúde e o bem-estar. No primeiro ano do projeto - instalação do Clube - pretende-se atrair o interesse dos alunos para a sua frequência e capacitar os professores para lidar com este tipo de abordagem, melhorando, eles próprios, as suas competências. Nos anos seguintes, numa rotatividade entre temas e anos de escolaridade, busca-se uma dinâmica que começa com a sensibilização para as temáticas, a dinamização de projetos/atividades de continuidade, e a comunicação e interação com a comunidade. Deseja-se que os nossos alunos usufruam do contacto com especialistas e cientistas em locais onde se faz ciência e sejam eles próprios comunicadores de ciência junto das famílias e da comunidade.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

6,5
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 42,8 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Nelas 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024