PRR Project
CCVnEBFA Pela lente da Ciência
Project sheet
Name
CCVnEBFA Pela lente da CiênciaTotal project amount
10 thousand €Amount paid
4,28 thousand €Non-refundable funding
10 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2021Expected end date
30.06.2026Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
CTEAM Youth IncentiveOperation code
01/C06-i04.02/2021.P1165Summary
“Por uma escola de qualidade, pela excelência” é o lema do AENelas, alicerce sobre o qual está construída cada página do seu Projeto Educativo, visando-se elevar ao último degrau do potencial em cada aluno e restantes intervenientes no processo de construção do saber, proporcionando experiências de aprendizagem que não têm fora da nossa escola ou mesmo noutras escolas.Desejando que os nossos alunos cresçam numa ‘escola de e com futuro’, aconchegados numa educação de qualidade, humanista, tecnológica e inclusiva, numa educação para a cidadania inovadora e sustentável, é propósito do AENelas estimular a curiosidade intelectual, o gosto por aprender e a ambição cultural, estimular o interesse dos nossos alunos pela ciência e pela tecnologia, dotando-os de ferramentas que lhes permitam enfrentar as exigências do mundo atual sempre em mudança. Neste enquadramento, com o clube Ciência Viva na Escola “CCVnEBFA: Pela lente da Ciência?” visamos desenvolver a cultura científica nos nossos alunos, desde os anos iniciais de escolaridade, valorizando a descoberta e o interesse pelas práticas experimentais, instrumentos facilitadores da compreensão de si e do mundo. Explorando a natural curiosidade dos mais novos, abordar-se-ão conhecimentos científicos de forma simples, compreensível e divertida. Do entusiasmo dos alunos dos 1.º e 2.º CEB por temáticas diversas (natureza, seres vivos, ambiente, corpo humano, saúde, e ainda a atração pela robótica e o digital) se evoluirá para uma aprendizagem cada vez mais interdisciplinar. As áreas ST(R)EAM (ciência, tecnologia, leitura, engenharia, arte, matemática) constituir-se-ão ótimas ferramentas, interligando saberes em ambientes formais (de sala de aula) e não formais (Eco-Escolas, Clube de Música, PNA/PCE, RBE/PNL, ...), numa articulação sequencial das aprendizagens entre ciclos e entre disciplinas.Ao longo dos quatro anos do projeto, de forma sustentada, pretende-se melhorar as aprendizagens através da prática experimental, de visitas de estudo e workshops temáticos, da disseminação de pequenas mostras de ciência junto da comunidade escolar e educativa, de atividades que visam cuidar das pessoas, dos animais, das plantas, usando as potencialidades da tecnologia para melhorar o ambiente, a saúde e o bem-estar. No primeiro ano do projeto - instalação do Clube - pretende-se atrair o interesse dos alunos para a sua frequência e capacitar os professores para lidar com este tipo de abordagem, melhorando, eles próprios, as suas competências. Nos anos seguintes, numa rotatividade entre temas e anos de escolaridade, busca-se uma dinâmica que começa com a sensibilização para as temáticas, a dinamização de projetos/atividades de continuidade, e a comunicação e interação com a comunidade. Deseja-se que os nossos alunos usufruam do contacto com especialistas e cientistas em locais onde se faz ciência e sejam eles próprios comunicadores de ciência junto das famílias e da comunidade.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
10 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 42,8 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Nelas 10 thousand € ,