Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

CCVnEBFA Pela lente da Ciência

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

4,28 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

01/C06-i04.02/2021.P1165

Summary

“Por uma escola de qualidade, pela excelência” é o lema do AENelas, alicerce sobre o qual está construída cada página do seu Projeto Educativo, visando-se elevar ao último degrau do potencial em cada aluno e restantes intervenientes no processo de construção do saber, proporcionando experiências de aprendizagem que não têm fora da nossa escola ou mesmo noutras escolas.Desejando que os nossos alunos cresçam numa ‘escola de e com futuro’, aconchegados numa educação de qualidade, humanista, tecnológica e inclusiva, numa educação para a cidadania inovadora e sustentável, é propósito do AENelas estimular a curiosidade intelectual, o gosto por aprender e a ambição cultural, estimular o interesse dos nossos alunos pela ciência e pela tecnologia, dotando-os de ferramentas que lhes permitam enfrentar as exigências do mundo atual sempre em mudança. Neste enquadramento, com o clube Ciência Viva na Escola “CCVnEBFA: Pela lente da Ciência?” visamos desenvolver a cultura científica nos nossos alunos, desde os anos iniciais de escolaridade, valorizando a descoberta e o interesse pelas práticas experimentais, instrumentos facilitadores da compreensão de si e do mundo. Explorando a natural curiosidade dos mais novos, abordar-se-ão conhecimentos científicos de forma simples, compreensível e divertida. Do entusiasmo dos alunos dos 1.º e 2.º CEB por temáticas diversas (natureza, seres vivos, ambiente, corpo humano, saúde, e ainda a atração pela robótica e o digital) se evoluirá para uma aprendizagem cada vez mais interdisciplinar. As áreas ST(R)EAM (ciência, tecnologia, leitura, engenharia, arte, matemática) constituir-se-ão ótimas ferramentas, interligando saberes em ambientes formais (de sala de aula) e não formais (Eco-Escolas, Clube de Música, PNA/PCE, RBE/PNL, ...), numa articulação sequencial das aprendizagens entre ciclos e entre disciplinas.Ao longo dos quatro anos do projeto, de forma sustentada, pretende-se melhorar as aprendizagens através da prática experimental, de visitas de estudo e workshops temáticos, da disseminação de pequenas mostras de ciência junto da comunidade escolar e educativa, de atividades que visam cuidar das pessoas, dos animais, das plantas, usando as potencialidades da tecnologia para melhorar o ambiente, a saúde e o bem-estar. No primeiro ano do projeto - instalação do Clube - pretende-se atrair o interesse dos alunos para a sua frequência e capacitar os professores para lidar com este tipo de abordagem, melhorando, eles próprios, as suas competências. Nos anos seguintes, numa rotatividade entre temas e anos de escolaridade, busca-se uma dinâmica que começa com a sensibilização para as temáticas, a dinamização de projetos/atividades de continuidade, e a comunicação e interação com a comunidade. Deseja-se que os nossos alunos usufruam do contacto com especialistas e cientistas em locais onde se faz ciência e sejam eles próprios comunicadores de ciência junto das famílias e da comunidade.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

6,5
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 42,8 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Nelas 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024