Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Ficha de projeto

Nome

Melgaço + acessível_AAI Centro Urbano

Valor total do projeto

50,61 mil €

Valor pago

15,18 mil €

Financiamento não reembolsável

50,61 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

31.12.2025

Dimensão

Resiliência

Componente

Respostas sociais

Investimento

Acessibilidades 360°

Código de operação

01/C03-i02/2021.P536

Sumário

1. Garantir uma largura livre dos passeios não inferior a 1,5m. Foram identificados diversos arruamentos em que a largura livre dos passeios adjacentes não cumpre a NTA (ponto 1.2.1 das NTA) pelo que se propõe o respetivo alargamento no sentido oposto à via, sempre que possível. Nos casos em que tal não é viável, propõe-se uma redução da própria via, no sentido de garantir essa condição. 2. Remoção de obstáculos verticais no percurso, nomeadamente, sinais de trânsito, árvores, mobiliário urbano, iluminação pública e outro tipo de infraestruturas, que por si só impedem que a largura livre do percurso acessível seja cumprida. 3. Remoção de obstáculos horizontais no percurso, nomeadamente pavimentos irregulares quer pela natureza do próprio pavimento quer por se encontrarem danificados, essencialmente por raízes de árvores, o que dificulta sobremaneira a circulação. A opção passará pela substituição total ou parcial desses pavimentos por outros mais adequados, que cumpram o ponto 4.7.1 das NTA (betão poroso e cubo 5x5 com junta inferior a 5mm). 4. Intervenções em estacionamento para utilizadores com mobilidade condicionada: refere-se não apenas à ausência de lugares de estacionamento concretos para mobilidade condicionada, mas também à sinalização incorreta dos mesmos, no sentido em que o espaço existente não cumpre as normas técnicas estipuladas na legislação, seja em termos de dimensões, seja na transição do espaço de estacionamento para o percurso acessível. Foram assim criados, nesta perspetiva, mais lugares para mobilidade condicionada, com a especial preocupação de os localizar na proximidade de pontos notáveis da área acessível, como, por exemplo, edifícios e espaços públicos. 5. Intervenções em Passagens de Peões de superfície: este problema traduz-se não só na ausência da possibilidade de atravessamento ao longo de um percurso considerado acessível (sobretudo em locais próximos dos pontos notáveis), mas também no facto de existirem poucas opções de atravessamento ao longo de determinadas vias, pelo que se optou pela sua (re)colocação mais sistemática, mas também na proximidade dos referidos pontos notáveis. 6. Intervenções em rampas com inclinações não regulamentares: regista-se, sobretudo, nas rampas de acesso às passagens de peões de superfície ao nível da via existentes, cujas rampas de acesso ao passeio não cumprem o estipulado nas normas técnicas, mas também nas transições de cota ao longo do percurso atualmente vencidas por meio de rampas. No caso das passagens de peões, optou-se por duas soluções distintas, consoante a largura e altura dos passeios existentes: a adoção de passagens de peões sobre-elevadas (quando os passeios apresentam uma largura reduzida), ou a colocação de novas rampas que cumpram as dimensões e inclinações determinadas pelas NTA. O objetivo passa por criar percursos acessíveis para os pontos mais notáveis da AAI.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

80,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

50,61 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 30 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Melgaço 50,61 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
02.05.2024