Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Melgaço + acessível_AAI Centro Urbano

Total project amount

50,61 thousand €

Amount paid

15,18 thousand €

Non-refundable funding

50,61 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

360° Accessibility

Operation code

01/C03-i02/2021.P536

Summary

1. Garantir uma largura livre dos passeios não inferior a 1,5m. Foram identificados diversos arruamentos em que a largura livre dos passeios adjacentes não cumpre a NTA (ponto 1.2.1 das NTA) pelo que se propõe o respetivo alargamento no sentido oposto à via, sempre que possível. Nos casos em que tal não é viável, propõe-se uma redução da própria via, no sentido de garantir essa condição. 2. Remoção de obstáculos verticais no percurso, nomeadamente, sinais de trânsito, árvores, mobiliário urbano, iluminação pública e outro tipo de infraestruturas, que por si só impedem que a largura livre do percurso acessível seja cumprida. 3. Remoção de obstáculos horizontais no percurso, nomeadamente pavimentos irregulares quer pela natureza do próprio pavimento quer por se encontrarem danificados, essencialmente por raízes de árvores, o que dificulta sobremaneira a circulação. A opção passará pela substituição total ou parcial desses pavimentos por outros mais adequados, que cumpram o ponto 4.7.1 das NTA (betão poroso e cubo 5x5 com junta inferior a 5mm). 4. Intervenções em estacionamento para utilizadores com mobilidade condicionada: refere-se não apenas à ausência de lugares de estacionamento concretos para mobilidade condicionada, mas também à sinalização incorreta dos mesmos, no sentido em que o espaço existente não cumpre as normas técnicas estipuladas na legislação, seja em termos de dimensões, seja na transição do espaço de estacionamento para o percurso acessível. Foram assim criados, nesta perspetiva, mais lugares para mobilidade condicionada, com a especial preocupação de os localizar na proximidade de pontos notáveis da área acessível, como, por exemplo, edifícios e espaços públicos. 5. Intervenções em Passagens de Peões de superfície: este problema traduz-se não só na ausência da possibilidade de atravessamento ao longo de um percurso considerado acessível (sobretudo em locais próximos dos pontos notáveis), mas também no facto de existirem poucas opções de atravessamento ao longo de determinadas vias, pelo que se optou pela sua (re)colocação mais sistemática, mas também na proximidade dos referidos pontos notáveis. 6. Intervenções em rampas com inclinações não regulamentares: regista-se, sobretudo, nas rampas de acesso às passagens de peões de superfície ao nível da via existentes, cujas rampas de acesso ao passeio não cumprem o estipulado nas normas técnicas, mas também nas transições de cota ao longo do percurso atualmente vencidas por meio de rampas. No caso das passagens de peões, optou-se por duas soluções distintas, consoante a largura e altura dos passeios existentes: a adoção de passagens de peões sobre-elevadas (quando os passeios apresentam uma largura reduzida), ou a colocação de novas rampas que cumpram as dimensões e inclinações determinadas pelas NTA. O objetivo passa por criar percursos acessíveis para os pontos mais notáveis da AAI.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

80,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

50,61 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 30 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Melgaço 50,61 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
17.05.2024