Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Ficha de projeto

Nome

Reformulação do Espaço Público - Plano de Acessibilidades - Av. Padre Américo

Valor total do projeto

244,07 mil €

Valor pago

73,22 mil €

Financiamento não reembolsável

244,07 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

31.12.2025

Dimensão

Resiliência

Componente

Respostas sociais

Investimento

Acessibilidades 360°

Código de operação

01/C03-i02/2021.P443

Sumário

É alterado o perfil de rua existente, sendo proposta uma redistribuição do espaço e dos usos mais equilibrada, alargando e requalificando significativamente a largura dos passeios e zonas pedonais (largura, pavimentos, iluminação e elementos e mobiliário urbano). Todo o espaço será redistribuído e reorganizado de forma a garantir um melhor equilibro entre os usos, incluindo a circulação pedonal e o usufruto de lazer por parte das pessoas. A Av. Padre Américo é reperfilada, alargando os passeios e relocalizando árvores e equipamento urbano, libertando espaço e criando espaços canal de circulação pedonal diáfanos, seguros e agradáveis. Para que os passeios sejam acessíveis deve existir uma relação funcional entre todos os elementos que os integram, como o mobiliário urbano. Estes corredores acessíveis são facilmente diferenciados pelo contraste de cor dos pavimentos e instalação de pavimentos táteis de encaminhamento, assim como pela localização das árvores e equipamentos que servem como elementos balizadores do espaço canal. Devido à existência nos passeios de pavimento com a superfície vidrada atualmente, e pela vontade popular de o conservar, é proposta a mistura deste com microcubo de granito de 5x5cm em proporção de 50%, de forma a assegurar o atrito necessário à segurança e acessibilidade dos peões. As zonas dedicadas aos atravessamentos pedonais, passagens de peões, também estão nivelados com os passeios, mas com pavimento diferenciado e totalmente acessível (lajetas de granito) tornando os atravessamentos mais confortáveis, seguros e acessíveis. São criados 4 lugares de estacionamento reservado a PMC junto das passadeiras com 2 propósitos: a acalmia do tráfego assim como o aproveitamento das mesmas rampas de acesso ao nível dos passeios. Na restante zona de intervenção são mantidos os mesmos critérios de reperfilamento e redistribuição e repartição do espaço entre os diferentes usos, privilegiando o uso pedonal, com passeios mais largos, mais seguros e mais confortáveis. O canal de circulação viária, é balizado por elementos de mobiliário e equipamento urbano: árvores, postes de iluminação, floreiras, pilaretes, sinais de trânsito e papeleiras. Estes últimos dois elementos (sinais e papeleiras), estão localizados junto das passadeiras, como balizadores. Todos os elementos urbanos e o mobiliário urbano têm design acessível e estão localizados de forma a não se constituírem como barreiras físicas à circulação pedonal. Para desencorajar a circulação pedonal pelas faixas de rodagem, o pavimento destas, assim como dos lugares de estacionamento de uso geral, são construídos com calçada em cubos de granito 11x11x11, diferenciados segundo seu uso, com recurso a qualidades, texturas e cores. O pavimento dos lugares de estacionamento reservado a PMC é feito com calçada de cubos de granito serrado azul (cortado) de 11x11x11. A iluminação pública está focada mais na iluminação das zonas pedonais que nas zonas rodoviárias.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

75,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

244,07 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 30 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Miranda do Corvo 244,07 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
02.05.2024