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Project sheet

Name

DIGITALIZAR A CULTURA .

Funding amount

288,59 thousand € .

Value executed

129,27 thousand € .

Operation code

CENTRO-07-2114-FEDER-000279 .

Conclusion date

28.02.2022 .

Summary

A presente operação decorrerá, ao que podemos saber hoje, em contexto de pandemia. Esperamos e desejamos que possa ser concluída dentro do seu prazo de execução sem a existência deste espectro que a todos nos condiciona. Os territórios do Interior, veem agravada a sua condição de fragilidade quando, devido aos efeitos da crise pandémica, a economia abranda, o turismo se torna residual e a cultura e as artes do espetáculo têm que forçosamente confinar. Porém e apesar do contexto difícil e complexo não podemos baixar os braços e ficar à espera que o destino destine. É precisamente para contrariar contextos de pessimismo e de outras contrariedades que desde há muito afetam a geografia da interioridade que os municípios de Castelo Branco, Oleiros e Vila Velha de Ródão constituíram uma parceria de promoção de redes e de valorização conjunta do património, das artes do espetáculo, da cultura e do turismo no quadro da afirmação de um território de excelência que se deseja mais coeso e competitivo. Em conformidade com o protocolo de parceria (em anexo) o Município de Castelo Branco assumirá perante a Autoridade de Gestão a função de coordenador técnico e de interlocutor, sem prejuízo das entidades parceiras, os Municípios de Oleiros e Vila Velha de Ródão, serem beneficiárias perante o Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020). Neste sentido e no âmbito do documento anteriormente referido, foi instituída uma Comissão de Gestão Técnica e de Acompanhamento da Operação, constituída por um representante de cada uma das entidades integrantes da parceria que definirá a repartição concreta de tarefas dos membros da mesma e monitorizará a execução da operação em referência nos termos definidos em sede de protocolo. Na execução do Plano de Acão e da presente Operação estarão sempre presentes os valores que unem estes três municípios e que dão força a esta cooperação intermunicipal. Neste contexto, os municípios parceiros pretendem alcançar os seguintes objetivos: a) valorização do património cultural, afirmando o território de intervenção do projeto como um destino turístico de excelência; b) inventariação, divulgação e animação do património e da rede de equipamentos culturais dos municípios do território de intervenção do projeto; c) digitalização de conteúdos para promoção e divulgação do património; d) inovação e modernização de conteúdos no quadro da promoção da acessibilidade e inclusão; e) promoção da programação em rede no território intermunicipal e apoio às artes do espetáculo, nomeadamente na sua componente local e regional; f)promoção da cidadania e estímulo à criação de novos públicos. De uma forma abrangente, a operação procurará estimular a cidadania e a criação de novos públicos, apostando na oferta cultural, atraente e diversificada, para as crianças e jovens, ao mesmo tempo que os motiva, através das novas tecnologias da informação e comunicação - e de outros suportes - a introduzirem as artes do espetáculo e a visitação e interpretação da património e da cultura, nos seus respetivos ciclos de vida. Pretende-se também que as dinâmicas criadas a partir do Plano de Ação (em anexo) que esta iniciativa contempla, se constitua, a partir das crianças e jovens, um efeito de “arrastamento” que consiga atrair os pais e familiares para os espaços culturais no sentido da valorização patrimonial e turística. Desejamos, com esta operação, contribuir para a construção de comunidades de futuro com maior sensibilidade cultural e humanista. Neste sentido, a oferta cultural e patrimonial acontece com uma visão de fruição natural, de transmissão de valores, práticas e também do conhecimento histórico sobre a intemporalidade que cruzou a geografia deste território de baixa densidade ao longo dos séculos. Este Plano de Ação (em anexo), longe de assumir paternalismos, pretende abrir caminhos à cidadania e à democratização no acesso aos bens culturais. Só colocando à disposição de todos o acesso a plataformas de exposição da cultura e do património podemos verdadeiramente democratizar a acessibilidade a mecanismos de construção identitária de uma comunidade que, para além das metamorfoses que o tempo lapida, assenta a sua base nos valores da sua ancestralidade. A operação “Digitalizar a Cultura” é composta por três ações: Cultura em Rede para crianças e jovens (ação 1), Digitalização de conteúdos (ação 2) e Promoção e Divulgação (ação 3). A ação 1 – Cultura em Rede para crianças e jovens – será estruturada em diversas subações. Este primeiro patamar de intervenção da operação contará a realização do espetáculo musical (ação 1.1. Musical Albi e Leuca), com as mascotes de Castelo Branco e outras figuras do imaginário infantil e juvenil no alinhamento de um musical de Natal; (ação 1.2. Espetáculo Bem Hajam) pretende dar resposta às necessidades de fruição cultural da população do território que, em segurança, deseja continuar a usufruir da cultura e dos extraordinários momentos que ela proporciona; (ação 1.3. Guia Infantil) execução de um livro/guia infantil para a descoberta da região da Beira Baixa, onde serão ilustrados os pontos mais interessantes e apelativos ao olhar de uma criança; (ação 1.4. Banda desenhada juvenil) pretende, a partir de histórias tradicionais e de outras narrativas que acontecem em monumentos e sítios de elevado interesse patrimonial da geografia de intervenção deste projeto, passar uma mensagem cultural aos mais novos; (ação 1.5. Adaptação de conteúdos culturais) adaptação dos conteúdos culturais para que os mesmos cheguem de forma eficaz ao público-alvo do projeto; (ação 1.6. Hora do Conto) com a realização de um programa em rede que irá ao encontro do público-alvo nos estabelecimentos de ensino para, através da tradicional “hora do conto”, desenhar histórias a partir do património cultural, das lendas e tradições. A ação 2 encontra-se focada na Digitalização de conteúdos e respetivos trabalhos de preparação; ação 2.1. (Levantamento da Oferta Cultural) com a realização de levantamento da oferta cultural no território de intervenção do projeto que conduzam, entre outros, à elaboração de itinerários culturais em rede, permitindo criar uma nova escala e dimensão na oferta cultural e turística; ação 2.2. (Desenvolvimento gráfico) com transposição da informação recolhida para formatos gráficos digitais e outros no sentido da salvaguarda, valorização e promoção do património cultural. O Plano de Ação conclui-se com a ação 3 – Promoção e Divulgação, nomeadamente a divulgação digital (ação 3.1.) com recurso aos suportes digitais como soluções interativas de comunicação e informação no local certo na hora certa e também com divulgação digital: rádios e jornais (ação 3.2.) no desenvolvimento de uma estratégia de comunicação integrada com o objetivo de sensibilizar o público-alvo da operação sobre as ações da mesma e também para a importância do património cultural na valorização do território.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

288,59 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

3 counties financed .

  • Castelo Branco 189,08 thousand € ,
  • Oleiros 49,75 thousand € ,
  • Vila Velha de Ródão 49,75 thousand € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024