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Project sheet

Name

RENOVAÇÃO / REQUALIFICAÇÃO DO POLO DE INOVAÇÃO DE VAIRÃO

Total project amount

3,17 million €

Amount paid

770,51 thousand €

Non-refundable funding

3,17 million €

Loan funding

0 €

Start date

01.10.2021

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Investment and innovation

Investment

Research and innovation agenda for the sustainability of agriculture, food and agroindustry [Innovation Agenda for Agriculture 20|30]

Operation code

01/C05-i03/2021.PPRR-C05-i03-P-000045

Summary

O Polo de Inovação de Vairão (PIV) tem por missão desenvolver investigação no âmbito da segurança alimentar, dar apoio científico/técnico aos operadores económicos nacionais e dar suporte não só às políticas de defesa dos interesses nacionais, como na prossecução e aprofundamento das políticas comuns da União Europeia (UE) na área da segurança alimentar, atuando como Laboratório Nacional de Referência na área de qualidade e segurança alimentar. Em linha com as prioridades europeias e internacionais, o seu papel nas áreas de investigação, inovação, transferência de conhecimento e tecnologia no domínio da indústria agroalimentar e da segurança dos alimentos para humanos e animais, dá-lhe um destaque comprovado no contexto nacional e internacional. O PIV é uma estrutura laboratorial de grande dimensão com localização privilegiada, dada a grande proximidade da cadeia produtiva agrícola e pecuária, que propicia o desenvolvimento de parcerias com o tecido empresarial da região. Porém, as infraestruturas do PIV estão a ser utilizadas abaixo da sua capacidade devido à necessidade de requalificação de várias áreas laboratoriais e de aquisição de alguns equipamentos diferenciadores e de tecnologia inovadora. Pretende-se que, no final deste processo de 5 anos, a zona Norte do país fique provida de uma infraestrutura laboratorial altamente inovadora que servirá de apoio e de transferência de conhecimentos e tecnologia, servindo igualmente à fileira da produção e transformação animal e vegetal e promovendo o crescimento destes setores de forma sustentável e resiliente. A melhoria de infraestruturas e requalificação do edifício pretende dar prioridade a dois aspetos: (i) a melhoria do desempenho energético e ambiental do edifício; (ii) a adaptação dos espaços laboratoriais à instalação de equipamentos de ponta, e a criação de plataformas transversais.Para tal a eficiência energética deverá ser otimizada, promovida a transição para consumo de energias renováveis e fomentada a diminuição do impacto ambiental que um edifício desta dimensão representa – neste sentido, prevêem-se, para isolamento térmico, intervenções nas caixilharias dos vários edifícios e na cobertura da torre, bem como substituição de iluminação por sistemas Led, instalação de painéis fotovoltaicos e instalação de sistemas de ar condicionado (com eliminação de aquecimentos a gás, que se traduzirá numa diminuição significativa de emissão de gases poluentes para o ambiente) para promoção de eficiência energética. Estão também previstas reparações de alas deterioradas (decorrentes p.ex. de infiltrações no edifício) mediante substituição de painéis de madeira interiores e reparação e pintura de paredes interiores. Outras intervenções incluem requalificação do sistema elétrico do edifico, reparação do pavimento exterior, intervenção na ETAR (crucial para controlar o impacto que a atividade laboratorial impõe nas zonas rurais envolventes), reparação de câmaras frigoríficas de congelação, instalação de redes de gases essenciais ao funcionamento dos equipamentos analíticos, revisão/reparação de sistema de deteção de incêndios e ligação à rede de abastecimento público de água. A otimização da rede informática está também contemplada nos planos de requalificação, incluindo a instalação de UPS em equipamentos essenciais e amplificação da rede WiFi em todo o edifício assim como do servidor de armazenamento.Em termos de inovação científica, para além da aquisição de equipamentos diferenciadores, importa salientar que o descrito atrás, no que refere à melhoria e adaptação de instalações, é crucial para a instalação destes novos equipamentos científicos (que exigem, por exemplo, salas com temperaturas controlada e instalação de circuito de gases) que potenciarão as competências do Polo, consolidando o seu papel como motor de desenvolvimento e disseminação de soluções inovadoras, alinhadas com prioridades europeias e internacionais vertidas na Agenda de Inovação para a Agricultura 2030.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

Not applicable
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

3,17 million €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 24,3 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Vila do Conde 3,17 million € ,
Source EMRP
23.12.2024