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Project sheet

Name

Renovação / Requalificação do Polo de Inovação de Alcobaça

Total project amount

3,7 million €

Amount paid

880,68 thousand €

Non-refundable funding

3,7 million €

Loan funding

0 €

Start date

01.12.2021

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Investment and innovation

Investment

Research and innovation agenda for the sustainability of agriculture, food and agroindustry [Innovation Agenda for Agriculture 20|30]

Operation code

01/C05-i03/2021.PPRR-C05-i03-P-000039

Summary

O Pólo de Inovação de Alcobaça, de âmbito nacional encontra-se numa das principais regiões produtoras de fruta do país, de fácil acesso por fruticultores ao conhecimento tecnológico e inovador aí obtido. A fruticultura constitui um setor produtor e exportador em crescimento, pretendendo-se alavancar a atividade atual e dar-lhe maior impacto económico e societal, consolidando o Pólo como referencial no âmbito do conceito de Pomar do Futuro, mediante upgrade infraestrutural e de alta tecnologia que faça do Pólo montra de soluções inovadoras no domínio da agricultura de precisão, em alinhamento com as prioridades europeias e internacionais vertidas na Agenda de Inovação para a Agricultura 2030. Pretende-se, assim, que o desenvolvimento de tais soluções inovadoras, que promovam a redução dos custos de produção e o aumento da produtividade e da qualidade das culturas, permita alcançar uma maior sustentabilidade e competitividade internacional para a fruticultura nacional, mediante uma requalificação e modernização das infraestruturas existentes e dos equipamentos científicos fundamentais que potenciem a capacidade de desenvolvimento das atividades nas estruturas piloto de investigação, inovação, formação, demonstração e transferência de conhecimento e tecnologias, assim como incrementem a capacidade de conservação e valorização das coleções de fruteiras regionais. O projeto integrará tecnologias core i4.0, conjugando novos investimentos no domínio tecnológico com competências e capacidades já existentes no Pólo, visando desenvolver inovação no produto e de processo, suportada na partilha de conhecimento ou práticas e modelos apoiados em comunidades de produtores ou em cadeias de valor. O investimento proposto deverá concretizar uma estratégia conducente à adoção dos princípios da economia circular, no âmbito da eco-eficiência e eco-inovação – através da criação de condições infraestruturais para o desenvolvimento quer de modelos de produção mais eficientes e mais limpos – produzindo mais, ao menor preço, com menos recursos, menos resíduos e menor impacto sobre o ambiente – quer de processos de produção inovadores tendo como base uma abordagem de análise de ciclo de vida, visando a redução do risco ambiental, poluição ou outros impactes negativos em termos de utilização de recursos (incluindo energia). Como traço dominante da intervenção de requalificação e infraestrutural proposta evidencia-se, igualmente, a instalação ou complemento de sistemas promotores de eficiência energética, térmica e hídrica, para além de mecanismos que garantam uma maior segurança e conservação das instalações. O Pólo é constituído pelo edifício sede – onde se situam os laboratórios, os gabinetes dos colaboradores (investigadores, técnicos e assistentes técnicos) e o auditório de divulgação do conhecimento –, pelo Centro de Formação Profissional em Fruticultura e por três campos experimentais (Centro Experimental do Olival Fechado; Centro Experimental da Quinta Nova; Centro Experimental dos Ganilhos), com uma área total de cerca de 20 ha, onde se desenvolve a atividade de investigação, experimentação e divulgação (I, E&D) na área da fruticultura e onde existem infraestruturas e equipamentos de apoio a estas atividades fundamentais para o empreendedorismo dos fruticultores nacionais. As intervenções incidirão, designadamente: na modernização do Pólo e do alinhamento com as prioridades de investigação propostas pela produção, com instalação de novas unidades de IDE, plantações e melhoramentos fundiários, concretamente, no âmbito das ações do Campo Fruticultura 2030; e na requalificação infraestrutural das instalações de suporte: melhoria das acessibilidades, modernização de laboratórios e espaços de armazenagem, requalificação de auditórios/espaços de formação, implantação de soluções de eficiência térmica e energética, melhoria das condições de acolhimento e acústicas, isolamento de coberturas e instalação de iluminação exterior.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

Not applicable
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

3,7 million €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 23,8 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Alcobaça 3,7 million € ,
Source EMRP
23.12.2024