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Ficha de projeto

Nome

na

Valor total do projeto

169,3 mil €

Valor pago

66,7 mil €

Financiamento não reembolsável

169,3 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

03.06.2024

Data de conclusão

31.03.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Respostas sociais

Investimento

Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais

Código de operação

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000260

Sumário

O Municipio de Miranda do Corvo ocupa uma área de aproximadamente 126,4 km2, distribuída por quatro freguesias, onde residem 12074 pessoas. O Municipio de Miranda do Corvo localiza-se na região Centro de Portugal e integra a Região de Coimbra e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. A resposta a necessidades de natureza social, em cenários como o que hoje se vive, implica o reforço da intervenção do Município ao nível do Apoio Social com planificação e implementação de ações específicas e adaptadas à realidade Social.A intervenção preconizada para implementação do Programa Radar Social pretende-se que se afirme como modelo em rede estruturado, contínuo ao longo do tempo que promove a partilha de recursos entre os diversos serviços, com o objetivo de erradicação da pobreza e exclusão social numa logica de intervenção sistémica e integrada numa rede de serviços comunitários.O Programa Rede Social foi criado em Novembro de 1997, pela Resolução do Conselho de Ministros nº 197797. A Rede social desenvolve a sua ação baseada numa lógica de articulação e cooperação, através do planeamento integrado e sistemático, onde são identificados as principais situações problema e de intervenção prioritária no Municipio, que requerem a mobilização das competências e recursos das instituições ou comunidade, para garantir uma maior eficiência e eficácia das respostas sociais, ultrapassando uma visão residual de intervenção, apelando a uma intervenção sistemática e integrada. A realização do Diagnostico Social de Miranda do Corvo, teve como finalidade central, a compreensão da realidade social, identificação das necessidades e a deteção dos problemas prioritários e respetivas causalidades, assim como os recursos e potencialidades locais, que constituem reais oportunidades de Desenvolvimento Social efetivo. O Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Miranda do Corvo foi construído com base no Diagnóstico Social, um referencial de informação quantitativa e qualitativa do território refletindo as principais necessidades sentidas, pelos diferentes atores sociais, com relevo ao nível da intervenção social concelhia. Foram definidas as seguintes áreas prioritárias de intervenção: Pessoas Idosas; Crianças e Jovens; Pessoas com Deficiência, Necessidades Especiais ou Vitimas de Exclusão; Educação e Formação Qualificação e Emprego; Pobreza e Exclusão Social; e Saúde. O Decreto-Lei 55/2020, de 12 de agosto, diploma de âmbito setorial, veio concretizar a transferência de competências para os órgãos municipais, no domínio da Ação Social. O Diagnostico e o PDS datam de 2019 com vigência até 2021, encontrando-se atualmente desatualizado. Foi constituído um Agrupamento de Entidades Adjudicantes, que integra os Municípios da CIM, para abertura de procedimento através de Concurso Público de aquisição de serviços para a elaboração Diagnóstico social - municipal e intermunicipal; Plano de desenvolvimento social - municipal e intermunicipal; Carta Municipal e Carta Social Intermunicipal dos respetivos municípios da CIM, onde se inclui Miranda do Corvo. Face ao contexto social que se vive atualmente e as problemáticas definidas como prioritárias no âmbito dos documentos estratégicos a atuação no âmbito deste programa deverá considerar problemáticas como: o aumento do número de famílias mais vulneráveis à exclusão social e/ou com dificuldades de inserção Social como é exemplo os beneficiários de RSI, famílias imigrantes em situação ilegal, o elevado número de famílias com necessidades habitacionais, as questões de exclusão ligadas ao envelhecimento e isolamento social da população de Miranda do Corvo, as questões de integração seja institucional, laboral, nas respostas sociais existentes no território, as problemáticas ligadas á saúde e em concreto à saúde mental, os cuidadores informais ligadas as questões de dependência e problemáticas associadas, entre outros. A candidatura ao Programa Radar social permitirá o desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e identificação das problemáticas de pobreza e exclusão social, ou discriminação nas suas múltiplas dimensões, assente na implementação de um sistema integrado de georreferenciação social e ativação das respostas sociais existentes no território fomentando e otimização dos recursos. O projeto contempla 2 fases distintas de intervenção, durante o seu período de vigência: 1ª fase- Atualizar os instrumentos de planeamento da Rede Social A 2ª Fase fase tem como objetivos: Implementar um sistema integrado de georreferenciação social de âmbito municipal que identifique, pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social. Promover e georreferenciar recursos, respostas e soluções, a nível local/regional, promovendo a participação e sustentabilidade das comunidades e executar o respetivo Plano de Ação.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

80,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

169,3 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 39,4 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Miranda do Corvo 169,3 mil € ,
Fonte EMRP
23.12.2024