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Ficha de projeto

Nome

na

Valor total do projeto

208,11 mil €

Valor pago

79,82 mil €

Financiamento não reembolsável

208,11 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2024

Data de conclusão

31.03.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Respostas sociais

Investimento

Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais

Código de operação

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000256

Sumário

No âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao nível da Rede Social de Torres Novas, designadamente, do Conselho Local de Ação Social – CLASTN, cuja presidência é exercida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, com a envolvência dos 70 parceiros sociais, torna-se imperativo, manter atualizados os instrumentos de planeamento social, Diagnóstico Social e Plano de Desenvolvimento Social (PDS 217/2021) e Planos de Ação Bianuais. A elaboração dos respetivos instrumentos de planeamento social, requer algum tempo de pesquisa, solicitação e compilação de dados/informações, relacionadas com o território, bem como, uma articulação permanente com os parceiros sociais, na definição de necessidades prioritárias de intervenção. Deste modo e, a título de exemplo, aquando a elaboração do primeiro Diagnóstico Social e PDS, o município dispunha de uma Técnica Superior, a tempo inteiro para a Rede Social e, na atualização concretizada em 2015, recorreu-se a uma estagiária, mas mesmo assim, foi efetuado um grande esforço, para se conseguir concluir em tempo útil, a sua materialização. Considerando ainda, as transferências de competências, no domínio da Ação Social, para o Município de Torres Novas, aceites, no passado dia 01.10.2022, em que a Coordenação do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) e do Núcleo Local de Inserção (NLI), recaíram na Divisão de Ação Social e Saúde do Município de Torres Novas, a escassez de recursos humanos, começa a fazer sentir-se. Atendendo à importância destes instrumentos de diagnóstico e planeamento, que deverão traduzir a realidade do território em apreço, mais concretamente, as suas necessidades, prioridades de intervenção, adequação, otimização e racionalização dos serviços e equipamentos existentes e previstos, deverá investir-se na sua elaboração, por parte de Equipas Técnicas Especializadas. Ainda no âmbito da transferência de competências, no domínio da ação social e, de acordo com a portaria nº 64/2021, de 17 de março, foram criadas as Cartas Sociais Municipais, instrumento de diagnóstico e de planeamento estratégico e ordenamento prospetivo da rede de serviços e equipamentos sociais ao nível concelhio, crucial à decisão pública em matéria de conceção e/ou desenvolvimento de serviços e equipamentos sociais, ao nível concelhio, garantindo a adequada dimensão e distribuição da rede de serviços e equipamentos. Neste sentido, pretende-se numa primeira fase atualizar os instrumentos de Planeamento Social do território e mapear os recursos regionais e locais em estreita articulação com as cartas socias municipais e, numa fase posterior, implementar um sistema integrado de georreferenciação social de âmbito municipal que identifique pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social e executar um conjunto de atividades espelhadas no Plano de Ação.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

80,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

208,11 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 38,4 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Torres Novas 208,11 mil € ,
Fonte EMRP
23.12.2024