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Ficha de projeto

Nome

na

Valor total do projeto

243,97 mil €

Valor pago

101,75 mil €

Financiamento não reembolsável

243,97 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.07.2024

Data de conclusão

31.03.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Respostas sociais

Investimento

Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais

Código de operação

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000242

Sumário

O Radar Social assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, em complementaridade com as redes locais, para referenciação e (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social.Através de uma metodologia participativa e colaborativa, preconiza-se a construção de uma identidade coletiva para intervir localmente, priorizando de forma rigorosa e transparente os conhecimentos sobre a realidade social do concelho da Guarda, designadamente, no âmbito de um território em situação de vulnerabilidade social, em crescente despovoamento e com uma população cada vez mais envelhecida, de forma a mitigar, prevenir e corrigir as assimetrias existentes.População considerada: 40.218 vs População abrangida: 6.446População idosa: 1.088 (vivem sós)Dos 1.088 idosos, 208 (vivem sós e isolados)Idosos dependentes: 3.723RSI: 1.051PSI: 584A recolha de informação foi efetuada, numa primeira fase, através de inquéritos online realizados faseadamente, tendo as entidades, de acordo com o respetivo conhecimento do território e âmbito de atuação, sinalizado os grupos temáticos. Posteriormente, numa segunda fase, através das direções, dos profissionais e das entidades, foram identificadas as áreas prioritárias de intervenção e os principais problemas do território.Deste modo foi possível obter uma informação detalhada, produzida localmente e de acordo com a realidade social, que não se encontra disponível nos dados oficiais, como por exemplo nos CENSOS. Neste contexto, as Equipas do Radar Social poderão dar um contributo decisivo para um efetivo conhecimento dos territórios, articulando-se para o efeito com todas as instituições, agentes locais e técnicos, possibilitando implementar ações conducentes a uma efetiva e eficaz intervenção. Face aos destinatários, público-alvo - pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo as pessoas em situação de risco de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões e de acordo com os vários Eixos de Intervenção, áreas de atuação e grupos temáticos, encontram-se em concordância os considerados na auscultação ao CLAS com os identificados no Radar Social. COMUNIDADE E DESENVOLVIMENTO LOCAL: Potenciar o desenvolvimento concelhio no diversificar e inovar de medidas/estratégias e respostas apropriadas aos diferentes contextos comunitários. MIGRANTES, REFUGIADOS E MINORIAS - Dinamizar uma abrangência multidimensional na integração Social e Comunitária de Migrantes, Refugiados e Minorias junto da população concelhia. CRIANÇAS E JOVENS - Garantir uma intervenção territorial concertada no âmbito da Infância, Juventude e de suporte à Família. SAÚDE - Definir uma estratégia concelhia no âmbito da promoção da saúde e da prevenção de doenças, através da informação dos recursos, da capacitação da população e da acessibilidade aos serviços de saúde. DEFICIÊNCIA e INCLUSÃO - Promover a plena e efetiva inclusão na sociedade, através da informação aos agregados e indivíduos com deficiência/incapacidade dos recursos nos diferentes domínios, para condições de igualdade, autonomia e qualidade de vida das Pessoas com deficiência e/ou incapacidades. ENVELHECIMENTO - Contribuir para uma intervenção territorial articulada e concertada no âmbito do envelhecimento, e qualidade de vida adequada às necessidades das pessoas idosas.POBREZA e EXCLUSÃO SOCIAL - Concertar ações locais de conhecimento e intervenção que possam mitigar as desigualdades e garantir as condições de vida dignas das pessoas em situação de vulnerabilidade social, assim como, promover o acesso à habitação condigna e resposta cabal às necessidades habitacionais do concelho.Os processos de territorialização da pobreza e de exclusão social levam à necessidade de assegurar uma maior capacidade de intervenção das entidades nestes contextos, reforçando a inevitabilidade de se continuarem a criar condições, através de um acompanhamento de proximidade, que possibilitem uma intervenção e resolução em tempo útil, de problemas sociais que atingem as populações em situação de vulnerabilidade e em risco de pobreza e exclusão social, redirecionando a intervenção social para o desenvolvimento de ações locais que contribuam para a efetiva criação de territórios inclusivos e permitam contribuir para um eficaz Desenvolvimento e Coesão Social do Concelho da Guarda.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

85,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

243,97 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 41,7 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Guarda 243,97 mil € ,
Fonte EMRP
23.12.2024