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Ficha de projeto

Nome

na

Valor total do projeto

169,3 mil €

Valor pago

68,7 mil €

Financiamento não reembolsável

169,3 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2022

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Respostas sociais

Investimento

Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais

Código de operação

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000232

Sumário

O Município de Celorico da Beira desde sempre se preocupou e realizou um serviço de atendimento, acompanhamento e encaminhamento de proximidade, muitas das vezes em contexto domiciliário, adotando uma estratégia consistente em torno dos seus munícipes, sendo o seu compromisso com estes, promover o seu bem-estar, a sua integração e inclusão, fatores que têm pautado a sua atuação. A identificação da pobreza, adquiriu uma nova importância, visível pela multiplicidade de políticas e de metodologias de intervenção inovadoras e que analisam o problema numa abordagem holística. Nessa linha de pensamento, o município reflete os agregados e as suas necessidades nas várias perspetivas, tais como económica, habitacional, educacional, profissional, etc. No âmbito da presente operação, pretende-se assim constituir uma equipa com conhecimento e experiência do território e das dinâmicas sociais, nomeadamente com grupos, famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade. Esta equipa será composta por dois recursos humanos das áreas de gestão e educação de infância, a tempo inteiro, e um recurso humano da área de contabilidade, afeto a 50%. O município de Celorico da Beira possui duas técnicas que pretende integrar neste programa, pelas suas competências e pelo conhecimento do território e da localização das pessoas com quem trabalham. Uma das técnicas possui uma pós-graduação em gestão, já colaborou numa IPSS e já foi técnica de um GIP, coordenado pelo IEFP, IP, ao longo de 10 anos. Enquanto técnica do município, há dois anos, colaborou na atualização do diagnóstico social, e implementou e acompanhou um programa que o município tem realizado, que visa o acompanhamento dos cuidadores informais, por se ter considerado, uma franja da população, sem qualquer proteção. Realizou ainda o levantamento das pessoas com deficiência e incapacidade do concelho, orientando os mesmos, para soluções que visam a integração formativa e laboral. Nesta resposta foram ainda disseminados programas que visam uma maior proteção social e qualidade de vida destas pessoas e por conseguinte dos seus familiares. A outra técnica é licenciada, nas ciências sociais, educação de infância, contudo é conhecedora do território e das fragilidades familiares, bem como da sua tipologia, uma vez que foi técnica da RLIS, de 2018 a 2020 e do SAAAS de 2021 a 2022, atualmente técnica do município, e continua a colaborar com o gabinete de ação social, auxiliando as famílias mais desfavorecidas, reencaminhando-as para soluções que visam o seu bem-estar. Tem a seu cargo a realização das diligências que promovem o bem-estar habitacional, identificando as carências existentes nesta área, e tem auxiliado os migrantes, dando conta das diligências administrativas necessárias para a regularização dos mesmos, e a encontrarem também eles habitação. Face ao exposto, serão as técnicas ideais, uma vez que se trata de um território de baixa densidade populacional, maioritariamente envelhecido, e cuja alteração de técnicos poderá colocar em causa a realização das ações, ou a confidencialidade. Reconhecemos que implementam e acompanham projetos e ações muito desafiantes, mas também muito enriquecedoras, através das quais puderam desenvolver competências, aplicando outras, obtidas através de experiências profissionais diversificadas e mais abrangentes, conseguindo dar resposta às questões, advindas das necessidades dos munícipes. Estas técnicas possuem o conhecimento necessário para a georreferenciação das pessoas e famílias com estas características. O conhecimento e a empatia que possuem com a população, maioritariamente idosa, ajudará no cumprimento das ações, e manifestamente ajudará a manter a continuidade do trabalho realizado de forma individualizado. Este conhecimento ajudou-nos a entender que a erradicação da pobreza não é trabalho só de alguns, mas que está ao alcance de todos e que todos têm um papel a desempenhar. Só trabalhando em rede, com o envolvimento dos parceiros, se conseguirá concretizar os objetivos, com maior eficácia e eficiência, criando uma cultura da solidariedade, da cidadania ativa e da transformação social. Para além das funções de coordenação do projeto e técnico superior será necessário o apoio por parte de um técnico na área da contabilidade para apoiar na execução do investimento, nomeadamente das remunerações, dos encargos gerais e da aquisição de bens. Adicionalmente, será este o técnico responsável pela articulação com a AG e submissão de despesas no âmbito do projeto. Esta oportunidade reveste-se de grande importância já que somos um concelho de interior pautado pelo crescente envelhecimento e despovoamento. Assim, ao conhecer de forma multidimensional a realidade concelhia, estar-se-á a traçar de forma criteriosa, integrada e sistematizada, os eixos e linhas orientadoras do desenvolvimento social sustentável do concelho de Celorico da Beira.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

90,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

169,3 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 40,6 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Celorico da Beira 169,3 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
19.09.2024