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Ficha de projeto

Nome

na

Valor total do projeto

169,29 mil €

Valor pago

65,43 mil €

Financiamento não reembolsável

169,29 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2022

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Respostas sociais

Investimento

Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais

Código de operação

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000188

Sumário

A implementação da medida Radar Social em muito irá contribuir para a melhoria do trabalho social no município de Sabrosa e consequentemente para uma intervenção holística junto das famílias em situação de vulnerabilidade, pobreza e exclusão social. Numa lógica de complementaridade com o trabalho já desenvolvido pela Rede Social concelhia, pretende-se enriquecer o diagnóstico social mais lato do território, com um diagnóstico mais minucioso e que espelhe as reais necessidades coletivas e individuais dos públicos vulneráveis e que servirá de ponto de partida para a criação/atualização dos instrumentos de planeamento: Plano de Desenvolvimento Social (PDS) e Carta Social Municipal. O diagnóstico social mais abrangente elaborado no âmbito da rede social, com a identificação dos problemas e problemáticas, será complementado pelo diagnóstico que a medida radar social permitirá: um diagnóstico mais aprofundado desses problemas e problemáticas, que através do sistema integrado de georreferenciação social identificará as vulnerabilidades de cada família. A medida Radar Social no município de Sabrosa terá como Objetivo geral: Desenvolver estratégias de planeamento e intervenção social, que permitam um trabalho personalizado, holístico e sistémico junto das famílias do Município, tendo por base um diagnóstico aprofundado que identifique, caracterize e mapeie as concentrações das diversas vulnerabilidades, por forma a que, com base nos princípios do trabalho em parceria: concertação, articulação e partilha de informação entre os diversos agentes interventores, se adequem as respostas aos recursos, necessidades e problemas aferidos. Adotando a metodologia de elaboração dos instrumentos de planeamento da rede social, será objetivo do Projeto a atualização destes mesmos instrumentos onde serão vertidas as atividades a desenvolver no âmbito da Medida Radar Social. Cumprindo as fases de intervenção estipuladas para aquela Medida, os técnicos a integrar a equipa do projeto, terão acesso aos instrumentos de planeamento da rede social e ao trabalho que tem vindo a ser elaborado de atualização desses instrumentos, nomeadamente o Diagnóstico Social. Sob o mote RECOLHER PARA CONHECER foram recolhidos dados (documentais, estatísticos e pelas entidades), que permitiram a caracterização do concelho nas suas diversas áreas (demografia, habitação, educação, ação social, emprego…), estando em fase de conclusão o Pré-Diagnóstico Social do Município. Em simultâneo, sob o mote CONHECER PARA IDENTIFICAR E PLANEAR foram identificados, priorizados e caracterizados os problemas e problemáticas do Município, quer pelos parceiros que constituem o CLAS de Sabrosa, quer pela população do Município que, em 19 espaços de participação dinamizados pelas freguesias puderam pronunciar-se relativamente à perceção das suas necessidades, soluções e respostas existentes, que permitam melhorar a sua qualidade de vida. Foram ainda ouvidos os jovens estudantes do ensino secundário no município. O Diagnóstico Social, cuja compilação está a ser trabalhada para posterior aprovação do CLAS Sabrosa, pretende ser um documento que retrata a realidade concelhia e seja facilitador do planeamento estratégico na área social. Servirá de ponto de partida para a elaboração do PDS concelhio e dos respetivos Planos de Ação, numa lógica de PLANEAR PARA AGIR. Pretende-se com o Radar Social contributos na finalização do Diagnóstico Social e na atualização do PDS, operacionalizando-se este último no respetivo Plano de Ação, a criar com base nas atividades propostas no anexo IV do aviso n.º 07/C03-i01/2023_ RE-C03-i01.m03, que deu origem a esta candidatura. Por outro lado, aliar o trabalho social às novas tecnologias é uma mais valia, que irá permitir aumentar níveis de partilha, melhorar procedimentos e uma maior rapidez na ação e consequentemente na resolução dos problemas. Com o sistema de georreferenciação, das famílias e respetivas vulnerabilidades e dos recursos e respostas existentes, será possível conhecer as famílias nas suas multiproblemáticas, mapear os problemas sociais, saber localizá-los no território e perceber a dinâmica da maior concentração de determinadas problemáticas. Permitirá uma maior eficácia nas intervenções dos vários intervenientes sociais possibilitando que as equipas: SAAS, RSI, CPCJ, GIP e agora do Radar Social, se articulem, partilhem informação e planeiem uma intervenção concertada, evitando a duplicação e garantindo a intervenção mínima junto das famílias. Todo este trabalho será acompanhado pelas entidades que constituem o CLAS da rede social concelhia e serão também elas recursos no âmbito do Plano de Ação do Radar Social. Um Plano para as famílias, e acima de tudo, um Plano das famílias, planeado também com o seu contributo, fazendo-as sentir parte integrante de todo o processo. Que este projeto seja o GPS que indique aos técnicos o caminho a seguir no trabalho com as famílias, para que estas cheguem ao seu destino, sem grandes desvios

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

70,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

169,29 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 38,6 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Sabrosa 169,29 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
19.09.2024