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Ficha de projeto

Nome

na

Valor total do projeto

393,4 mil €

Valor pago

148,32 mil €

Financiamento não reembolsável

393,4 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

02.01.2024

Data de conclusão

31.03.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Respostas sociais

Investimento

Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais

Código de operação

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000170

Sumário

O Diagnóstico Social (DS) foi o ponto de partida para elaboração do Plano de Desenvolvimento Social (PDS) para o período 2019-2022, tendo a sua aprovação ocorrido a 26 de setembro de 2019 em sede de Conselho Local de Ação Social de Odivelas (CLASO).Os documentos mencionados foram desenvolvidos tendo em conta não só as políticas municipais, mas também as estratégias nacionais e regionais, as quais neste momento já se encontram numa nova geração. A sua estratégia de atualização seria operacionalizada por cadernos temáticos., tendo em conta que as dinâmicas dos vários problemas são diferentes.Embora tenham sido recolhidos dados desde a execução do PDS, que permitiriam a atualização temática e a reformulação do próprio PDS, as constantes urgências que se sentiram durante a pandemia COVID-19, não permitiram, quer a auscultação dos vários, quer a recolha e validação de dados para atualização do diagnóstico ou para a avaliação das metas propostas no PDS. Observou-se, mas sem certezas absolutas de que houve um conjunto de problemáticas que se modificaram ou que surgiram nestes últimos anos no Concelho de Odivelas.É por isso premente, e objetivo principal desta candidatura, a atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social – o DS, o PDS e correspondente Plano de Ação, fazendo um upgrade qualitativo através do mapeamento (georreferenciação) dos recursos regionais e locais, da identificação de comunidades e grupos em vulnerabilidade social e/ou risco de pobreza e exclusão social, ao mesmo tempo que se pretende promovendo a participação e sustentabilidade das comunidades e garantir as melhores e mais favoráveis respostas às mesmas.É notório, ao longo dos 6 anos que nos distanciam do DS existente, que muito mudou no Concelho de Odivelas, muitos foram os desafios sociais abraçados, os objetivos concretizados, pelo que importa consolidar e reajustar todos os dados obtidos em múltiplos documentos e instrumentos criados. Neste sentido indicamos:- A transferência das novas competências da Administração Central para as autarquias locais consagrada no artigo 12.º da Lei n.º 50/2018, de 16 de agosto (Lei-quadro da transferência de competências para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais) e a posterior publicação do Decreto-Lei n.º 55/2020, de 12 de agosto que concretizou a transferência de competências para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais no domínio da ação social que conduziu a uma mudança profunda nas dinâmicas do atendimento e acompanhamento social, do atendimento à população em emergência social;- o aumento do n.º de Pessoas em Situação de Sem abrigo (PSSA) levou à criação de um NPISA e de uma equipa de rua;- A aprovação da Estratégia Local de Habitação (ELH) do Concelho de Odivelas, que se traduz num levantamento atualizado das situações habitacionais indignas/precárias existentes no território do MO através do qual se pretende dar resposta às carências habitacionais identificadas e priorizar as respetivas soluções a encontrar, programação e monitorização ao abrigo do 1.º direito – Programa de Acesso à Habitação;- A necessidade de reforço da resposta de emergência alimentar no Concelho pelo aumento do número de famílias em situação de vulnerabilidade (via Banco Alimentar e POAPMC);- As candidaturas aos avisos para alargamento de algumas respostas Sociais ao abrigo quer do PARES quer do PRR;- A elaboração e aprovação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Odivelas (PMINDO) – 2023-2027 – documento estratégico, de política global, criado pelo município seguindo a orientação da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, e que pretende constituir-se, também, como um instrumento orientador dos processos e práticas da rede local (na qual se integra o setor empresarial, social, educativo, da saúde, dos serviços municipais, a sociedade civil, entre outros).- A elaboração e aprovação do Plano Municipal para a Integração de Migrantes que pretendeu identificar e responder aos desafios que a integração dos migrantes apresenta no território de Odivelas e constitui o primeiro instrumento de planeamento, de âmbito municipal, em matéria de acolhimento e integração da população migrante, com particular destaque para a população com origem em países terceiros (não UE);- Candidaturas no âmbito do Portugal 2020 e do PRR que nos levaram a trabalhos em áreas tão dispares como o envelhecimento ativo, a Inclusão de PSSA, e o desenvolvimento projetos para duas das comunidades desfavorecidas do Concelho.- Candidatura no âmbito do Escolha 9.ª geração em fase de avaliação que se for aprovada permitira a intervenção numa zona do concelho até então pouco intervencionada e com fortes níveis de desemprego na comunidade jovem e de ausência de reposta de ATL para crianças e jovens.Todo este trabalho e outro carece de consolidação e análise para que sejam potenciados os recursos e identificadas e atualizadas novas vulnerabilidades.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

90,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

393,4 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 37,7 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Odivelas 393,4 mil € ,
Fonte EMRP
23.12.2024