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Ficha de projeto

Nome

na

Valor total do projeto

169,21 mil €

Valor pago

63,92 mil €

Financiamento não reembolsável

169,21 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2022

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Respostas sociais

Investimento

Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais

Código de operação

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000161

Sumário

O Radar Social é uma oportunidade para o Município, face às novas competências no domínio social, reforçar o seu trabalho de parceria e implementar, de forma integrada os seus instrumentos de gestão territorial que contribuam para a coesão territorial, condição para o seu desenvolvimento social. O Município implementou durante os últimos anos, no âmbito do Portugal 2020 e Alentejo 2030, instrumentos de planeamento, onde se destacam os PAICD (Plano de Ação Para as Comunidades Desfavorecidas) em todas as freguesias do Concelho, tendo como referência a transversalidade, relativamente aos objetivos dos CLDS e os Planos de Ação do CLAS. Tal permitiu a georreferenciação, com base em levantamentos efetuados, para atualização de dados da BGRI (2011) do INE, da caraterização socioeconómica das comunidades. Os domínios da habitação, isolamento e fragilidade socioeconómica foram identificados, necessitando de uma monitorização e avaliação, que permita a sua atualização e prevenção de situações de risco de exclusão. A problemática da inclusão da etnia que representa cerca de 10% da população, associada ao facto de residirem em alojamento não clássico, representa um desafio para o Município e as suas comunidades, contrariando conflitos sociais, com impacto em diferentes domínios das dinâmicas sociais, onde se destaca a Educação e Habitação. Pelo que, o facto de o Município ter elaborado a sua ELH (Estratégia Local de Habitação), bem como em parceria com a CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo) ter já aprovado a sua nova carta educativa, constituem uma oportunidade para uma nova fase de implementação integrada das orientações de políticas públicas de incidência local que correspondam aos objetivos identificadas no Radar Social, nomeadamente a implementação das cartas sociais municipais. Face ao exposto, o município propõe-se concluir até final de dezembro a revisão do PDS de 2006, com base na atualização do DS de 2023, bem como do respetivo plano de ação para o ano e 2024. Assim, estão reunidas as condições para em janeiro de 2024 se iniciar a segunda fase do radar social: GEORREFERENCIAÇÃO SOCIAL DOS TERRITÓRIOS E EXECUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO. A equipa proposta corresponde à metodologia identificada na segunda fase do radar social, nomeadamente com: • “Implementar um sistema integrado de georreferenciação social de âmbito municipal que identifique, pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social • Promover e georreferenciar recursos, respostas e soluções, a nível local/regional, promovendo a participação e sustentabilidade das comunidades. • Executar o Plano de Ação identificado na Fase do projeto. Para a coordenação da equipa, considerando o domínio de intervenção o perfil definido é de Licenciatura em Serviço Social. Considerando a necessidade de multidisciplinaridade da equipa e a implementação de sistemas de georreferenciação, definiu-se como perfil técnico, a área de estatística e planeamento, a Licenciatura em Geografia, especialidade em planeamento regional e/ou gestão do território. Os técnicos irão ser contratados pelo município, constando seu mapa de pessoal e ficarão afetos a tempo inteiro ao Radar Social. O Objetivo Geral face à problemática identificada é o reforço da inclusão social no Concelho de Monforte, através da capacitação socioeconómica das suas comunidades e da sustentabilidade da sua rede de equipamentos e serviços sociais. Conclui-se que o sistema metodológico do Radar Social contribui para este objetivo, permitindo, com a sua constante monitorização e avaliação das atividades, no âmbito dos Planos de Ação, a adequação dos PDS, a fatores de risco perante contextos internos e externos de incerteza, antecipando a mudança, e promovendo a prospetiva no processo de planeamento.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

80,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

169,21 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 37,8 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Monforte 169,21 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
19.09.2024