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Ficha de projeto

Nome

na

Valor total do projeto

153,95 mil €

Valor pago

63,66 mil €

Financiamento não reembolsável

153,95 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

06.08.2024

Data de conclusão

31.03.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Respostas sociais

Investimento

Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais

Código de operação

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000144

Sumário

Esta candidatura tem como objetivo principal a implementação de um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas necessárias aos problemas sociais identificados e de otimização dos recursos existentes no território, criando também condições para a ativação de respostas de proximidade potenciadoras de uma intervenção social integrada que privilegie uma atuação local ao nível dos fenómenos da pobreza e exclusão social.Esta resposta visa também rever e fortalecer o papel da Rede Social enquanto sistema de governança territorial.Com efeito, a Rede Social incorpora a finalidade primeira de combater a pobreza e a exclusão social, constituindo-se como palco privilegiado para debater estes fenómenos e para a definição de estratégias promotoras da territorialização do planeamento e da intervenção social, articulando as ações dos diferentes parceiros e respostas intersectoriais numa perspetiva de desenvolvimento social intencional e sustentável.Atentos aos objetivos que enformam o Programa Rede Social, nomeadamente o desenvolvimento de parcerias efetivas e dinâmicas que articulam a intervenção social dos diferentes agentes locais, a promoção de um planeamento integrado e sistemático, potenciador da congregação de sinergias, competências e recursos a nível local que permitam encontrar soluções específicas para problemas das famílias e indivíduos em situação de pobreza e exclusão social, reconhecemos, contudo, muitos e diversos obstáculos que limitam a concretização deste modelo de gestão em rede e que urge ultrapassar.É neste sentido que a medida Radar Social emerge como uma oportunidade primordial para reconfigurar o papel da Rede Social no nosso concelho possibilitando que a mesma se assuma como um verdadeiro instrumento de desenvolvimento local, alavancando intervenções sociais de proximidade cada mais integradas e eficazes que respondam de forma sustentada à multidimensionalidade dos problemas sociais existentes no nosso concelho, plasmadas no nosso diagnóstico social. A possibilidade que esta candidatura abre à constituição de uma equipa multidisciplinar a exercer a sua atividade, em regime de exclusividade, na Rede Social e nas suas estruturas operacionais, impulsionará a mobilização da Rede concorrendo para aprimorar o planeamento estratégico intersectorial, numa lógica de parceria alargada, efetiva e dinâmica. Este recurso permitirá também aprofundar o conhecimento do nosso território, crucial para a compreensão dos problemas, as suas causas e a sua evolução. A constituição desta equipa contribuirá também para a concretização de um trabalho ainda não completamente sedimentado de referenciação, em contexto de vida, de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, permitindo assim concretizar avaliações sociais prospetivas e o encaminhamento e orientação das famílias para serviços de atendimento e acompanhamento social e a ativação direta e efetiva dos recursos locais da Rede Social para respostas sociais mais céleres, qualificadas e de base territorial.Revendo-se o Município na visão espelhada na Resolução do Conselho de Ministros nº184/2021, de 29 dezembro, ou seja, “uma visão mais ampla de pobreza, assumindo a pobreza como um fenómeno complexo e multidimensional, o qual constitui uma violação dos direitos humanos e de cidadania”, a aprovação desta candidatura ao RS dará um importante contributo para afirmar o papel que a nossa Autarquia pode desempenhar, localmente, na concretização da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza e do seu plano de ação, concretamente no Eixo Estratégico 5-assegurar a coesão territorial e o desenvolvimento local, mais especificamente no objetivo estratégico 5.1.A constituição da equipa prevista na medida RS assumirá especial relevância no trabalho a ser desenvolvido no âmbito do Núcleo Local Garantia para a Infância da PL, recentemente constituído, direcionado às problemáticas e necessidades das crianças, jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade social, concretamente na realização do diagnóstico e caracterização do fenómeno da pobreza infantil, não totalmente aprofundado no nosso Diagnóstico Social, permitindo, concomitantemente, o desenvolvimento de redes de apoio à infância e juventude que articulem e tornem eficaz a ação de várias entidades envolvidas na intervenção e assegurem um acompanhamento de proximidade previsto no Plano de Ação GI e na ENCP.Estamos conscientes que os fenómenos de pobreza e exclusão vão muito para além da carência monetária pois “a natureza humana não consente segmentações, como se aquelas condições adversas pudessem deixar de atingir o ser humano como um todo, nos sentimentos e afetos, no exercício da inteligência e da vontade, nos hábitos e comportamentos, na incerteza quanto ao dia de amanhã…na concretização da sua fundamental e universal vocação de desenvolvimento e de realização”. A aprovação desta candidatura será essencial para cumprir este desiderato.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

100,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

153,95 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 41,4 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Póvoa de Lanhoso 153,95 mil € ,
Fonte EMRP
23.12.2024