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Ficha de projeto

Nome

na

Valor total do projeto

231,42 mil €

Valor pago

91,84 mil €

Financiamento não reembolsável

231,42 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2024

Data de conclusão

31.03.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Respostas sociais

Investimento

Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais

Código de operação

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000031

Sumário

As necessidades sociais atuais fundamentam uma reformulação global das respostas sociais tal como foram traçadas. A possibilidade de se criar uma geração de respostas adaptadas às expetativas e necessidades da comunidade atual está ligada à capacidade de inovar, testar e desenvolver esses novos modelos. As vulnerabilidades sociais estão associadas a grupos com necessidades sociais específicas e bem determinadas. Um dos grupos prioritários nesta perspetiva são as famílias de pobreza persistente e intergeracional, referenciadas nas respostas sociais do concelho e nos serviços sociais públicos.É hoje assumido pelos principais intervenientes que a pobreza, mais do que algo que conduz à violação dos direitos humanos, é ela própria uma manifesta violação desses mesmos direitos, pelo que será considerado, no quadro da estratégia global definida para contrariar as desigualdades sociais diagnosticadas e promover a inclusão social ativa, consubstanciadas na Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021 -2030.Saliente-se que a implementação de um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, potenciará uma maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local, que pressupõe um processo de concertação e responsabilização partilhada entre os diversos intervenientes. Neste contexto, reforça-se o papel da Rede Social, enquanto instrumento privilegiado de operacionalização da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021 -2030 e agente de mobilização e participação ativa dos principais atores locais no processo de inclusão social. A intervenção social deverá ter como condição necessária a capacidade de delinear a referenciação e de (re)conhecimento dos problemas, que tem na Rede Social de Esposende o seu espaço de ação assente no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação. Esta parceria baseia-se na igualdade entre os parceiros, na consensualização dos objetivos e na concertação das ações desenvolvidas pelos diferentes agentes locais.Estando concluído o diagnóstico social, reunidas as condições para prosseguir no debate sobre a configuração dos problemas sociais, seus inter-relacionamentos, e a seleção de prioridades em matéria de intervenção, pelo que serão constituídos grupos de trabalho, de acordo com as grandes prioridades definidas por problemática, que reunirão para apreciar os dados disponíveis e perspetivar em função de condições objetivas para a sua execução, contribuindo para identificar as intervenções específicas a registar e formular no plano de desenvolvimento social, tornando-o um documento estruturante, participado e prospetivo, em que é acordado como matriz orientadora para a dinamização e articulação das políticas sociais e das medidas concretas para o concelho de Esposende. A implementação de um sistema integrado de georreferenciação social dinâmico constituirá um instrumento de trabalho de carácter intemporal e dotado de uma capacidade de resposta em tempo real que proporcionará condições e capacidade de previsão, de decisão e da facilidade de acesso à informação. Neste contexto, a constituição de uma equipa técnica escolhida em função do seu perfil, competência técnica, sentido de liderança e motivação para o exercício da sua missão e coordenadas por um dos seus elementos, que será designado/a, de entre os/as técnicos, sendo como critério de preferência o exercício de acordo com o melhor perfil para o desempenho da coordenação. Esta equipa técnica assentará a sua ação numa lógica de intervenção integrada, para promover a implementação de um modelo de intervenção específica, articulada e de proximidade com os recursos locais em vista a potenciar uma atuação concertada das estratégias em resposta às necessidades sociais identificadas. Neste contexto, apontam-se como objetivos para a intervenção: atualizar os instrumentos de planeamento da Rede Social - Plano de Desenvolvimento Social (PDS) e Plano de Ação; mapear os recursos, regionais e locais, em estreita articulação com as cartas sociais municipais, de forma a garantir maior eficácia das respostas e melhor coordenação das intervenções ao nível do concelho e das freguesias; implementar um sistema integrado de georreferenciação social de âmbito municipal que identifique pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social; construir um sistema de indicadores e promover a sua monitorização social, particularmente orientados para a identificação das situações de pobreza e exclusão; promover e georreferenciar recursos, respostas e soluções, a nível local/regional, promovendo a participação e sustentabilidade das comunidades. Face as dimensões associadas da intervenção, o plano de ação será realizado em estreita articulação com os parceiros, definindo-se as estratégias que se pretendem ajustadas aos objetivos.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

80,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

231,42 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 39,7 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Esposende 231,42 mil € ,
Fonte EMRP
23.12.2024