Projeto PRR
CCVnECE: Vamos aprender...experimentando
Ficha de projeto
Nome
CCVnECE: Vamos aprender...experimentandoValor total do projeto
10 mil €Valor pago
3,1 mil €Financiamento não reembolsável
10 mil €Financiamento por empréstimos
0 €Data de início
01.01.2021Data de conclusão
30.06.2026Dimensão
ResiliênciaComponente
Qualificações e competênciasInvestimento
Impulso Jovens — CTEAMCódigo de operação
03/C06-i04.02/2022.P1723Sumário
A palavra ciência tem origem no termo latino scientia, que significa conhecimento. Ao longo dos séculos, a ciência e os seus intervenientes têm vindo a alterar muitos dos hábitos da Humanidade, afetando inevitavelmente todas as dimensões da vida em sociedade, nomeadamente no âmbito educativo. Sendo o lema do AENelas Por uma escola de qualidade, pela excelência, visa-se elevar o potencial de cada aluno e dos restantes intervenientes no processo de construção do saber, proporcionando experiências de aprendizagem dentro e fora da escola. Se se pretende estimular a curiosidade intelectual, o gosto por aprender e a ambição cultural, estimular o interesse dos nossos alunos pela ciência e pela tecnologia, dotando-os de ferramentas que lhes permitam enfrentar as exigências do mundo atual sempre em mudança, para os atingir, a educação tem de ser de qualidade, humanista, inclusiva e tecnológica.Nos anos iniciais de escolaridade revela-se de primordial importância a implementação de aprendizagens/experiências significativas que visem a aquisição de competências essenciais que promovam o exercício pleno de uma cidadania informada e que aumente os níveis de literacia científica. Neste contexto, com o clube Ciência Viva na Escola Vamos aprender experimentando visa-se destacar a importância das atividades de caráter experimental no processo ensino-aprendizagem dos nossos alunos, desde o pré-escolar, explorando a natural curiosidade das crianças/alunos ao abordarem-se conhecimentos científicos de forma simples, compreensiva, prática e divertida.Explorando o querer saber das crianças do pré-escolar, dos 1.º e 2.º anos do 1.º CEB por temas tão diversos como a natureza, os seres vivos, a tecnologia, a terra, o ar e a água se fará um percurso para uma aprendizagem marcadamente inter e transdisciplinar. As áreas STEM apresentar-se-ão como formas de aprendizagem integrada, trabalhadas por projetos, procurando-se a formação dos indivíduos em áreas do conhecimento tão diversas quanto a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática. Ao longo dos três anos do projeto, pretende-se estimular o entusiasmo e interesse pela ciência, melhorando, assim, as aprendizagens através da prática experimental, visitas de estudo e workshops temáticos, da disseminação de pequenas mostras de ciência junto da comunidade escolar e educativa, usando as potencialidades da tecnologia para melhorar o ambiente, a saúde e o bem-estar. No primeiro período do projeto - instalação do Clube - pretende-se atrair o interesse dos alunos e capacitar os professores para lidar com este tipo de abordagem, melhorando, eles próprios, as suas competências. Nos períodos/anos seguintes, reforçar-se-á uma dinâmica que dará primazia à realização de atividades experimentais, à comunicação e à interação com a comunidade. Deseja-se que os nossos alunos beneficiem do contacto com especialistas e cientistas e sejam eles próprios consumidores e comunicadores de ciência junto das famílias e da comunidade.
Beneficiários
As duas tipologias são:
- Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
- Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.
Aviso de Candidaturas
Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.
A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.
Nota final da avaliação
Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.
Critérios de seleção
Beneficiários
Beneficiários intermediários
Contratação pública
Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.
De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.
Distribuição geográfica
10 mil €
Valor total do projeto
Percentagem de valor já pago para a execução de projetos
, 31 %,Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
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Nelas 10 mil € ,