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Ficha de projeto

Nome

CCVnECE: Vamos aprender...experimentando

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

3,1 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

03/C06-i04.02/2022.P1723

Sumário

A palavra ciência tem origem no termo latino scientia, que significa conhecimento. Ao longo dos séculos, a ciência e os seus intervenientes têm vindo a alterar muitos dos hábitos da Humanidade, afetando inevitavelmente todas as dimensões da vida em sociedade, nomeadamente no âmbito educativo. Sendo o lema do AENelas Por uma escola de qualidade, pela excelência, visa-se elevar o potencial de cada aluno e dos restantes intervenientes no processo de construção do saber, proporcionando experiências de aprendizagem dentro e fora da escola. Se se pretende estimular a curiosidade intelectual, o gosto por aprender e a ambição cultural, estimular o interesse dos nossos alunos pela ciência e pela tecnologia, dotando-os de ferramentas que lhes permitam enfrentar as exigências do mundo atual sempre em mudança, para os atingir, a educação tem de ser de qualidade, humanista, inclusiva e tecnológica.Nos anos iniciais de escolaridade revela-se de primordial importância a implementação de aprendizagens/experiências significativas que visem a aquisição de competências essenciais que promovam o exercício pleno de uma cidadania informada e que aumente os níveis de literacia científica. Neste contexto, com o clube Ciência Viva na Escola Vamos aprender experimentando visa-se destacar a importância das atividades de caráter experimental no processo ensino-aprendizagem dos nossos alunos, desde o pré-escolar, explorando a natural curiosidade das crianças/alunos ao abordarem-se conhecimentos científicos de forma simples, compreensiva, prática e divertida.Explorando o querer saber das crianças do pré-escolar, dos 1.º e 2.º anos do 1.º CEB por temas tão diversos como a natureza, os seres vivos, a tecnologia, a terra, o ar e a água se fará um percurso para uma aprendizagem marcadamente inter e transdisciplinar. As áreas STEM apresentar-se-ão como formas de aprendizagem integrada, trabalhadas por projetos, procurando-se a formação dos indivíduos em áreas do conhecimento tão diversas quanto a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática. Ao longo dos três anos do projeto, pretende-se estimular o entusiasmo e interesse pela ciência, melhorando, assim, as aprendizagens através da prática experimental, visitas de estudo e workshops temáticos, da disseminação de pequenas mostras de ciência junto da comunidade escolar e educativa, usando as potencialidades da tecnologia para melhorar o ambiente, a saúde e o bem-estar. No primeiro período do projeto - instalação do Clube - pretende-se atrair o interesse dos alunos e capacitar os professores para lidar com este tipo de abordagem, melhorando, eles próprios, as suas competências. Nos períodos/anos seguintes, reforçar-se-á uma dinâmica que dará primazia à realização de atividades experimentais, à comunicação e à interação com a comunidade. Deseja-se que os nossos alunos beneficiem do contacto com especialistas e cientistas e sejam eles próprios consumidores e comunicadores de ciência junto das famílias e da comunidade.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

6,5
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 31 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Nelas 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024