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Ficha de projeto

Nome

Clube da Robótica

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

4,3 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

03/C06-i04.02/2022.P1689

Sumário

A Escola, enquanto organização social, apresenta uma complexidade natural própria a que sejuntam todas as valências de ordem educativa, curricular e pedagógica. Tanto no âmbito educativocomo no organizacional as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm vindo a assumirum papel cada vez mais influente e imprescindível, sendo notória uma evolução permanente nosparadigmas relacionados com a sua utilização. Se encararmos os diversos componentes dasorganizações escolares numa perspetiva sistémica, se houver um conhecimento integrador dasrealidades e necessidades e a esta visão aplicarmos os recursos tecnológicos adequados,poderemos dar um salto qualitativo enorme na produtividade e eficiência do uso educativo dasTIC, o que se tenderá a refletir nos resultados educativos da instituição cujo beneficiário principal éo aluno. Com o intuito de suprir esta necessidade criada pela própria evolução das organizaçõesescolares, este Projeto Robótica no espaço escolar ao serviço de todos tem como finalidadecontinuar a colocar a escola no domínio tecnológico. Neste sentido, queremos contribuir para oaumento do sucesso escolar dos alunos, equipando as escolas com os mais recentes meiostecnológicos, e melhorar as práticas de ensino, investindo na formação dos professores e dosdiscentes. É nesta perspetiva, que este desafio pretende dar respostas às necessidades daComunidade Educativa em termos pedagógicos e tecnológicos, de modo que este trabalhocolaborativo desenvolva, partilhe conhecimentos e construa competências na área das novastecnologias. OBJETIVOS DO PROJETO: Criar e dinamizar um clube de informática ou robóticaque se integre nas atividades de complemento curricular, assim como auxiliar os alunos narealização de trabalhos de programação propostos nas diversas disciplinas que compõem o seucurrículo; Melhorar nos alunos as competências básica na utilização das TIC, linguagens deprogramação e a ocupação saudável de tempos livres; Realizar atividades experimentais emáreas emergentes da robótica, linguagens de programação; Incluir desafios de aprendizagem emsites didáticos de forma a fomentar o estudo e a verificação de conhecimentos; Efetuar trabalhosinterdisciplinares, de enriquecimento pessoal ou de grupo; Construir uma página eletrónica paradivulgação das atividades desenvolvidas; Desenvolver aplicações/artefactos para ajudar osdiscentes da Educação Especial; Promover atividades de programação de tarefas rotineiras e acriação de protótipos para a recolha de resíduos e transporte de documentos no espaço escolar,Construção de robots que funcionem como ferramenta de videovigilância, sinalização,alarme/alerta; Promover visitas de estudo, feiras, palestras e Workshops com as entidadesparceiras e instituições relacionadas com a área da robótica; Realizar ações de formação deprofessores na área das TIC.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

7,5
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 43 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Chaves 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024