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Ficha de projeto

Nome

Escola Ciência Viva do Lousal

Valor total do projeto

35,2 mil €

Valor pago

24,62 mil €

Financiamento não reembolsável

35,2 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

02/C06-i04.02/2021.P41

Sumário

A Escola Ciência Viva do Lousal – A Escola é uma Mina, visa proporcionar aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico a oportunidade de frequentarem um espaço de aprendizagem com características singulares, onde poderão ter acesso a dinâmicas de aprendizagem que combinam ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática (STEAM). O programa de atividades proposto tem por base o trabalho prático e experimental em ambientes educativos característicos de um Centro Ciência Viva e, como tal, baseados na experimentação, contacto direto e análise crítica de diferentes aspetos de ciência e tecnologia. As atividades que compõem os curricula propostos são dinamizadas por comunicadores de ciência e professores em situação de destacamento no CCV do Lousal, complementadas com as participações de investigadores do tecido científico nacional. Serão abordadas diversas áreas científicas e tecnológicas que serão comuns aos diferentes anos da Escola Ciência Viva do Lousal. O critério de seleção de conteúdos, definição da metodologia de ensino e elaboração do programa educativo assenta na construção do conhecimento de uma forma crescente e gradual, tendo sido adotada uma divisão em subtemas que serão abordados com maior profundidade à medida que os alunos vão progredindo ao longo dos diferentes anos da Escola Ciência Viva.A Escola Ciência Viva do Lousal funcionará de segunda a sexta-feira, de acordo com o calendário letivo do 1º ciclo definido pela Direção Geral de Educação (DGE). Diariamente, as atividades decorrerão entre as 9H30 e as 16H00, incluindo o intervalo no período da manhã, e a interrupção para almoço.As atividades dinamizadas quer no espaço preparado para a Escola Ciência Viva, quer nos espaços do Centro Ciência Viva, do Museu Mineiro ou do exterior, nomeadamente na Corta Mineira, Galeria Mineira Waldemar e zona natural envolvente, considerarão dinâmicas de trabalho prático, saídas de campo, realização de jogos didáticos, desenvolvimento de atividades criativas, atividades de laboratório e o contacto direto com cientistas. Para o preenchimento da atividade semanal da Escola selecionaram-se conteúdos de ciência e tecnologia que acrescentarão competências e que catalisarão o processo de aprendizagem e construção do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Ao longo da semana serão abordadas temáticas de diferentes áreas do conhecimento, nomeadamente, astronomia (sistema solar); biologia (entomologia, botânica, ecossistemas), geologia (fósseis, rochas, solos e recursos minerais); engenharia e tecnologia (eletricidade, robótica, programação de computadores, linguagens digitais, ótica e magnetismo) e de química (segurança no laboratório, estados da matérias, moléculas e reações químicas).

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

10,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

35,2 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 69,9 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Grândola 35,2 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
30.04.2024