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Ficha de projeto

Nome

Clube Ciência Viva na Escola EB Santa Teresinha

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

6,22 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

01/C06-i04.02/2021.P860

Sumário

Tendo por base as aprendizagens essenciais do 1º ciclo, partiremos de leituras, em parceria com a Biblioteca Escolar, explorando conteúdos de forma articulada no português, estudo do meio, matemática, programação e inglês. A curiosidade/ questionamento darão início à pesquisa de soluções para um determinado problema, havendo, nessa procura, a promoção dos valores da cidadania: preparação dos alunos para a vida, para serem cidadãos proativos, participativos e humanistas, numa época de diversidade social e cultural crescente, em que é necessário travar as alterações climáticas, praticar a tolerância e a não discriminação, bem como a supressão do radicalismo e da violência.Assim, mediante as leituras efetuadas pelos alunos, por exemplo, sobre árvores de fruto, estes poderão aprender, na prática, sobre a importância das árvores, as suas características morfológicas e fisiológicas, as práticas agrícolas, tais como os processos de poda, a formação e preservação dos solos e da sua biodiversidade, a gestão de resíduos com a introdução dos mesmos na cadeia de valor, praticando uma economia circular; ou, a partir de leituras sobre hortícolas e o azeite, essas poderiam ser complementadas com o acompanhamento “in vivo” da produção de produtos hortícolas e do azeite, bem como, através da sua utilização numa alimentação equilibrada; partindo da diversidade etnobotânica da Serra da Gardunha, serão selecionadas espécies para cultivar no campo experimental envolvente à escola.Criaremos um espaço laboratorial e um campo experimental (ao ar livre) que contribuirá para uma visão integrada e integradora do conhecimento, ao promover a atividade experimental, envolvendo a colaboração entre alunos e agentes educativos, tendo por base o modelo de ensino focado em disciplinas fundamentais como as Ciências, a Tecnologia, a Engenharia, as Artes e a Matemática, com um tronco comum - as Línguas (português e inglês) / Humanidades. Os alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do 1º ciclo fora da cidade deslocar-se-ão, de autocarro, previsivelmente, uma vez por período ao laboratório do CCVnE. A combinação de diferentes ambientes de aprendizagem “Blended Learning (ou bLearning)", uma vez que possuirá diferentes espaços de aprendizagem, compostos por uma multiplicidade de recursos tecnológicos e mobiliário flexível, promovem múltiplas dinâmicas de atividade e, em conjunto, traduzem uma visão holística do processo de ensino e aprendizagem. Proporcionaremos, principalmente, os seguintes ambientes Híbridos de aprendizagem: Modelo de Rotação; Modelo Flex; Modelo Self- -Blend.As atividades práticas realizadas serão registadas em sequências fotográficas ou pequenos vídeos educativos que serão publicados pela Biblioteca/Centro de Recursos.As atividades a desenvolver contarão, ainda, com a colaboração de Centros Ciência Viva, Quinta Ciência Viva, Quinta Pedagógica, Clube Ciência Viva da Escola Secundária do Fundão, Institutos Politécnicos e Autarquia.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

8,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 62,3 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Fundão 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
05.09.2024