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Ficha de projeto

Nome

Ciência Viva em Frazão

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

10 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

01/C06-i04.02/2021.P784

Sumário

É urgente reconhecer o impacto do Homem e consciencializar para o uso sustentável dos recursos naturais e a preservação dos seus habitats. Neste sentido, pretendemos construir um charco no recinto escolar. Os charcos são autênticos laboratórios ao ar livre, na medida em que estas pequenas massas de água permitem o estudo da sua biodiversidade e de diversos processos ecológicos, envolvendo várias áreas da ciência, entre as quais a Biologia e a Química. O charco pode ser usado para realizar vários estudos, enquadrados no “Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória”. Visa envolver alunos de todos os ciclos do ensino básico. A observação dos astros desperta para a subtileza deste “pequeno ponto azul” na vastidão do cosmos e para a sua fragilidade. Realça a singularidade que permite a vida na Terra e o difícil equilíbrio que não pode ser perturbado. Assim, a divulgação, a prática e o estudo da astronomia também incentivam a prática de hábitos ambientalmente sustentáveis e a preservação da Natureza. Assim, pretendemos pôr em prática observações noturnas (planetas, nebulosas) e diurnas (Sol e Lua); observações em ocasiões particulares, como a ocorrência de eclipses e trânsitos; atividades de exploração nos equinócios, nomeadamente, experiências relacionadas com as sombras, nascimento e pôr-do-Sol, e a experiência de Eratóstenes. Estas atividades envolvem toda a comunidade educativa (alunos, pais e amigos) e terão visibilidade nos meios de comunicação social da escola, através de astrofotografias acompanhadas de textos informativos realizados pelos alunos. A programação e a robótica promovem o desenvolvimento da autonomia, concentração, raciocínio, criatividade e colaboração em equipa. Desenvolvem a aptidão para se envolver e resolver desafios, criar procedimentos, adequar estratégias e empreender novos projetos, preceitos fundamentais num mundo cada vez mais digital e em evolução tecnológica acelerada. Assim, pretendemos dinamizar o “Clube de Programação e Robótica” na escola.O modelo tradicional de ensino é ainda amplamente utilizado por muitos professores e educadores, em que os alunos fazem papel de ouvintes, não ocorrendo aprendizagem efetiva. Temos a ambição de mudar práticas letivas e adequar as estratégias de ensino aos alunos de hoje. Para isso, implementaremos o “Ensino Experimental das Ciências” no pré-escolar e 1º ciclo, segundo o qual os professores levantam problemas do quotidiano para que os alunos busquem as soluções, aplicando o método de investigação científica. Já nos 2º e 3º ciclos constituiremos o “Clube de Ciência”, um espaço onde os alunos poderão realizar atividades experimentais e pequenos projetos científicos, nas áreas da Química, Física e Biologia, culminando numa “mostra de ciência”, onde os alunos poderão realizar atividades experimentais e pequenos projetos científicos, culminando numa “mostra de ciência”, onde os alunos apresentarão os seus projetos à comunidade escolar.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

9,1
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 100 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Paços de Ferreira 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
05.09.2024