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Ficha de projeto

Nome

Às voltas com a Ciência

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

8 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

01/C06-i04.02/2021.P1080

Sumário

O Agrupamento localiza-se na vila sede do concelho e enquadra-se em meio rural. No concelho de Alpiarça subsistem alguns habitantes com baixos níveis de escolaridade e uma percentagem de analfabetismo superior ao valor de referência nacional. Alguns alunos são provenientes de famílias de baixos recursos socioeconómicos e culturais e outros são provenientes do Centro de Acolhimento Temporário de Crianças e Jovens, os quais necessitam de uma atenção especializada, pelo que a Escola, as atividades e oportunidades que esta oferece são fundamentais para o seu desenvolvimento e para a aquisição de competências para o futuro.Com a consciência de que vivemos um tempo em que as transformações ocorrem a uma grande velocidade, de que as tecnologias condicionam o nosso presente e de que os alunos precisam de desenvolver competências que lhes permitam estar equipados para o futuro, tendo em conta que todos são diferentes, é fundamental que sejam preparados para agir com espirito de cidadania, com vista à compreensão das questões científicas e tecnológicas, cada vez mais presentes no quadro mundial, bem como para interferir positivamente na comunidade da qual fazem parte.Por outro lado, no agrupamento existem poucos recursos e equipamentos não só para fazer face às exigências do currículo, mas também para desenvolver e otimizar conhecimentos e competências teórico práticos do domínio científico, nomeadamente no campo experimental.O projeto educativo do agrupamento assenta nos princípios fundamentais que se destacam: inovação, valorização das múltiplas inteligências, centralidade da sala de aula, centralidade da avaliação para as aprendizagens, equidade e inclusão. Recorrentemente, os nossos alunos têm evidenciando dificuldades na interpretação de textos, na análise de gráficos ou tabelas, na determinação de variáveis, na manipulação de materiais específicos, entre outras, que têm impedido desempenhos otimizados e um sucesso escolar pleno e consistente ao longo dos anos. Consideramos essencial reverter esta situação, pelo que é fundamental criar um espaço diferente, dinâmico, acolhedor, desafiante, que acolha todos e que permita desenvolver as aprendizagens essenciais articulando o ensino formal e o não formal num ambiente de aprendizagem que estimule o entusiasmo pela ciência. Deste modo, queremos criar um espaço que promova o trabalho de cariz interdisciplinar, envolvendo as áreas das ciências com outras áreas disciplinares, de modo a contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa. Um espaço que promova a dinamização do trabalho de projeto e do trabalho prático e experimental, agregador de conhecimentos e práticas de diferentes áreas, prestando um serviço educativo de qualidade que para além do desenvolvimento pessoal dos intervenientes, permita sedimentar a inclusão, o desenvolvimento e a disseminação das aprendizagens.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

10,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 80 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Alpiarça 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
05.09.2024