Saltar para o conteúdo principal da página
A carregar...

Ficha de projeto

Nome

Clube Ciência Viva na EB1 JI AEFHP “Aprender com STREAM”

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

8,56 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

01/C06-i04.02/2021.P1009

Sumário

O CCVnE a instalar pretende dinamizar ações destinadas a alunos, mas também a docentes, famílias e comunidade escolar/local, promovendo a aquisição de conhecimentos e competências, num meio onde escasseiam atividades científicas e culturais e em que as expectativas em relação à escola são, de um modo geral, baixas. Promoverá uma educação e cultura científicas necessárias à integração plena numa sociedade em constante mudança. No pré-escolar dinamizar-se-á por ano letivo duas sessões, por trimestre e em contexto de sala de aula, em cada um dos grupos do JI. A educadora de infância será coadjuvada presencialmente por um docente da equipa do CCVnE. Em cada uma das sessões será implementado um cenário de aprendizagem construído, colaborativamente por uma equipa multidisciplinar (educadora de infância e equipa de docentes do CCVnE), recorrendo a metodologias como o Storytelling, o Inquiry Based Learning ou o Projet Based Learning e de acordo com as orientações curriculares. Realizar-se-á em cada ano letivo pelo menos uma sessão, por videoconferência, entre uma turma da EB1 e um grupo do JI para divulgação do trabalho realizado e/ou resolução de um problema em conjunto, dando ênfase ao trabalho em grupo por parte dos alunos e ao trabalho experimental.No 1º ciclo implementar-se-á semanalmente na disciplina de Oferta Complementar (1h semanal),, designada por “Aprender com STREAM”, os cenários de aprendizagem desenhados por uma equipa multidisciplinar (professora titular de turma e equipa de professores do CCVnE) em que mobilizar-se-á as aprendizagens essenciais das diferentes áreas curriculares para um dado ano de escolaridade. Utilizar-se-á as metodologias já indicadas atrás. O professor titular de turma será coadjuvado semanalmente na implementação do cenário de aprendizagem por um docente da equipa CCVnE. Realizar-se-á em cada ano letivo e por turma: i) pelo menos uma sessão, por videoconferência, entre dois grupos de EB1 ou um grupo do JI e turma da EB1 para divulgação do trabalho realizado ou resolução de um problema em conjunto; ii) uma sessão de divulgação científica com um investigador.Ao longo do triénio 22/25, cada uma das turmas realizará pelo menos uma visita de estudo a um Centro Ciência Viva, Centro de Investigação ou MakerSpace da Biblioteca Municipal da Covilhã e uma saída de campo.Para apoiar a cocriação dos cenários de aprendizagem, far-se-ão ações de curta duração de capacitação docente nas áreas STREAM.Dinamizar-se-á workshops temáticos e ações de literacia digital, científica e tecnológica para Pais, Encarregados de Educação e Comunidade Local em geral.Participar-se-á numa rede regional de CCVnE que terá por objetivo estimular a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre escolas de agrupamentos diferentes.No final de cada ano letivo, promover-se-á a avaliação do impacto no processo de aprendizagem e o grau de satisfação do CCVnE através da aplicação de questionários online a todos os intervenientes.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

10,0
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 85,6 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Covilhã 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
05.09.2024