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Ficha de projeto

Nome

CCV Penacova

Valor total do projeto

10 mil €

Valor pago

10 mil €

Financiamento não reembolsável

10 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

30.06.2026

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Impulso Jovens — CTEAM

Código de operação

01/C06-i04.02/2021.P1006

Sumário

Atividade 1: “Experimentar Ciência para compreender fenómenos”: Pretende-se dinamizar atividades para todos os alunos desde o pré-escolar ao ensino secundário e para alunos do ensino regular e profissional, que promovam o envolvimento, a aprendizagem e consolidação de conhecimentos. Para isso, é necessário promover uma articulação eficaz com os diferentes grupos disciplinares, para que incluam as várias áreas de forma integrada. Atividade 2: “Investigadores vêm à Escola… partilhar práticas e conhecimento”: Palestras dirigidas ao público escolar e à comunidade são sempre oportunidades de enriquecimento. Com esta atividade pretende-se convidar diferentes especialistas/investigadores para na escola sede ou em espaço apropriado partilharem o que fazem e como o fazem. Atividade 3: “Alunos em visita… a ciência dos Centros Ciência Viva, museus e outros…”: Para implementar a aprendizagem fora da escola as visitas a Centros de Ciência, Museus e indústrias tende a ser uma forma muito eficaz de vivenciar experiências e abordagens muito diferentes. Atividade 4: “Ler… e experimentar”(articulação com BE): A importância de formar leitores críticos e conscientes é uma das metas porque todos se esforçam. Nos documentos orientadores surge a leitura definida como: “uma condição básica transversal a todo o conhecimento, uma competência multimodal de literacia que combina diferentes linguagens, textos e formatos, e um direito humano com impacto direto no crescimento pessoal dos indivíduos, no desenvolvimento económico, social e cultural do país e na qualidade da nossa democracia, inclusão e cidadania.” No sentido de descodificar a ciência presente nos diferentes documentos, livros, excertos, usado ao longo do percurso escolar, dinamizar atividades de ciência, para a compreensão dos fenómenos aí descritos. Atividade 5: “Workshops: Vamos aprender a programar”: Desenvolver atividades Steam…, iniciando o gosto pela programação e resolução de problemas. Atividade mais dirigida para os alunos do ensino básico em colaboração com área de Informática. Atividade 6: “Saídas de campo… o património natural à nossa volta”: Atividade mais vocacionada para alunos do 3.º ciclo e secundário e à comunidade em geral. Visa estudar e identificar paisagens, estruturas e deformações geológicas; processos geológicos conducentes à formação de minerais e rochas; reconstituir a história geológica da região; estudar os recursos geológicos da região e sensibilizar para a sua preservação. Atividade 7: “Exposição de trabalhos dos alunos”: No âmbito das diferentes aprendizagens essenciais dos ciclos de ensino, os alunos realizam pesquisa, registo e tratamento de informação, produzindo pequenos protótipos que mostram à comunidade educativa, em dias específicos ou em feiras de Ciência. Atividade 8: Como membros de uma comunidade Ciência viva todos aos participantes têm atividades para partilhar. Esta atividade dirige-se a todos os alunos do Agrupamento e a toda a comunidade escolar.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

9,1
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

10 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 100 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Penacova 10 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
05.09.2024