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Ficha de projeto

Nome

LIDA - Literacia Digital e Alfabetização – uma aposta das empresas na responsabilidade social

Valor total do projeto

330 mil €

Valor pago

33 mil €

Financiamento não reembolsável

330 mil €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2021

Data de conclusão

31.12.2025

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Incentivo Adultos

Código de operação

01/C06-i03.01/2022.P2606

Sumário

O projeto prevê conjugar TRÊS TIPOS DE AÇÕES, às quais estão associadas investimentos específicos. As ações são as seguintes: AÇÕES DE TIPO 1 – AÇÕES DE MARKETING SECTORIAL - a desenvolver com associações e que visam promover o projeto junto dos seus associados/empresas do setor, tendo por fim a divulgação da ideia de responsabilidade social ligada à facilitação da escolarização dos colaboradores) – este tipo de ações podem também decorrer em parceria com empresas de SHST (nesse caso as ações não são de âmbito sectorial, mas têm o mesmo fim, de apelo à responsabilidade social ligada à facilitação da escolarização dos colaboradores). Conjugam-se aqui meios físicos e meios digitais porque parte das pessoas a quem se dirigem podem estar desligadas dos meios de comunicação digital (alarga-se assim o público-alvo destas ações). As AÇÕES DE TIPO 1 serão personalizados por associação parceira (ou por empresa de SHST parceira / ou outra) e terão o contacto direto da MEDIADORA, a qual fará um atendimento personalizado a empresas. AÇÕES DE TIPO 2 - AÇÕES DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAL - a desenvolver em parceria com empresas que manifestem abertura à iniciativa (PME aderentes), na sequência ou não das AÇÕES DE TIPO 1. Trata-se da realização de campanhas com meios físicos, nas instalações das PME aderentes (cartaz informativo e/ou roll up) – estes meios visam “abrir a mente” do colaborador para este se interessar pela sua escolarização, alfabetização ou desenvolvimento da literacia digital. Mais uma vez, terão o contacto direto com a MEDIADORA, a qual fará um atendimento personalizado dos adultos. Estes “cartazes” serão complementados por “sessões de informação e sensibilização”, planeadas em conjunto com a PME aderente e nas instalações da empresa. AÇÕES DE TIPO 3 – AÇÕES DE INFORMAÇÃO, ORIENTAÇÃO e FORMAÇÃO DE ADULTOS - a desenvolver com os adultos aderentes (interessados em receber informações ou aumentar competências/escolaridade). Estes 3 TIPOS DE AÇÕES têm associados os INVESTIMENTOS previstos no projeto, que são de 2 TIPOS: INVESTIMENTOS DE TIPO A – Desenvolvimento e aquisição de materiais de Marketing e Informação (personalizados para as AÇÕES DE TIPO 1 e 2) INVESTIMENTOS DE TIPO B – Equipamentos informáticos para os “adultos em processo de formação em literacia digital” (para as AÇÕES DE TIPO 3) Nos investimentos aqui previstos, a entidade promotora do Centro Qualifica Comenius, seguirá o Código de Contratos Públicos, uma vez que é uma entidade equiparada a “Entidade Adjudicante”. Em ambos os casos, as contratações decorrerão no início do projeto (primeiro mês do biénio) sendo contratados os prestadores de serviços que assegurem, para o período de 2 anos, o desenvolvimento de campanhas de marketing e informação (sectorial e empresarial) e o fornecimento de computadores (em regime de aluguer).

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

79,5
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

330 mil €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 10 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Porto 330 mil € ,
Fonte AD&C, EMRP
16.05.2024