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Projeto PRR

Criação e desenvolvimento do Laboratório de Estudos e Tecnologia Automóvel - Centro Tecnológico Especializado de Me

Ficha de projeto

Nome

Criação e desenvolvimento do Laboratório de Estudos e Tecnologia Automóvel - Centro Tecnológico Especializado de Me

Valor total do projeto

1,6 milhões €

Valor pago

479,47 mil €

Financiamento não reembolsável

1,6 milhões €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.10.2023

Data de conclusão

31.12.2025

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Modernização das instituições de ensino e formação profissionais

Código de operação

01/C06-i01.01/2022.P3987

Sumário

As opções de ação e investimento no CTE proposto foram idealizadas para transformar um espaço oficinal num laboratório automóvel dotado de capacidades de teste e ensaio a automóveis de diferentes gerações e características e oferecer com isso um ensino e uma formação de excelência, assente na digitalização, na abordagem por projetos, no trabalho colaborativo e na educação 5.0. A relação com as entidades parceiras protocoladas será um pilar na alavancagem do CTE no que toca ao potencial de investigação e desenvolvimento, divulgação da oferta, formação e capacitação dos docentes e dos alunos como futuros profissionais e na estratégia a seguir, que deverá repercutir o estado da arte e as necessidades do sector. A criação do CTE permitirá: - Fornecer serviços técnicos especializados às empresas locais que atuam no sector da mecatrónica automóvel, bem como setores conexos; - Realizar investigação e desenvolvimento de soluções de sistemas de condução, soluções sustentáveis aplicadas ao automóvel, sistemas de segurança, sistemas de energia e propulsão, a integração de sistemas e a conectividade, e outras que possam ser aplicadas em setores específicos para melhorar a eficiência e a eficácia dos processos; - Fornecer formação para os trabalhadores das empresas locais, em áreas da mecatrónica automóvel, como a eletrónica, a automação, a robótica, a digitalização, a sustentabilidade entre outras, contribuindo para o desenvolvimento de uma mão-de-obra mais qualificada e especializada; - Testes e validação: o CTE pode realizar testes, ensaios e validação de técnicas, peças, componentes, conjuntos e outros, avaliando o desempenho a vários níveis, como a segurança, rendimento e sustentabilidade; - Consultoria técnica: o CTE pode fornecer serviços de consultoria técnica para empresas do setor automóvel; - Parcerias estratégicas no estabelecimento de novos protocolos com empresas do setor automóvel, universidades e autarquias, criando um ambiente propício para a troca de conhecimentos e o desenvolvimento conjunto de projetos e iniciativas que possam contribuir para o avanço do setor; - Continuar a colocar no mercado de trabalho profissionais qualificados, mas com um nível de conhecimento superior, proporcionado pelas condições que o CTE oferecerá; - Manter-se atualizado em relação às tendências e inovações tecnológicas do setor, apostando na manutenção do CTE em níveis de serviço adequados do ponto de vista do conhecimento e tecnologia disponível. O CTE irá ser equipado com equipamentos de última geração, tecnologicamente avançados, com integração de recursos digitais e acesso à rede, energeticamente mais eficientes, ambientalmente mais sustentáveis e certificados, que se podem dividir em grupos: - infraestrutura; - diagnóstico e dados técnicos; - motor e sistemas de propulsão; - sistema de direção; - sistemas de segurança; - inspeção automóvel; - climatização; - sistemas de travagem; - sistemas de transmissão; - serralharia; - eletricidade/eletrónica.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

65,3
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

1,6 milhões €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 30 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Oeiras 1,6 milhões € ,
Fonte EMRP
19.12.2024