Projeto PRR
CTE-Informática do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas
Ficha de projeto
Nome
CTE-Informática do Agrupamento de Escolas José Belchior ViegasValor total do projeto
1,08 milhões €Valor pago
324,99 mil €Financiamento não reembolsável
1,08 milhões €Financiamento por empréstimos
0 €Data de início
01.09.2023Data de conclusão
31.12.2025Dimensão
ResiliênciaComponente
Qualificações e competênciasInvestimento
Modernização das instituições de ensino e formação profissionaisCódigo de operação
01/C06-i01.01/2022.P3915Sumário
A E.S. José Belchior Viegas, para a lecionação dos cursos profissionais de informática, dispõe de três laboratórios de informática e as atividades do clube da robótica decorrem no Centro de Aprendizagem da Biblioteca Escolar. Assim, o presente projeto visa a modernização destes espaços. No que concerne às exigências curriculares das disciplinas da componente técnica, cada laboratório serve um propósito distinto e, para melhor identificação, recebeu um nome temático:- Laboratório do hardware: a disciplina de Arquitetura e Sistemas Operativos é de um cariz extremamente prático, pelo que avarias na rede ou nos equipamentos de informática, da escola representam oportunidades de aprendizagem. Os alunos, em ambiente pedagógico, podem contribuir para a manutenção do parque informático da escola e "Aprender Fazendo!".- Laboratório da programação: trata-se de um espaço criativo, a partir dos quais os alunos irão desenvolver o raciocínio lógico e dedutivo, com a criação de algoritmos para a resolução de problemas. Assim, optou-se pela inclusão de equipamentos que fazem uso do sistema operativo OSX, de forma a proporcionarmos uma experiência mais ampla, no que concerne à utilização de diferentes ambientes computacionais.- Laboratório de desenvolvimento de jogos: A "gamificação" de conteúdos é uma área em plena expansão, pelo que, de forma a estimular os alunos, é extremamente útil dispor de um espaço que permita o desenvolvimento de jogos para as mais variadas plataformas, incluindo ambientes imersivos, como a realidade virtual e aumentada. Desta forma, para além da programação, os alunos devem desenvolver competências na área do desenho vetorial e 3D, de forma a criar as personagens para as quais vão doar comportamento, através da programação.- Laboratório das redes de computadores: neste espaço, haverá uma verdadeira infraestrutura de rede, separada da rede da escola, na qual os alunos podem treinar a configuração de todo o tipo de equipamentos passivos e ativos, tal como se estivessem a trabalhar em ambiente real.- Centro de Aprendizagem: trata-se de um espaço dinâmico (serve de sala de estudo, sala de aula ou de espaço criativo), no qual, de forma colaborativa, se desenvolvem projetos multidisciplinares, à semelhança dos que são criados pelo clube de robótica. Neste sentido, pretendíamos converter aquele espaço num verdadeiro "MakerSpace", no qual é possível "passar da ideia ao objeto", a partir da disponibilização de materiais e de ferramentas tecnológicas de construção/criação. Um espaço assim é ótimo para a abordagem pedagógica do tipo STEAM e "Project Based Learning", algo que se coaduna perfeitamente com o perfil do aluno deste CTE. Os restantes alunos e professores da escola podem também beneficiar deste espaço e melhorar as aprendizagens.- Sala dos servidores: atendendo à obsolescência dos equipamentos desta sala, vamos adquirir novos servidores de forma a incrementar a segurança, redundância e melhoria da velocidade no acesso aos recursos.
Beneficiários
As duas tipologias são:
- Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
- Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.
Aviso de Candidaturas
Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.
A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.
Nota final da avaliação
Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.
Critérios de seleção
Beneficiários
Beneficiários intermediários
Contratação pública
Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.
De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.
Distribuição geográfica
1,08 milhões €
Valor total do projeto
Percentagem de valor já pago para a execução de projetos
, 30 %,Onde foi aplicado o dinheiro
Por concelho
1 concelho financiado .
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São Brás de Alportel 1,08 milhões € ,