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Ficha de projeto

Nome

CTE – Tecnológico Industrial para a área de Educação e Formação: 811. Hotelaria e Restauração

Valor total do projeto

1,34 milhões €

Valor pago

669,36 mil €

Financiamento não reembolsável

1,34 milhões €

Financiamento por empréstimos

0 €

Data de início

01.01.2024

Data de conclusão

31.12.2024

Dimensão

Resiliência

Componente

Qualificações e competências

Investimento

Modernização das instituições de ensino e formação profissionais

Código de operação

01/C06-i01.01/2022.P3914

Sumário

Esta candidatura tem como objetivo criar condições para a inovação educativa e pedagógica, através da modernização dos espaços e equipamentos tecnológicos da escola destinados à prática educativa e formativa. É também objetivo consubstanciado no Plano de Ação para a Transição Digital criar condições para a inovação educativa e pedagógica através do desenvolvimento de competências em tecnologias digitais, da sua integração transversal nas diferentes áreas curriculares e da modernização do sistema educativo português. Na sociedade atual, as qualificações e as competências são o principal motor da competitividade, coesão e bem-estar. Apesar dos progressos notáveis nas últimas décadas, Portugal apresenta ainda um défice de qualificações significativo, sobretudo ao nível das qualificações intermédias (ISCED 3-4), correspondentes ao ensino secundário e profissional. O Relatório PISA, mostra-nos que Portugal está entre os países da OCDE em que o número de computadores por escola tem uma correlação mais forte com as aprendizagens. Está identificada a necessidade de desenvolvimento de competências de raciocínio científico, de trabalho colaborativo e de projeto e, em muitas circunstâncias, de conhecimentos de programação, promovendo dimensões e objetivos identificados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O PRR considera ainda, a necessidade de promover reformas e investimentos que visem robustecer a infraestrutura tecnológica das escolas, no que respeita a equipamentos, acesso à internet, reforçar as competências digitais dos professores, desenvolver os conteúdos educativos digitais e desmaterializar os recursos didático-pedagógicos. A Alternância - Ensino e Formação Profissional, CRL conta com um histórico de 40 anos de atividade no ensino profissional e tem mantido elevados índices de qualidade no ensino, que em muito se deve à capacidade e competência não só dos seus recursos humanos, mas também ao investimento e atualização de equipamentos adequados ao perfil dos cursos que ministra. É certo, que num mundo em constante mudança, em que a tecnologia evolui a cada dia que passa, é preciso acompanhar as constantes alterações subjacentes a essa evolução. É proprietária da Escola Profissional Alternância (EPA), que conta com 20 anos e segue os princípios atrás referidos e os resultados obtidos. Desta forma, a EPA pretende com a implementação deste projeto, proceder à aquisição de equipamentos destinados à prática educativa e formativa; à modernização da infraestrutura tecnológica, diretamente relacionada com a instalação e funcionamento dos equipamentos destinados à prática educativa e formativa; e ao apetrechamento e requalificação de espaços, diretamente relacionados com a prática educativa e formativa. Com estas ações pretende-se promover um ensino-aprendizagem que prime pela inovação, diferenciação pedagógica, permitindo aos alunos um contacto permanente com equipamento / ferramentas de topo.

Beneficiários

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, existem duas tipologias de beneficiário que têm a responsabilidade de executar os projetos, aplicando o financiamento recebido. Dado o seu papel comum, a referência a estas duas tipologias de beneficiário foi simplificada e unificada no termo “Beneficiário”.
As duas tipologias são:
  • Beneficiários Diretos são aqueles cujos financiamento e projetos a executar constam do Plano de Recuperação e Resiliência negociado e aprovado pela União Europeia;
  • Beneficiários Finais são aqueles cujos financiamento e projetos a executar são aprovados após um processo de seleção, feito através de Avisos de Candidaturas.

Aviso de Candidaturas

Na realização dos Avisos de Candidaturas são solicitadas candidaturas para a escolha dos projetos e dos beneficiários finais a quem é atribuído o financiamento.

A avaliação do projeto é realizada com base na sua conformidade com os critérios de seleção definidos nos avisos de candidatura, podendo ser atribuída uma nota final, quando aplicável.

Nota final da avaliação

78,6
Nota importante

Poderá encontrar os componentes do cálculo da nota de avaliação no documento de critérios de seleção referenciado em baixo.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção de financiamento a que este projeto e respetivo beneficiário final esteve sujeito e a sua classificação podem ser consultados em detalhe na plataforma Recuperar Portugal.

Beneficiários

Beneficiários intermediários

Beneficiários

Contratação pública

Os Beneficiários que sejam entidades públicas operacionalizam o seu projeto através da celebração de um ou mais contratos de fornecimento de bens ou serviços com entidades fornecedoras, através de procedimentos de contratação pública.

De forma a garantir e disponibilizar o máximo de transparência na contratação pública, é aqui disponibilizada a listagem dos contratos que foram celebrados ao abrigo deste projeto e respetivo detalhe que poderá consultar na plataforma Base.Gov. De realçar que de acordo com a legislação em vigor no momento da celebração do contrato, existem exceções que não exigem a sua publicação nesta plataforma, pelo que nesses casos, poderá não existir informação disponível.

Distribuição geográfica

1,34 milhões €

Valor total do projeto

Percentagem de valor já pago para a execução de projetos

, 50 %,

Onde foi aplicado o dinheiro

Por concelho

1 concelho financiado .

  • Matosinhos 1,34 milhões € ,
Fonte EMRP
19.12.2024