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Project sheet

Name

Os Fantásticos da Natureza .

Funding amount

292,88 thousand € .

Value executed

292,88 thousand € .

Operation code

POSEUR-03-2215-FC-000019 .

Conclusion date

28.11.2018 .

Summary

Em Portugal continental, existem, atualmente, 13 Parques Naturais: Montesinho; Douro Internacional; Litoral Norte; Alvão; Serra da Estrela; Tejo Internacional; Serras de Aire e Candeeiros; São Mamede; Sintra-Cascais; Arrábida; Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina; Vale do Guadiana; e Ria Formosa. Existe ainda um parque nacional: Peneda-Gerês. Uma vez que as atividades previstas neste projeto têm aplicação transversal à grande maioria das áreas protegidas e classificadas em Portugal e a necessidade de proporcionar materiais pedagógicos, informativos e de sensibilização especificamente destinados à comunidade escolar é premente em todas as áreas protegidas, entendemos que seria importante abranger todos os parques naturais existentes em território continental, assim como o Parque Nacional Peneda-Gerês, ganhando assim economia de escala, eficiência maximizada de recursos financeiros e mitigando a repetição de estudos e análises técnicas. Desta forma, as nossas atividades incidirão sobre estas catorze áreas protegidas, salvaguardando naturalmente nas atividades apresentadas as especificidades e particularidades de cada área protegida. Este projeto está composto de cinco atividades distintas, todas elas de muito grande escala (pela sua abrangência temática e territorial) e de elevado carácter inovador, pois, ao que apurámos, não existem registos da existência de qualquer destes produtos / materiais pedagógicos elaborados de forma sistematizada como a que propomos e destinados diretamente à comunidade escolar, pelo que este projeto incorpora um elevado grau de inovação, fazendo uso das mais recentes tecnologias. Aliás, o parecer favorável do ICNF e o interesse demonstrado pela APA e por outros organismos públicos aos quais apresentámos este projeto são, em nosso entender, reveladores do elevado grau de inovação e da importância/necessidade em reforçar a aposta na temática da Educação Ambiental, particularmente junto dos públicos mais jovens. Pretendemos envolver nas diferentes atividades deste projeto crianças e jovens desde o pré-escolar até ao ensino superior, tendo elaborado as diferentes atividades também tendo em consideração as necessárias questões pedagógicas inerentes a públicos tão diversificados. Apresentamos de seguida uma pequena síntese das atividades propostas nesta candidatura: 1. Concurso de ideias promovido em todas as escolas do país, do pré-escolar ao secundário, englobando duas categorias: uma categoria denominada «Conta-me uma história», que contempla a elaboração de uma história temática sobre uma das áreas protegidas englobadas neste projeto e uma categoria única, denominada "Os fantásticos da Natureza", para a criação de quatro mascotes, (Proteção dos Habitats, Proteção da Fauna, Proteção da Flora e Sensibilização Ambiental), a utilizar nas atividades subsequentes. 2. Série de animação dedicada à sensibilização ambiental: “Os Fantásticos da Natureza”, que pretende criar um conjunto de vídeos animados, devidamente organizados em formato "dicas" e "sabias que" por cada uma das áreas protegidas abrangidas, abordando temas relacionados com a biodiversidade (fauna (incluindo avifauna) e flora), habitats, património histórico e cultural, para além da promoção do uso sustentável dos recursos, das boas práticas e da sensibilização ambiental. 3. Publicação, em formato "Banda Desenhada", das principais "dicas" e "sabias que" para cada um dos parques, atividade que pretende complementar a atividade anterior, dotando diretamente os parques nacionais de instrumentos inovadores para a promoção dos Valores Naturais, Paisagísticos, Culturais e Socioeconómicos, do Uso Sustentável dos Recursos e da Sensibilização Ambiental junto das camadas jovens. 4. Jogo interativo "Veste a capa e Protege a Natureza", que pretende criar um jogo didático e pedagógico (estilo Super Mário Brothers) em que o jovem teria de efetuar diversas etapas para cumprir as "dicas" e os "sabias que" de cada cenário. Teria um cenário/nível por cada parque natural/nacional e permitiria assim utilizar de outra forma inovadora a recolha de informação preparada para a atividade n.º 2, proporcionando uma ferramenta lúcida de matriz educativa e preparada/destinada especificamente aos jovens. 5. Curso em e-Learning sobre a Biodiversidade em Portugal, que pretende proporcionar uma ferramenta de acesso e utilização fácil, apresentando conteúdos mais completos e sistematizados para objetivos concretos de aprendizagem, elaborado com um elevado rigor científico, destinando-se a jovens que frequentem já o ensino secundário, ensino médio e ensino superior, sendo disponibilizado em duas versões: SCORM e MOOC. No âmbito deste projeto serão disponibilizados conteúdos, ferramentas e materiais pedagógicos de aplicação horizontal (contendo informações comuns a todas as áreas protegidas englobadas) e verticais, devidamente adaptados a cada uma das áreas protegidas. Estas ficarão à disposição dos diferentes parques naturais/nacionais, à disposição do ICNF, das escolas e dos docentes, para além de contarem com a participação ativa da comunidade escolar na sua própria elaboração e de ficarem à disposição da mesma.

Geographic distribution of financing

292,88 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By region

5 regions financed .

  • Alentejo 58,58 thousand € ,
  • Algarve 58,58 thousand € ,
  • Lisbon Metropolitan Area 58,58 thousand € ,
  • Center 58,58 thousand € ,
  • North 58,58 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024