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Project Portugal 2020

Campanha de sensibilização intermunicipal para a recolha seletiva e compostagem doméstica na Região do Cávado.

Project sheet

Name

Campanha de sensibilização intermunicipal para a recolha seletiva e compostagem doméstica na Região do Cávado. .

Funding amount

285,13 thousand € .

Value executed

285,13 thousand € .

Operation code

POSEUR-03-1911-FC-000105 .

Conclusion date

28.05.2019 .

Summary

A presente Operação pretende desenvolver na região do Cávado atividades de sensibilização sobre a temática dos resíduos domésticos junto da população, no sentido da implementação de um sistema ambientalmente mais sustentável. A Operação é composta por três componentes: Componente 1 - Campanha de sensibilização para recolha seletiva, é composta pela seguinte ação: • Ação 1 - Sensibilização para a recolha seletiva em áreas piloto urbanas, com entrega de ecopontos domésticos à população: consiste numa campanha de sensibilização direcionada à população residente nas cidades e vilas do território. Pretende-se selecionar áreas (bairros) em cada um dos municípios e aí desenvolver a campanha, através da sensibilização para a importância da recolha seletiva como incremento de valorização dos resíduos sólidos urbanos, e a mais-valia ambiental e social associada, e entregar 5000 ecopontos domésticos a famílias residentes nas áreas piloto definidas em cada um dos seis municípios. Será desenvolvido uma monitorização do comportamento ao nível de resíduos nestas áreas, durante 12 meses, com base na aplicação de um inquérito junto das famílias que receberam o ecoponto doméstico. Pretende-se perceber da adesão das famílias à campanha de recolha seletiva. Componente 2 - Campanha de sensibilização para a Compostagem doméstica, é composta pelas seguintes ações: • Ação 1 - Sensibilização da comunidade escolar e população para a compostagem doméstica com entrega de compostores domésticos: Com esta ação pretende-se sensibilizar a comunidade escolar (preferencialmente direcionada para alunos do 2.º e 3 ciclo) e população em geral da NUT III Cávado para a importância e mais-valia da compostagem doméstica como forma de valorização dos resíduos biodegradáveis disponíveis nas escolas (restos de comida, cortes de jardins, folhas de arvores) e nas habitações particulares (restos de comida etc.) e obtenção de um composto fertilizante. Serão distribuídos 1500 compostores a famílias e 150 a escolas. • Ação 2- Realização de Palestras e Workshops informativos: em complemento à realização da ação anterior, é preconizada a realização de palestras e workshops sobre a compostagem doméstica, com parte teórica e prática, com o objetivo de sensibilizar e informar sobre as técnicas da compostagem, disponibilizando um guia prático de compostagem aos participantes (escolas e famílias) em todos os municípios do Cávado. Componente 3 - Comunicação e Divulgação, é composta pelas seguintes ações: • Ação 1 - Campanha de Comunicação nos média locais: pretende-se desenvolver uma campanha de comunicação integrada, para as duas temáticas abordadas pela campanha de sensibilização intermunicipal, nos média locais (Rádios e Jornais locais e regionais), direcionada à população em geral, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da gestão de resíduos urbanos e valorização dos resíduos biodegradáveis. • Ação 2 - Peça de teatro sobre recolha seletiva nas escolas: pretende-se informar e sensibilizar a população escolar através de peça de teatro temática a desenvolver em escolas de todos os municípios da NUT III Cávado. Através desta forma de expressão artística, pretende-se passar informar e sensibilizar a população escolar para a temática dos resíduos, e da importância da recolha seletiva e da valorização dos resíduos. • Ação 3 – Aquisição de soluções de merchandising: pretende dotar a campanha de brindes / soluções de merchandising, para distribuição pela população escolar, com o objetivo de promover e divulgar a campanha. • Ação 4 – Flyers informativos sobre recolha seletiva: o objetivo desta ação é o desenvolvimento e aquisição de flyers informativos sobre a recolha seletiva, para disponibilização nas campanhas de sensibilização junto das escolas e da população em geral.

Geographic distribution of financing

285,13 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

6 counties financed .

  • Braga 125,68 thousand € ,
  • Barcelos 81,49 thousand € ,
  • Vila Verde 35,38 thousand € ,
  • Esposende 23,1 thousand € ,
  • Amares 13,2 thousand € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024