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Project Portugal 2020

Alimentação artificial do troço costeiro da Costa Nova - Vagueira com inertes provenientes do depósito existente na zona de atividades logísticas e industriais do Porto de Aveiro

Project sheet

Name

Alimentação artificial do troço costeiro da Costa Nova - Vagueira com inertes provenientes do depósito existente na zona de atividades logísticas e industriais do Porto de Aveiro .

Funding amount

5,82 million € .

Value executed

5,82 million € .

Operation code

POSEUR-02-1809-FC-000051 .

Conclusion date

18.04.2023 .

Summary

Com esta operação pretende-se proceder à deposição na deriva litoral de sedimentos, no troço costeiro a sul da barra de Aveiro, entre a Costa Nova e a Vagueira, que ao longo do tempo tem vindo a apresentar uma tendência erosiva acentuada com recuos, em média cerca de 200 a 250 metros nos últimos 60 anos, através da remoção das areias existentes num depósito no Porto de Aveiro. A empreitada a realizar no âmbito da operação, assume um carácter estrutural e de impacte sistémico na redução da erosão costeira, face à magnitude de sedimentos a movimentar, visando assegurar a sustentabilidade e a manutenção da linha de costa a médio prazo, minimizando e mitigando os conflitos decorrentes do avanço das águas, antecipando ainda riscos e cenários potenciados pelas alterações climáticas, através de uma perspetiva de maior durabilidade dos efeitos da presente intervenção, conforme preconizado no Grupo de Trabalho do Litoral (GTL) e Grupo de Trabalho dos Sedimentos (GTS), tendo um contributo de cerca de 1.800 metros de extensão de faixa costeira intervencionada. Salienta-se que esta faixa se situa adjacentemente à malha urbana da Costa Nova, permitindo sustentar a consolidação da linha de costa de forma continuada, diminuindo progressivamente as necessidades de intervenções reativas. Existe um depósito de inertes localizados na denominada Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI) do Porto de Aveiro. A Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) já forneceu inertes para a execução de diversas obras de defesa costeira. O Protocolo assinado entre a APA, S.A. e a APA, I.P., em 15/06/2016, prevê o fornecimento da totalidade dos inertes ainda disponíveis em stock (o projeto de execução refere 1.110.000 m3), para execução da intervenção que agora se candidata ao POSEUR, a qual é prioritária e contribuirá para mitigar o défice sedimentar e, consequentemente, para a atenuação do processo erosivo. De referir que a ZALI compreende uma área com 84 hectares, localizada em zona contígua ao Terminal de Contentores e ao Terminal Ro-Ro do Porto de Aveiro (TCRR), destinada à futura instalação de unidades logísticas ou industriais, e encontra-se parcialmente ocupada por depósitos de dragados, maioritariamente constituídos por areias. Por outro lado, a bacia de manobras e de acostagem da ZALI não se encontra totalmente dragada, permanecendo ainda por remover uma zona adjacente à proteção marginal provisória, designada como “ilha”, com um volume estimado de mais de 1,2 milhões de metros cúbicos de areias e de lodos arenosos. A APA, S.A., por ter necessidade de proceder à execução dos trabalhos de infraestruturação da ZALI (Fase 1), objeto de uma candidatura submetida ao COMPETE 2020, removerá da plataforma um volume de sedimentos, com cerca de 380.000 m3, operação intrinsecamente de cariz portuário, e que por os inertes serem maioritariamente constituídos por siltes e material lodoso, serão também encaminhados para a deriva litoral, entre o 3º e o 5º esporão a sul da Costa Nova, mas serão imersos a uma profundidade superior que os restantes sedimentos. Da bacia portuária da ZALI (“ilha”) serão dragados 1.265.000 m3, procedendo-se à repulsão do material dragado por “rainbow”, na deriva litoral, entre o 3º e o 5º esporão a sul da Costa Nova. Estes encargos financeiros serão apenas da APA, S.A., que embora não tenham sido incluídos no investimento total da operação, são trabalhos complementares aos trabalhos previstos serem executados pela APA, I.P. (beneficiário único da operação), dado que através da execução das duas intervenções serão colocados mais de 2 milhões de m3 de sedimentos na deriva litoral. De referir que a candidatura da APA, S.A. ao COMPETE 2020 inclui a infraestruturação das fases 1 e 2 da ZALI. Estes sedimentos da responsabilidade da APA, S.A., no total de 1.645.000 m3, apesar de essenciais para o sucesso desta alimentação artificial, não foram considerados na operação em termos de indicadores nem de investimento, uma vez que este investimento está previsto na candidatura apresentada pela APA, S.A. ao COMPETE 2020. O volume de sedimentos a remover na 2ª fase da ZALI, cujo encargo financeiro será apenas da APA, I.P., objeto desta candidatura, corresponde a cerca de 1.110.000 m3 de sedimentos. Estes sedimentos serão transportados por dumpers para o local de depósito existente na “ilha” e serão posteriormente depositados através de dragagem, transporte e repulsão por “rainbow” na deriva litoral entre o 3º e o 5º esporão a sul da Costa Nova. O processo de remoção dos sedimentos da zona portuária para o local de imersão dos dragados será feito através de um conjunto de dragas, prevendo-se que possuam um rendimento médio diário de cerca de 30.000 m3. Considerando o volume estimado de sedimentos e a capacidade de transporte diário das dragas, as operações devem ser realizadas no prazo de 3,5 meses, sendo que o prazo máximo da empreitada é estimado em 5 meses. As ações a desenvolver, e que estão previstas no investimento total, são as seguintes: empreitada de dragagem e de deposição para reforço do cordão litoral (a parte da responsabilidade da APA, I.P.), fiscalização da empreitada e campanha de monitorização da operação de deposição.

Geographic distribution of financing

5,82 million €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Ílhavo 5,82 million € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024