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Project sheet

Name

D2Gov_Município do Peso da Régua .

Funding amount

137 thousand € .

Value executed

131,5 thousand € .

Operation code

NORTE-09-0550-FEDER-000076 .

Conclusion date

31.12.2023 .

Summary

Como entidade fortemente centrada em atividades que envolvem a recolha, processamento e disponibilização de grandes volumes de informação, bem como no fornecimento de serviços aos cidadãos, a Administração Pública (AP) tem tido oportunidade de beneficiar das mais variadas tecnologias. Não obstante, o potencial das TIC está longe de estar esgotado. São inúmeras as áreas a intervir, quer ao nível do funcionamento interno, quer ao nível do relacionamento com o cidadão, sendo objetivo desta operação explorar essas áreas e tirar partido das mesmas. Através da ação “Sistema de melhoria interna - Simplificação e reengenharia de processos”, onde se prevê a instalação de uma ferramenta de construção de formulários e a instalação de diversas aplicações móveis (APP - Armazém, APP – Gestão Documental, APP – Máquinas e Viaturas, APP – Obras Municipais, APP – Património), esta operação visa facilitar a utilização e agilizar a produção de formulários/informação, bem como disponibilizar um acesso distribuído a sistemas de informação globais, eliminando-se, desta forma, múltiplos carregamentos de dados e incoerências de informação, permitindo este tipo de acesso que agentes com os mesmos privilégios tenham sempre a mesma visão sobre os dados e informação, independentemente da sua localização. Haverá agora a possibilidade de aceder aos dados a qualquer hora, a partir de qualquer ponto (fixo ou móvel). É neste contexto de continuação do esforço de modernização, e de dotação dos sistemas de informação da AP de ferramentas, que surgem as propostas de faturação eletrónica, atualização das aplicações de gestão e “disaster recovery”, igualmente integradas na mesma ação. Assim, com a implementação da plataforma de fatura eletrónica pretende-se garantir uma redução quer do tempo de processamento, quer do consumo de papel e em simultâneo permitir que o conteúdo de cada fatura recebida pelo município possa, de forma automática, ser capturada, tramitada informaticamente e integrada com as aplicações SIGMA-POCAL e SIGMA-Águas em uso no Município. Para uma integração completa e o tratamento automatizado da informação torna-se necessária a atualização da aplicação de gestão contabilística, e a integração de um conetor de ligação automática M2M à plataforma de faturação eletrónica. Finalmente, tendo em vista garantir a continuidade do serviço em caso de falha catastrófica dos sistemas municipais e facilitar a comunicação e a colaboração dentro do município e com entidades externas como clientes e fornecedores, foi prevista uma solução de “disaster recovery” que integra ainda uma solução “Cloud”, com uma elevada disponibilidade (99,9%), constituindo um “advance level” na abordagem a arquiteturas e TI e será suportado numa plataforma alojada em Data Center externo, permitindo ganhos operacionais significativos, baixo “go to market” com preços competitivos. O facto de a plataforma explorar os benefícios oriundos da consolidação, virtualização e automatização de sistemas, permite obter importantes e elevados níveis de otimização, no que respeita à utilização de recursos TI. Por sua vez, através da ação “Next to you”, que prevê a conceção de um novo website institucional, a disponibilização de uma aplicação móvel destinada ao cidadão, a instalação de uma plataforma de gestão de Cartas Associativas e a implementação da plataforma informática de apoio ao Empreendedorismo, esta operação visa constituir interfaces entre a entidade e os seus públicos alvo, possibilitando, desta forma, a disponibilização de informação e de serviços online aos cidadãos e instituições. O novo website assentará numa aliança entre um sistema de gestão amigável, com critérios de imagem gráfica e estrutura que obedeçam às recomendações nacionais e internacionais de usabilidade, acessibilidade, navegabilidade, conteúdos, facilidades para cidadãos com necessidades especiais e serviços. Uma comunicação dinâmica, simples, atrativa e coerente é um passo gigante no fortalecimento das relações do Município com os munícipes e visitantes que queiram conhecer a sua atividade. Por sua vez, a aplicação móvel para o cidadão permitirá integrar, de forma automática e conveniente, informação que já é atualmente publicada no website institucional ao disponibilizar informação útil, reporte de ocorrências, orçamento participativo, notificações, notícias, eventos, com vista a facilitar a relação do munícipe/cidadão com a autarquia e com o território envolvente, tendo ainda uma vertente de turismo onde se transmitirão as informações sobre o que ver, o que fazer, onde comer, onde ficar, o que comprar, bem como agenda cultural. No que respeita à plataforma de gestão de Cartas Associativas, a mesma pretende permitir a gestão da relação do Município com as instituições desportivas, culturais ou sociais da região, agilizando a correspondência entre as coletividades, reduzir tempos e esforço de gestão, providenciar um serviço de melhor qualidade e possibilitar a transparência em termos de protocolos e apoios às coletividades, possibilitando também ao munícipe o acesso ao mapa de equipamentos e ao diretório de coletividades. Finalmente, a implementação da plataforma informática de apoio ao Empreendedorismo, uma plataforma de ensino e estímulo empreendedor (com formação online, desafios, concurso de Ideias, entre outros), num veículo que transmite informação, num canal de comunicação e que se constitui como um incentivo à competitividade.

Geographic distribution of financing

137 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Peso da Régua 137 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024