Jump to main page content
Loading...

Project Portugal 2020

CHAVES EM LINHA - Promoção das TIC na Administração e Serviços Públicos

Project sheet

Name

CHAVES EM LINHA - Promoção das TIC na Administração e Serviços Públicos .

Funding amount

710,2 thousand € .

Value executed

651,69 thousand € .

Operation code

NORTE-09-0550-FEDER-000061 .

Conclusion date

30.11.2023 .

Summary

A presente operação assenta na disponibilização de serviços públicos em linha (aos cidadãos e empresas), preenchimento e submissão de formulários na internet, mobilidade, digitalização documental, modelos descentralizados de atendimento e melhoria da eficiência de processos, envolvendo juntas de freguesia e estabelecimentos escolares comtemplando as seguintes ações, a saber: Ação 1 - Reorganização e Capacitação dos serviços e centros de dados para computação em linha – através da qual se pretende modernizar, reorganizar e capacitar os serviços e o Centro de Dados do Município de Chaves, com aquisição, implementação, e prestação de serviços, infraestruturas e equipamentos de centros de dados e computação em linha, incluindo os custos diretamente atribuíveis para os colocar na respetiva localização e nas condições necessárias ao seu correto funcionamento, visando inclusive a tolerância a falhas e alta disponibilidade. Concomitantemente, pretende-se ainda promover a mobilidade dos serviços (com adoção de soluções energeticamente mais sustentáveis), reduzir custos administrativos e minorar a pegada de carbono das atividades e reforço das TIC, enquanto ferramenta privilegiada de integração, articulação e disponibilização de informação em formato digital. Ação 2 - Desmaterialização, automatização e Interoperabilidade dos serviços municipais – através da qual se pretende dar continuidade ao processo de desmaterialização a decorrer neste município desde 2008, alargando-o aos restantes serviços municipais, tornando a autarquia mais eficiente. Pretende-se ainda disponibilizar formulários na internet e serviços públicos on-line, com recursos a computação na nuvem, completamente desmaterializados, com maior flexibilidade, potenciando os vários canais de atendimento (Web, Presencial, Telefónico). Ação 3 - Veículo automóvel elétrico a utilizar nos serviços itinerantes – através da qual se pretende a aquisição e adaptação de um veículo ecologicamente sustentável, para deslocações a utilizar nos serviços itinerantes a prestar às juntas de freguesia e estabelecimentos escolares. Ação 4 - Promoção e Divulgação dos serviços digitais "CHAVES EM LINHA" – através da qual se pretende a aquisição de serviços de conceção e material promocional (merchandising) de suporte à promoção e divulgação da operação. O principal objetivo é informar os beneficiários finais e a opinião pública, em geral, sobre o papel desempenhado pelo projeto “CHAVES EM LINHA”, pela União Europeia, através dos fundos estruturais, e pelo Estado Português, no âmbito do NORTE 2020, nos projetos cofinanciados e nos respetivos impactos e resultados. Ação 5 - Obras de adaptação de edifício para atendimento descentralizado - através da qual se pretende adaptar e melhorar a acessibilidade ao edifício do Balcão de Atendimento do município, justificada pela promoção da acessibilidade, que constitui uma condição essencial para o pleno exercício de direitos de cidadania consagrados na Constituição Portuguesa.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

710,2 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Chaves 710,2 thousand € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024