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Project Portugal 2020

Interface Modal na Estação Principal do Metro em Vila do Conde

Project sheet

Name

Interface Modal na Estação Principal do Metro em Vila do Conde .

Funding amount

1,24 million € .

Value executed

1,06 million € .

Operation code

NORTE-05-2316-FEDER-000198 .

Conclusion date

30.11.2023 .

Summary

A presente candidatura é uma operação prevista no âmbito do PEDU, na Prioridade de Investimento 6.5 – Reabilitação Urbana com o número 2.13 “Interface Modal na estação principal do metro em Vila do Conde”, conforme Quadro de Compromisso PEDU 2016-2020, em anexo, e visa o arranjo do espaço público na envolvente do interface modal, através da criação de um parque de estacionamento que terá uma parte para veículos motorizados e uma outra para bicicletas. Assim, a presente candidatura é complementar a outra que vai permitir a instalação do interface modal e loja de mobilidade, com a designação: “Interface Modal na Estação Principal do Metro em Vila do Conde, PI 4.5” com o código provisório: 50d58651-94a5-44d8-b029-8ae9706fd468 e ainda da ação 4 da candidatura: “Criação de Percursos Pedonais em Zonas de Risco - Operação 5” com o código provisório: 61a859f3-4b82-45ab-96b8-a5a3f9a629ab para criação de passeios na rua lateral.A crescente procura de Estacionamento na proximidade da Estação de Vila do Conde da Metro do Porto, suscitou o funcionamento de modo informal de um aparcamento na parcela de terreno alvo deste projeto, com pavimento em brita e terra batida já há alguns anos. O terreno, a requalificar com a construção de um parque de estacionamento é propriedade da empresa Metro do Porto, SA. tendo sido realizado um Protocolo de Cedência do Direito de Superfície com o Município de Vila do Conde. O terreno, em terra batida foi progressivamente sendo ocupado com viaturas de pessoas que apanhavam o metro naquela estação. A requalificação deste espaço público que causa impacto negativo a quem nos visita, à qual se junta a procura cada vez maior de bolsas de estacionamento na zona envolvente mais alargada, a maior atractividade do transporte público disponibilizado pela Metro do Porto, a crescente procura dos passes sociais, o que implica a criação desta infraestrutura de apoio aos utentes municipais da Metro do Porto, quer sejam estes os habitantes da cidade ou do seu aro de influência mais longínquo. A pretensão visa conferir ordem e funcionalidade ao actual espaço informal existente que não está dotado de serviços condizentes e espaços públicos qualificados. O terreno objecto da operação urbanística apresenta passeios em betonilha esquartelada degradada, pelo que será objecto de um projecto específico de pavimentações. Como adjuvante à regeneração urbana que lhe está implícita, a Câmara Municipal pretende levar a efeito na parcela livre adstrita á principal Estação do Metro do Porto, a requalificação urbanística e paisagistica da sua envolvente urbana directa e ainda das suas infraestruturas urbanas, tendo em vista a edificação em duas fases de um Parque de Estacionamento, sendo circunscrita nesta candidatura a 1ª fase correspondente à edificação do piso 0. A utilização deste parque de estacionamento será gratuita, pelo que se anexa uma declaração de projeto não gerador de receita.

Geographic distribution of financing

1,24 million €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Vila do Conde 1,24 million € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024