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Project Portugal 2020

Qualificação do espaço público da margem direita do Rio Tâmega, entre o Jardim do Tabolado e a Ponte de São Roque (PARU 2.7)

Project sheet

Name

Qualificação do espaço público da margem direita do Rio Tâmega, entre o Jardim do Tabolado e a Ponte de São Roque (PARU 2.7) .

Funding amount

777,93 thousand € .

Value executed

790,94 thousand € .

Operation code

NORTE-05-2316-FEDER-000098 .

Conclusion date

30.11.2023 .

Summary

Esta operação consubstancia a reorganização dos espaços públicos, da margem direita do rio Tâmega, compreendidos entre o jardim do Tabolado e a ponte de S. Roque, abrangendo uma área de intervenção 13.644m2. Face à grande extensão da área de intervenção, o espaço a intervencionar foi segmentado em quatro setores, designadamente: Setor I (S1) – Inicia na Alameda do Tabolado, prolonga-se pela Alameda de Trajano, incluindo ainda a Travessa da Alameda de Trajano; Setor II (S2) – Inclui o remate da Alameda de Trajano, a zona envolvente à ponte Romana de Trajano, a Rua dos Ferradores, a Rua das Longras e o arranque da canelha das Longras; Setor III (S3) – Inclui a parte central da canelha das Longras bem como o percurso pedonal de ligação ao MACNA. Setor IV (S4) – Compreende o troço final da canelha das Longras. Neste âmbito, estão previstos os trabalhos de intervenção, a realizar por setor, que a seguir se discriminam: Setor I (S1) Alameda do Tabolado Na Alameda do Tabolado o trânsito será organizado numa via de sentido único com 4m de largura e será criada uma faixa de estacionamento automóvel, com capacidade para 6 lugares. A via e os espaços de estacionamento serão executados em cubo de granito, no prolongamento do existente na rua e jardim do tabulado. Os passeios surgem na continuidade dos existentes na Rua do Tabolado em micro cubo de granito, com guias e contra guias maciças em granito. Alameda de Trajano A nova Alameda de Trajano dá continuidade ao passeio marginal já existente no jardim do Tabolado, em lajeado de granito, mantendo-se o desenho de estereotomia já existente. Nesse sentido e de modo a tornar o percurso mais agradável, será, plantado um novo alinhamento de árvores, com a métrica já existente no jardim do Tabolado. O trânsito automóvel será disciplinado com uma via de sentido único no prolongamento da Alameda do Tabolado e duas áreas paralelas para estacionamento automóvel com capacidade para 33 lugares. O estacionamento automóvel na faixa voltada ao rio, alterna com as novas caldeiras que envolverão os plátanos centenários existentes a manter. Os passeios surgem no prolongamento e continuidade do desenho e materiais já previsto para a Alameda do Tabolado. Entre o passeio marginal e via de circulação automóvel será criada uma área verde, um prado de sequeiro, que criará uma plataforma multiusos sobretudo vocacionada para atividades e jogos tradicionais. Travessa da Alameda de Trajano No prolongamento da nova via automóvel da Alameda de Trajano “engata” o desenho da nova via automóvel da travessa com o mesmo nome, sentido único que fecha o circuito e remata na Rua do Tabolado. Esta via terá estacionamento automóvel de apoio com capacidade para 7 lugares. Os materiais, desenho e soluções construtivas a adotar seguem o já proposto para os arruamentos vizinhos já atrás descritos. Setor II (S2) Alameda de Trajano O setor II engloba o remate da Alameda de Trajano na envolvente da ponte romana, elemento arquitetónico dominante de toda a composição. A via automóvel que se prolonga pela Alameda de Trajano, passará a via com trânsito condicionado, com um “cou de sac” que permite a inversão de marcha. Na proximidade da ponte romana, a montante e a jusante da mesma, serão criadas duas novas praças, exclusivamente pedonais. A retirada do automóvel destes locais e a criação das novas praças permitem que a ponte romana recupere a notoriedade e importância que merece no desenho do espaço público do centro histórico de Chaves. As duas praças, que comunicam entre si, por baixo dos arcos da ponte, são revestidas a lajeado de granito em continuidade do pavimento já previsto para o pavimento do passeio marginal. A praça a montante, ligará à ciclovia já existente das margens do Tâmega, rematando o percurso em saibro envolvido por prado de sequeiro. Rua dos Ferradores A Rua dos Ferradores, entre a ponte romana e o casario existente, apresenta um perfil reduzido, passando a funcionar exclusivamente para peões, excetuando a passagem pontual de veículos de emergência e o acesso de dois moradores a garagens existentes no alçado voltado para o rio. O pavimento aposta numa solução de continuidade em microcubo de granito no prolongamento do já existente na Rua das Longras. Rua das Longras A Rua das Longras mantem o pavimento já existente em micro-cubo, com guia irregular em lajeado de granito, devendo este passeio ser reabilitado nos locais em que se encontre degradado. Na ligação da Ruas das Longras com a Canelha das Longras, o pavimento passará a cubo de granito indo de encontro ao pavimento já existente na referida canelha. Canelha das Longras Esta canelha no seu troço inicial a partir da Rua das Longras confronta com um terreno baldio que de uma forma desorganizada por vezes funciona como área de estacionamento automóvel. Neste setor, como limite da canelha para o referido terreno baldio, será construído um muro baixo, em alvenaria de granito repetindo o desenho e estereotomia dos restantes muros que já existem ao longo deste percurso. O projeto procura manter o ambiente bucólico e rural que a canelha apresenta, serpenteando na paisagem, sempre em contato com as margens do Tâmega e agora magnificamente enquadrada pelo novo museu do Arqto. Siza Vieira, o MACNA. Assim os muros em granito à vista que de uma forma irregular vão delimitando a canelha serão mantidos, recuperados e consolidados. O pavimento mantem a solução existente em cubo de granito. Setor III (S3) Canelha das Longras Neste setor a Canelha das Longras mantêm todas as características já apontadas no setor anterior, com a particularidade de se criar um novo percurso pedonal, de ligação à entrada principal do MACNA. Este novo percurso será integralmente pavimentado com cubo de granito. Setor IV (S4) Canelha das Longras Neste setor desenvolve-se o troço final da Canelha das Longras, em frente ao MACNA, rematando num pequeno alargamento, com um banco sob uma árvore existente. Este largo marca o início do percurso a partir do parque de estacionamento já existente de apoio ao MACNA, mantendo as soluções construtivas já previstas para a restante extensão da canelha. Refere-se ainda que, se prevê intervenção ao nível das infraestruturas existentes nomeadamente, no âmbito da drenagem de águas pluviais, através da renovação da rede existente que será feita com recurso a pavimentos com constituição permeável de forma a facilitar a infiltração e escoamento das águas. A intervenção ao nível da rede de esgotos passará pelo desvio de alguma rede que colida com o novo desenho do espaço público, ou então, já em fase de intervenção, a substituição de redes ou elementos que, entretanto, já se encontrem degradados. A rede de iluminação pública será revista, mantendo a lógica já existente de recuperação das luminárias antigas, tipo lanternins, adaptadas com leds e serão colocadas novas luminárias nos novos espaços a criar.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

777,93 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Chaves 777,93 thousand € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024