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Project Portugal 2020

Criação de Percursos Pedonais em Zonas de Risco - Operação 6

Project sheet

Name

Criação de Percursos Pedonais em Zonas de Risco - Operação 6 .

Funding amount

181,54 thousand € .

Value executed

182,28 thousand € .

Operation code

NORTE-05-1406-FEDER-000296 .

Conclusion date

30.07.2022 .

Summary

A presente candidatura constitui-se como uma sub-ação da operação prevista no âmbito do PEDU, na Prioridade de Investimento 4.5 – Mobilidade Sustentável com o número 1.4 “Percursos Pedonais em Zonas de Risco - CFP”, conforme Quadro de Compromisso PEDU 2016-2020, em anexo.No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho (PEDU) e inserido no capítulo da Mobilidade, estão previstas um conjunto de ações que pretendem promover uma mobilidade urbana ambiental e energeticamente mais sustentável, que entre outras coisas potencie o incremento de modos suaves, designadamente para peões, com a construção de percursos pedonais e passeios que viabilizem a circulação em segurança, aumentando assim a sua atratividade e procura, e promovendo a eliminação progressiva de zonas perigosas e de risco, reduzindo consequentemente os índices de sinistralidade. A presente proposta contempla a criação de percursos pedonais em quatro zonas distintas de Vila do Conde:Ação 1 – Arranjo urbanístico – Rua de Benguiados – existiam umas construções muito antigas no local, que foram cedidas à autarquia para demolição e requalificação do espaço público, criando, entre outros, um passeio para mobilidade pedonal, que será a despesa considerada na candidatura. A presente obra para além de prever a demolição das construções existentes, contempla a integração do espaço em espaço público de lazer e circulação pedonal. Dada a diferença de cotas existente, considerou-se a construção de um banco para as pessoas poderem usufruir do espaço. Houve também necessidade de adaptar o passeio aos novos alinhamentos existentes a sul, dando contiguidade ao passeio existente, com o alargamento da plataforma do passeio junto do arruamento para uma melhor circulação e acessibilidade do mesmo. Os passeios serão pavimentados em microcubo de calcário e em betonilha esquartelada, dando continuidade aos existentes atualmente no local. Ação 2 – Alargamento do perfil da Rua de Farilhe – Canidelo – Nesta empreitada será objeto de candidatura a construção de um passeio com cerca de 117 m lineares de comprimento. A prevenção rodoviária é uma preocupação do município e pretendendo melhorar as condições existentes de circulação tanto para veículos como para peões. A empreitada prevê o alargamento da via, a criação de uma zona de estacionamento e a criação de um passeio que permita a locomoção suave com melhores condições de segurança e conforto. Será esta última ação a única a ser candidatada na presente operação. Para realizar o alargamento da via, será necessário demolir dois muros de vedação (um em alvenaria de pedra e outro em blocos), deslocar um portão de acesso e uma paragem de autocarro, cortar uma sebe e remover o pavimento existente. Após estes trabalhos preparatórios, será feito um aterro para suportar a nova faixa de rodagem, travado por um muro de betão ciclópico. Serão refeitas as vedações das propriedades demolidas e colocado pavimento na nova área, será também recolocada toda a sinalética afetada pelos trabalhos. Na área da intervenção, existem postes da rede elétrica nacional que deverão ser objeto de deslocação após pedido do dono de obra à entidade competente. O passeio a criar será em pavê retangular 200x100x60 (H6) 50/60mm (cor normal), assentes sobre almofada de traço seco de areia e cimento com 6cm de espessura. Dado a empreitada prever outras atividades construtivas o orçamento foi trabalhado no sentido de separar as despesas a candidatar na presente operação. Ação 3 – Reformulação da Avenida da Liberdade – Cruzamento Nascente, em Labruge – trata-se da construção de passeios num troço ainda não tratado da Avenida da Liberdade, fazendo a ligação com os passeios existentes, que se prolongam no cruzamento para a Rua de Labruge, a Rua 25 de Abril e a Rua de Calvelhe, num percurso de cerca de 330m lineares. Este cruzamento que remata a Avenida afigura-se determinante no atravessamento de tráfego no sentido norte-sul do concelho. Apresenta grande sobrelargura no espaço de circulação automóvel e ausência de passeios. A proposta de intervenção tem como objetivo o arranjo deste troço final da Avenida e do cruzamento que a remata a nascente de forma a salvaguardar uma circulação pedonal segura, confortável e acessível nos passeios e uma circulação automóvel mais moderada e regrada no que diz respeito à velocidade e ao estacionamento. Os materiais de pavimentação previstos são microcubo de granito amarelo 0,05x0,05m nos passeios e as guias delimitadoras são em granito cinza claro com 0,20m de largura com uma ou duas faces à vista conforme os espaços a separar. Ação 4 – Construção de Passeios, Alargamento e Pavimentação da Rua Central - UF Retorta / Tougues - Inclui-se nos trabalhos projetado o alargamento da Rua Central na UF Retorta/Tougues desde o cruzamento de “Mourão” até ao entroncamento com a Rua de Campelos, para criar condições de execução do passeio em todo o desenvolvimento da área a intervencionar numa extensão aproximada de 583 metros lineares. Os materiais para construção dos passeios seguirão a linha do já adotado em outras intervenções do género, ou seja, lancil de betão 15x25 assente sobre fundação de betão ciclópico e pavimento em paralelepípedo de betão 10x20x5,5 cor cinza assente sobre fundação de tout-venant. É determinante a construção dos passeios propostos por forma a assegurar os movimentos diários, em zonas do concelho que registam algum movimento, criando condições para que a circulação pedonal se efetue em segurança. As intervenções irão promover a melhoria das condições da locomoção suave, facilitando o acesso aos pontos de intermodalidade dos transportes coletivos, promovendo a sua maior utilização. Todos os trabalhos serão executados segundo as técnicas construtivas e de acordo com a legislação em vigor, devendo também a coordenação dos trabalhos ser elaborado de forma a não causar distúrbios quotidianos à população Com estas ações pretendemos criar condições para promoção da mobilidade suave, em segurança, contribuindo para uma economia com baixo teor de carbono.

Geographic distribution of financing

181,54 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Vila do Conde 181,54 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.10.2024