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Project Portugal 2020

Construção do Centro Coordenador de Transportes (PAMUS 4)

Project sheet

Name

Construção do Centro Coordenador de Transportes (PAMUS 4) .

Funding amount

763,22 thousand € .

Value executed

869,91 thousand € .

Operation code

NORTE-05-1406-FEDER-000189 .

Conclusion date

31.03.2022 .

Summary

A presente operação consubstancia a construção do Centro Coordenador de Transportes da cidade de Chaves na zona da Fonte do Leite, freguesia de Vale de Anta, mais especificamente localizada entre o eixo 3 – Via Distribuidora local a Norte e a Rua António Germano Ribeiro de Carvalho. Esta intervenção iá colmatar a falta de uma estrutura deste tipo que permita disponibilizar à população uma rede de serviços de transporte coletivo de passageiros articulada e integrada com as restantes redes, permitindo uma mobilidade elevada e sem dificuldades de transferência entre os vários modos (pedonal, bicicleta, automóvel, etc.) de transporte. O Centro Coordenador de transportes permitirá a conjugação de transportes urbanos, nacionais e internacionais, oferecendo diversos cais de embarque/desembarque, bem como a articulação com outros serviços tais como zonas de estacionamento de veículos. Neste sentido, propõe-se a criação de um volume/cobertura, que procura estruturar e organizar o território. De modo a garantir a durabilidade da construção, reduzida manutenção e como material de maior resistência ao “vandalismo” propõe-se uma cobertura em estrutura metálica e um volume em betão armado que é independente da estrutura metálica. A cobertura, com aproximadamente 65m de comprimento e 11m de largura e a 4.5m de altura, é apoiada numa estrutura regular e linear de pilares metálicos e agrupará 7 cais de embarque/desembarque parcialmente cobertos e o volume de betão armado, o qual contemplará 2 gabinetes, instalações sanitárias (para ambos os sexos e para pessoas com mobilidade reduzida) e área destinada a arrumos/espaços técnicos. A envolvente do edifício (arruamentos, cais de embarque/desembarque e áreas adjacentes) serão pavimentados com betuminoso. O acesso ao volume é garantido por dois acessos independentes, um que permite o acesso à área dos gabinetes e uma outra com acesso independente às instalações sanitárias; esta opção permite a total independência dos dois programas. A Norte, está previsto uma área de circulação pedonal, coberta, que funciona como eixo distribuidor de todo o edifício. O acesso ao Centro Coordenador de Transportes poderá fazer-se através de automóvel e por via pedonal. O acesso automóvel, controlado com a colocação de sistemas que permitirão encerrar o espaço, é garantido a sul, a partir da Rua António Germano Ribeiro de Carvalho; a saída será feita a Poente, ligando diretamente ao eixo 3 – Via Distribuidora local a Norte; uma vez que será construída a ligação já prevista no Plano de Pormenor da Fonte do Leite, conforme perfil já definido. O acesso pedonal é garantido quer a Norte, a partir do Eixo 3 – Via Distribuidora local, bem como a Nascente pela futura urbanização, como a Poente e a Sul. Circundante ao futuro Centro Coordenador de Transportes, existe a necessidade de realizar os arranjos exteriores e de dar continuidade à rede viária conforme plano de pormenor para a zona (ainda não executado na íntegra), e permitir o acesso ao pleno funcionamento do terminal, sendo para tal criadas /instaladas todas as infraestruturas necessárias (elétricas, drenagem de águas pluviais, etc.). De modo a valorizar, em termos paisagísticos, toda a zona em causa e contribuindo desta forma para a melhoria da qualidade ambiental da Cidade de Chaves foi elaborado um projeto de integração que prevê essencialmente a arborização do espaço (com árvores de porte médio/grande como sejam os Castanheiros da Índia, os Choupos e Bétulas) bem como o tratamento dos acessos. Pretende-se garantir, desta forma, a consolidação de uma estrutura verde arbórea em harmonia com todo o espaço envolvente. No que concerne aos arranjos exteriores é proposta a criação de diversas áreas, a saber: ? a Norte, entre o eixo 3 – Via Distribuidora local e o edifício, uma área verde que servirá de filtro entre o edifício e o arruamento existente; ? a Nascente, é proposto uma área ajardinada; ? a Sul do edifício, localiza-se o acesso dos veículos e toda a área destinada a manobras e acesso ao cais de embarque/desembarque. Dada a presença de uma linha de água, é proposto manter a “bacia de retenção” existente, no entanto com um tamanho reduzido, de modo a compatibilizar com o espaço público proposto, estando prevista para tal a criação de um lago natural que servirá esse mesmo fim. No âmbito dos arranjos exteriores, e em termos de trabalhos de pavimentação, está prevista a execução de uma estrutura do tipo flexível para as faixas de rodagem da plena via e estacionamentos e para os passeios, zona técnica e ciclovia, com acabamento em blocos retangulares de encaixe em betão colorido. A intervenção em causa consubstancia a realização de obras de diversa natureza, contemplando nomeadamente: - Trabalhos comuns (montagem e desmontagem de estaleiro, demolições, construções…); - Trabalhos de alvenarias; impermeabilização e isolamentos; cobertura; revestimento de pavimentos, paredes e tetos; carpintaria e serralharia; instalação de equipamentos sanitários, etc.; - Rede de abastecimento de água; - Sistema de deteção de intrusão; - Rede de drenagem de águas pluviais; - Rede de drenagem de esgotos; - Rede de telecomunicações; - Rede de energia elétrica Infraestruturas elétricas externas e internas (Rede de tubagem; Rede de cablagem e Localização dos equipamentos de deteção e central). - Redução da “bacia de retenção” pré-existente de modo a compatibilizar com o espaço público proposto; - Fornecimento e colocação de sinalética interior e exterior; - Criação de acessos automóvel e pedonal; - Criação de uma área de estacionamento automóvel; - Arranjos dos espaços exteriores (com a criação de uma área verde e uma área ajardinada; fornecimento e colocação de sinalização horizontal e vertical rodoviária e estacionamento para bicicletas; fornecimento e aplicação de mobiliário urbano, colocação e arvores e caldeiras, entre outros).

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

763,22 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Chaves 763,22 thousand € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024