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Project sheet

Name

Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) .

Funding amount

8,91 million € .

Value executed

9,57 million € .

Operation code

NORTE-05-1406-FEDER-000111 .

Conclusion date

30.11.2023 .

Summary

O Terminal Intermodal de Campanhã consubstancia uma solução transversal de resposta a uma área depauperada do território da Cidade do Porto, em termos sociais, económicos e urbanísticos, com elevado índice de poluição do ar, e com significativa relevância à escala intermunicipal. No momento resulta na materialização conceptual do que fora já prometido em 2003 pelo Governo como medida para completar a intermodalidade da Estação de Campanhã na vertente rodoviária, e assim consolidar o tecido urbano inerente às duas frentes tão díspares, nomeadamente em termos topográficos, e para compatibilizar dois tramos fundamentais da rede viária da cidade, linha ferroviária e VCI, para ligação de e para a Cidade e dentro da mesma. Trata-se, pois, de um importante projeto para a cidade e, sobretudo, para a sua zona mais oriental. O conjunto de atividades que estruturam as ações propostas neste projeto enquadram-se plenamente na Prioridade de Investimento 4.5 – “Promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes para a atenuação.”, bem como nas linhas de orientação e objetivos dos principais referenciais estratégicos, europeus, nacionais e territoriais. A operação “Terminal Intermodal de Campanhã (TIC)” decorre do investimento enquadrado no PEDU, na componente PAMUS - Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, com os seguintes objetivos: - Melhorar a organização do sistema metropolitano de transportes de passageiros, assegurando a articulação de redes de transporte público a nível urbano, inter-concelhio, regional, nacional e a ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro; - Melhorar as condições de suporte à intermodalidade, multimodalidade e interoperabilidade do sistema de transportes; - Melhorar os níveis de serviço do transporte público, incluindo as dimensões relativas à articulação entre serviços, segurança e conforto no transbordo; - Reduzir o número de veículos pesados de transporte passageiros em circulação no interior da cidade, com os efeitos em matéria de redução das emissões de GEE e de qualidade do ambiente urbano; - Melhorar a integração urbana e funcional das interfaces de transporte na cidade; - Contribuir para o reforço da quota dos transportes públicos na repartição modal das deslocações com origem/destino na cidade do Porto. Enquadrada na tipologia de ações/operações de melhoria da rede de interfaces tendo em especial atenção a qualidade do serviço prestado, bem como a acessibilidade aos peões e bicicletas, e por ultimo a organização funcional e a sua inserção no território urbano, a operação do Terminal Intermodal de Campanhã permitirá o rebatimento de autocarros de serviços suburbanos, bem como de médio-curso, em serviços urbanos, seja rodoviários ou metro, e em serviços ferroviários, assim como o rebatimento inverso. Prevê ainda um parque de estacionamento que potenciará o Park & Ride, e ainda uma zona de parqueamento de bicicletas, numa clara promoção da articulação de vários modos de transporte, dando especial atenção aos modos suaves. O Terminal é entendido como como uma zona com um funcionamento e qualidade de serviço em tudo semelhante a um aeroporto, culminando com o facto de estar plenamente enquadrado num novo parque urbano, minimizando todo o impacto ambiental.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

8,91 million €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Porto 8,91 million € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024