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Project Portugal 2020

Criação de percurso pedonal acessível e integração de percurso ciclável na Avenida Altino Coelho, entre a rotunda do Monumento ao Triunfo das Gentes da Maia e a Travessa da Quinta Nova

Project sheet

Name

Criação de percurso pedonal acessível e integração de percurso ciclável na Avenida Altino Coelho, entre a rotunda do Monumento ao Triunfo das Gentes da Maia e a Travessa da Quinta Nova .

Funding amount

305,41 thousand € .

Value executed

257,66 thousand € .

Operation code

NORTE-05-1406-FEDER-000110 .

Conclusion date

30.11.2023 .

Summary

Pretende-se a promoção do uso dos modos suaves de mobilidade pedonal e ciclável, incentivando paralelamente o uso dos transportes públicos através do melhoramento das condições de intermodalidade entre o transporte coletivo urbano e o modo ciclável. Esta ação encontra-se inserida no Plano de Ação da Mobilidade Urbana Sustentável do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Concelho da Maia. O principal objetivo do presente projeto é dotar a Cidade da Maia de uma rede de infraestruturas para uma mobilidade urbana eficaz e amiga do ambiente. Pretende-se assim criar condições para a sustentabilidade da Cidade da Maia e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, através da formalização de políticas urbanas que contribuam para a redução das emissões de gases com efeito estufa, cumprindo desta forma as metas do acordo de Paris para combater as alterações climáticas e os objetivos da secção 9 do RESEUR. Com o presente projeto de criação de percursos pedonais acessíveis e de integração de percurso ciclável na Avenida Altino Coelho dá-se cumprimento ao Objetivo Temático do PEDU OT4, contribuindo para uma economia de baixo teor de carbono no sector da Mobilidade Urbana, promovendo a sua eficiência energética. Pretende-se assim com o presente projeto contribuir para a promoção de estratégias de baixo teor de carbono, através do incremento da mobilidade urbana multimodal sustentável na área urbana da Cidade da Maia, indo ao encontro de uma estratégia de desenvolvimento urbano sustentável e de uma das prioridades de investimento do PEDU. Promover uma mobilidade sustentável é uma das principais formas para reduzir o peso do setor dos transportes no consumo de energia e diminuir a emissão de gases com efeito de estufa. O objetivo deste projeto é a promoção desta política de sustentabilidade, oferecendo maior qualidade de mobilidade e de vida à população. O Concelho da Maia possui 136 mil habitantes, sendo que grande parte desta população mora nos centros urbanos. A população não residente nos centros urbanos desloca-se para os mesmos, tendo em conta que é onde se encontram os serviços públicos e privados. A nossa expectativa é de que o número pessoas que habitem e que se desloquem no centro urbano cresça exponencialmente a curto prazo, pelo que este crescimento tem que estar devidamente enquadrado em políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Com este projeto, pretende-se criar percursos seguros e cómodos para o crescente número de utilizadores de bicicleta como meio de transporte. Pelo Código da Estrada, a circulação em bicicleta é livre na generalidade das vias, à exceção das autoestradas e vias rápidas. Todavia, a reduzida prática de utilização da bicicleta pela população em geral, devido à sensação de insegurança, tem levado ao desenvolvimento de infraestruturas segregadas, como é o presente caso. Está previsto um aumento significativo da rede a curto prazo. Esta rede será complementada com equipamentos de apoio que tornam os percursos mais cómodos, atrativos e seguros, facilitando e promovendo as deslocações em bicicleta. Destacam-se entre outros os parqueamentos para bicicletas junto aos principais polos geradores/atractores. A ciclovia bidirecional prevista no presente projeto permite ao ciclista ter uma pista ciclável segregada para se deslocar, não tendo de se desviar dos veículos automóveis, permitindo uma viagem mais tranquila e cómoda. Ao contrário do que se verifica em muitos locais, onde os traçados das ciclovias são junto a zonas de lazer, em zonas turísticas, zonas de floresta ou zonas ribeirinhas, mas longe dos centros urbanos, aqui o que se pretende é o uso intensivo da bicicleta dentro do perímetro da cidade, como modo sustentável de mobilidade. A implantação da ciclovia na Avenida Altino Coelho com a possibilidade de parqueamento junto da mesma em pleno centro da cidade e com a proximidade à Escola Secundária da Maia, faz prever o seu uso intensivo também por parte da população estudantil. Neste projeto, é de referir a requalificação/expansão da rede pedonal estruturante, de forma a melhorar as condições de comodidade e segurança de circulação, o reperfilamento do arruamento por forma a alargar as infraestruturas pedonais e garantir uma efetiva continuidade dos percursos, complementados com a introdução de medidas físicas de acalmia de tráfego, como a redução da largura da faixa de rodagem do arruamento destinada ao veículo motorizado. Em termos de execução física a implementação desta operação divide-se me duas ações distintas: Ação 1: Trabalhos de construção civil e outros trabalhos de engenharia incluindo iluminação pública e Aquisição e instalação de aparcadores de bicicletas e de mobiliário urbano para instalação na Avenida Altino Coelho Ação 2: Aquisição de parcela de terreno privado, necessária á concretização do projeto, a integrar no domínio público

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

305,41 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Maia 305,41 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024