Project Portugal 2020
Melhoria das condições de coexistência dos modos suaves, eliminação de pontos de acumulação de acidentes entre peões e ciclistas, no núcleo urbano de Águas-Santas e implementação de ciclovia.
Project sheet
Name
Melhoria das condições de coexistência dos modos suaves, eliminação de pontos de acumulação de acidentes entre peões e ciclistas, no núcleo urbano de Águas-Santas e implementação de ciclovia. .Funding amount
1,02 million € .Value executed
1,02 million € .Operation code
NORTE-05-1406-FEDER-000106 .Conclusion date
30.11.2023 .Summary
A realização do presente projeto assenta na vontade de atuar no sentido de resolver/mitigar um problema de mobilidade geral no espaço público relacionado com o patente desequilíbrio na distribuição dos espaços de circulação, que ao longo das últimas décadas veio a privilegiar o veículo automóvel, e que nos conduziu às maiores taxas de motorização e a quotas de distribuição modal da ordem dos 70% em favor do automóvel. Neste contexto, afigura-se imprescindível proceder a uma redistribuição do espaço disponível e reorganização funcional entre os modos, favorecendo o pedonal e ciclável, melhorando a segurança e o conforto na coexistência de fluxos, em detrimento dos veículos automóveis motorizados. Neste propósito incluem-se sobretudo a realização das seguintes ações: - Criação de uma rede de percursos pedonais acessíveis de acordo com o Plano Municipal de Acessibilidade para Todos, que proporcionem acesso seguro e confortável às pessoas, considerando sobretudo as que possuem mobilidade reduzida, e que representam mais de 60% do total da população, através da criação ou alargamento de passeios e da eliminação de barreiras/obstáculos no espaço público. - Requalificação do espaço pedonal e ciclável com o objetivo de criar áreas com uma maior vocação para estes modos. A tipologia de medidas corretivas a aplicar teve por base um conjunto de soluções tipo apresentadas no Plano de Mobilidade Sustentável do Concelho da Maia e no Plano Municipal de Acessibilidade para Todos, tendo evoluído para diversas soluções, em função do estudo aplicado às características do local a intervir, e que se revelaram necessárias em sede de elaboração de projeto de execução, como sejam: • Manutenção do perfil de serviço motorizado (faixa de rodagem rebaixada) mas com alargamento de passeios marginais; • Retificação do perfil de serviço motorizado (faixa de rodagem rebaixada) com alargamento de passeios marginais e inclusão de pista clicável; • Alteração e/ou restrição nos sentidos de serviço motorizado com vista a viabilizar passeios praticáveis; • Alteração e/ou restrição no serviço motorizado com nivelamento e unificação da plataforma com vista a possibilitar a convivência de modos; • A utilização de “portões/portas 30” para assinalar a entrada nas áreas/plataformas de convivência de modos, materializados pela aposição de elementos indutores de acalmia de velocidade nos movimentos motorizados, pré-avisos, diferenciação na cor do pavimento, ou combinação de mais do que um destes tipos de elementos. A proposta de intervenção para a requalificação das áreas de vocação pedonal em Águas-Santas, centra-se na zona central, de maior concentração e circulação populacional e de funções urbanas. A área de intervenção do presente projeto integra um “corredor” que, de nascente para poente, inclui os espaços públicos associados aos seguintes arruamentos urbanos: - Rua do Dr. Mário Cal Brandão - Rua da Piedade - Rua de Manuel Francisco de Araújo - Av. de D. António Ferreira Gomes - Rua do Calvário - Rua do Monte - Travessa Nova de Corim - Rua de Alexandre Herculano - Rua Nova de Corim - Travessa do Monte. Na extremidade nascente a referência atual é a estação de caminho de ferro de Águas Santas/Palmilheira e o espaço destinado a interface de articulação de diferentes modos de circulação, atualmente em fase de projeto. Na extremidade poente a referência atual é a Escola Secundária de Águas Santas.
Funding beneficiaries
Main beneficiary
MUNICIPIO DA MAIA
Geographic distribution of financing
1,02 million €
Funding amount
Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Maia 1,02 million € ,