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Project Portugal 2020

Requalificação da Av. General Ribeiro de Carvalho; das Ruas Nadir Afonso, Mário dos Santos Delgado e Artur Mª Afonso e das Travessas Nuno Alvares e Gen. Ribeiro de Carvalho (PAMUS 1.8, 1.9 e 1.10)

Project sheet

Name

Requalificação da Av. General Ribeiro de Carvalho; das Ruas Nadir Afonso, Mário dos Santos Delgado e Artur Mª Afonso e das Travessas Nuno Alvares e Gen. Ribeiro de Carvalho (PAMUS 1.8, 1.9 e 1.10) .

Funding amount

329,12 thousand € .

Value executed

332,99 thousand € .

Operation code

NORTE-05-1406-FEDER-000093 .

Conclusion date

31.01.2022 .

Summary

A presente operação consubstancia a intervenção de Requalificação da Av. General Ribeiro de Carvalho; das Ruas Nadir Afonso, Mário dos Santos Delgado e Artur Mª Afonso e das Travessas Nuno Alvares e Gen. Ribeiro de Carvalho (PAMUS 1.8, 1.9 e 1.10), localizada na freguesia de Santa Maria Maior, num total de extensão de 1407 metros, correspondendo a 7035m2 de área destinada a circulação penonal. Esta requalificação, no espaço urbano, prevê a atribuição de um novo desenho viário (alargamento das zonas pedonais delineando e reorganizando as baías de estacionamento, os espaços verdes, a iluminação e as comunicações com outros arruamentos circundantes) com vista a melhorar as condições funcionais dos espaços de circulação destinados aos modos suaves de mobilidade pedonal e clicável, contribuindo para a redução da utilização dos meios motorizados e consequentemente para a diminuição das emissões de CO2. Pretende-se com o presente projeto, beneficiar a mobilidade pedonal e os aspetos funcionais das vias, “alargando-se” passeios, ordenando-se os lugares de estacionamento, melhorando a sinalização da via e integrando arborização com vista a conferir maior qualidade e conforto ao espaço. Para o efeito é reduzida a largura das faixas de rodagem. Procura-se minimizar os conflitos nas transições entre zonas de sentido único e zonas de dois sentidos, prevendo-se assim que a faixa de rodagem da via passará a dispor de 3.75 m de largura quando associada a trechos de sentido único, e 6.00 m de largura em trechos com dois sentidos de circulação. Os estacionamentos materializados longitudinalmente são adjacentes à faixa de rodagem da via, num corredor de 2.00 ou 2.25 m (conforme peças desenhadas), e de um modo geral os passeios terão largura variável, com um mínimo de 1.50 m. Por forma a garantir a homogeneidade e “continuidade” das vias assim como a sua integração na estrutura viária envolvente são também previstas intervenções geométricas pontuais nos cruzamentos/entroncamentos existentes, disciplinando-se a circulação e melhorando-se a fluidez do trânsito. Os entroncamentos e cruzamentos atuais são reformulados/geometrizados de acordo com os sentidos de circulação, de modo a privilegiar os percursos pedonais, garantindo os raios de viragem necessários para os veículos. Em alguns cruzamentos propõe-se que os mesmos sejam sobrelevados, por forma a garantir uma redução da velocidade dos automóveis e a privilegiara os peões. Todos os acessos particulares serão garantidos através da introdução de lancis de rampa em granito, conforme pormenorização nas peças desenhadas. Genericamente não se considera o rebaixamento de passeios, promovendo-se assim o percurso pedonal contínuo, com exceção das zonas de passadeiras, onde se propõe o rebaixamento suave dos passeios, conforme pormenorização nas peças desenhadas, por forma a garantir a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. Genericamente não se considera o rebaixamento de passeios, promovendo-se assim o percurso pedonal. Como principais condicionantes verifica-se a existência de diversas edificações/soleiras localizadas nas proximidades das vias a requalificar, a necessidade de garantir a articulação com as vias confluentes e necessidade de manter as redes de infraestruturas existentes, melhorando-se, no entanto, o sistema de drenagem de águas pluviais. Por outro lado, com a implementação da ação 2 pretende-se reforçar e potenciar as condições funcionais dos espaços de circulação destinados aos modos suaves de mobilidade pedonal do arruamento intervencionado, com a colocação de grelhas de proteção à arborização.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

329,12 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Chaves 329,12 thousand € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024